Responsive Ad Slot

 


Últimas Notícias

latest

Lula fará visita a Pernambuco ao lado de Danilo Cabral

20.5.22

/ por casinhas agreste

Lula vai gravar imagens para o guia e visitar a casa da mãe, dona Lindu. Visita acontece para amarrar sua imagem à de Danilo Cabral, pré-candidato ao Governo pelo PSB

Do Blog de Jamildo Melo

Diante do indicativo, apontado por pesquisa feita para avaliação interna, de que Marília Arraes (SD) larga na frente na associação a Lula, o petista desembarca em Pernambuco, em breve, para cumprir agendas com Danilo Cabral (PSB). O pré-candidato de Paulo Câmara (PSB) é apoiado oficialmente pelo ex-presidente.
A visita de Lula a Pernambuco está planejada para acontecer logo após a lua de mel. Ele deve ficar três dias em Pernambuco, participando de eventos do PT e em agendas com Danilo Cabral. O ex-presidente, inclusive, deve visitar a casa onde morou a mãe, dona Lindu. O imóvel está sendo reformado com esse objetivo.
"Lula vai colar em Danilo Cabral e dar uma resposta à Marília. Aquele gesto de enterrar um chapéu na cabeça dele deixou ele muito chateado. Ele achou desrespeitoso", afirma um aliado da Frente Popular, fazendo referência ao episódio ocorrido no evento do Solidariedade, no início do mês.
Um aliado do PT explica: "O evento já estava previsto, mas depois aquele episódio com Marília Arraes ele se tornou fundamental e se consolidou. Alguns falaram em ousadia, mas o que se viu foi atrevimento. Haverá uma resposta à altura".
Lula também vai prestigiar o 11º Congresso Estadual dos Trabalhadores Rurais Agricultores Agricultoras e Familiares de Pernambuco (CETTR-PE), previsto para os dias 6 a 8 de junho, no Centro de Formação Luiz Inácio Lula da Silva, em Garanhuns, no Agreste Meridional pernambucano.
"Será um evento mais simbólico, uma vez que os trabalhadores rurais não tem mais o peso que tinham na economia no tempo de Arraes", conta uma fonte do blog. O lema do evento será "Plantar Sonhos, Colher Esperança". A solenidade de abertura terá delegados e delegadas de base, lideranças políticas e sindicais, nos âmbitos nacional, regional, estadual e municipais.

Este ano, o Congresso celebrará os 60 anos da FETAPE (Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado de Pernambuco).
"Vamos festejar as conquistas e firmar lutas para seguir avançando em defesa de políticas sociais para melhoraria da qualidade de vida do homem e da mulher do campo. O 11º CETTR-PE marcará a eleição da nova diretoria da FETAPE, para a gestão 2022 a 2026, atualmente presidida por uma mulher, a sertaneja Cícera Nunes, que será reconduzida ao cargo", disse a entidade, em informe ao blog.
“Este congresso acontece em um momento bastante adverso do país com aumento do desemprego, da fome, uma pandemia que ainda não acabou. Mas somos um povo guerreiro e sabemos da nossa importância para o desenvolvimento do país. Por isso, vamos construir estratégias e diretrizes para os próximos anos que nos ajude a enfrentar esses desafios", diz Cícera Nunes, ainda no mês passado.

"Neste contexto de desafios, pandemia e ataques à democracia o evento também reflete sobre as diversas conquistas alcançadas para a população do campo ao longo dessas seis décadas da FETAPE.

Vão ser listados; "A luta pelo fim dos conflitos agrários no campo, o Programa Estadual de Aquisição de Alimentos (PEAAF), assessoria técnica às famílias em áreas de assentamento; inclusão dos/das trabalhadores/as no regime geral da Previdência Social; Programa Nacional de Crédito Fundiário; Programa Água para Todos; Organização de Feiras Agreocológicas; Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (PRONAF); Programa Chapéu de Palha; Programa Nacional de Habitação Rural; Carteira Nacional de Habilitação Rural Gratuita, Tarifa Rural com desconto na energia elétrica, entre outras conquistas e garantias".
Na ocasião, também haverá a Exposição Fotográfica dos 60 Anos da Fetape, tendo a curadoria da artista visual Ana Lira, que é escritora e editora de Rádio Host. A mostra conta com a exibição de 18 imagens e uma série de documentos, cartilhas, jornais, vídeos e notícias que revelam a dimensão da trajetória da instituição que é referência na luta pelos direitos dos/as trabalhadores/as rurais agricultores e agricultoras familiares de Pernambuco.
No Congresso, também será realizada a Feira de Agricultura Familiar que reunirá produtores e produtoras de todas as regiões de Pernambuco. Por fim, será lançada uma publicação que marca os 60 anos de história da FETAPE.
O evento reunirá cerca de 500 pessoas, entre delegados e delegadas de 175 sindicatos do estado, além de convidados e convidadas.
O evento tem o apoio da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), Secretaria de Cultura, Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ) e Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA) do Governo de Pernambuco. Não por acaso algumas das pastas repassadas ao PT na mais recente reforma do secretariado de Paulo Câmara.

Nenhum comentário

Postar um comentário

DIVULGAÇÃO

 


Veja também
© Todos os Direitos Reservados