Responsive Ad Slot

Últimas Notícias

latest

Partidos sinalizam apoio à Frente Popular e consolidam PSB

28.6.21

/ por casinhas agreste

Na semana passada lideranças políticas do PSB apontaram para a escolha do secretário de Desenvolvimento Econômico e ex-prefeito do Recife, Geraldo Julio, como candidato da Frente Popular a governador de Pernambuco. O movimento se deu após ruídos de que outras opções poderiam ser colocadas no jogo.

Além da sinalização positiva ao ex-prefeito do Recife por parte dos socialistas, nos bastidores a avaliação é a de que a coalizão liderada por Geraldo Julio deverá reunir os partidos mais representativos em 2022. Além do PSB e do PT, que convergem para uma aliança, deverão integrar a Frente Popular: Republicanos, PP, PDT, PSL, PSD e Solidariedade, além de siglas menores como Rede Sustentabilidade, Avante, PV e PROS. Oficialmente na oposição, o Podemos do deputado federal Ricardo Teobaldo também é esperado nas hostes socialistas, e o MDB, presidido pelo deputado federal Raul Henry, não é dado como certo na oposição.

Esta frente ampla emite um sinal para a classe política de que Geraldo Julio representará um time extremamente competitivo com um exército de prefeitos, vereadores, deputados e lideranças políticas muito numeroso e representativo, que levará o projeto da Frente Popular aos quatro cantos de Pernambuco. Com um tamanho menor, a oposição terá um desafio hercúleo diante da sinalização de partidos de permanecerem na Frente Popular, o que exigirá bastante jogo de cintura daquele que vier a ser escolhido pelo grupo para representar o palanque adversário.

Ações – Com mais de 5 milhões de doses distribuídas contra a Covid-19, Pernambuco conseguiu reduzir a utilização dos leitos de UTI para 85%, isso foi possível graças a maior rede de leitos do Norte, Nordeste e Centro-Oeste. O estado também possui a segunda menor taxa de mortalidade do país, o que tem permitido a flexibilização das medidas restritivas e consequentemente a reabertura das atividades comerciais.

Ambulâncias – O deputado estadual Antônio Moraes (PP) entregou duas ambulâncias para a cidade de Macaparana. O parlamentar fez a entrega no final de semana ao lado do prefeito Paquinha, que comemorou a chegada dos dois equipamentos para ajudar a melhorar a saúde do seu município.

Expectativa – Com a chegada de novas doses de imunizantes, há forte expectativa para que o prefeito do Recife, João Campos, possa baixar a idade mínima para novos grupos receberem doses contra a Covid-19. O último anúncio ocorreu no último dia 9, quando a idade mínima ficou em 43 anos. Recife já vacinou 50% da população adulta com pelo menos uma dose, sendo uma das cidades com vacinação mais avançada do país.

Destino – O MDB e o PL deverão ser o destino da maioria dos políticos da oposição. Eles chegaram à conclusão que divididos em diversos partidos, sem o advento da coligação, terão grande dificuldade de montar chapas proporcionais. Caso o MDB fique na Frente Popular, o DEM deverá ser o destino dos nomes que poderiam ir para a sigla.

Folha PE

Nenhum comentário

Postar um comentário

Veja também
© Todos os Direitos Reservados