Responsive Ad Slot

 


Últimas Notícias

latest

Casinhas - Guarani Futebol Club do Sítio Montado, equipe de futebol que marcou história na década de 90, equipe formada pelo ex vereador Everaldo Barbosa

26.10.17

/ por casinhas agreste
Guaraní do Montado 1ª formação 1993 -  Foto arquivo pessoal Everaldo Barbosa

Apaixonado pelo futebol, Everaldo Barbosa, ou “Everaldo do Montado” como assim é conhecido, no ano de 1992  voltou  do Estado de São Paulo para morar na sua terra natal, o Sítio Montado, zona rural de Casinhas.  Sempre dedicado ao futebol, roda de amigos, decidiu construir um campo de futebol, nas proximidades de sua residência, na época Casinhas pertencente ao Município de Surubim. 
Everaldo Barbosa Fundador da equipe
Nesse mesmo período, com grandes laços de amizade com o então Prefeito Murilo Barbosa, o campo de futebol foi entregue aquela comunidade e assim inaugurada a equipe que levaría sucessos e alegria de centenas de torcedores e moradores que não perdia uma só partida.
Ao disputar partidas acirradas, não faltava amigos torcedores para comparecer  ao campo de futebol que lotava suas imediações tanto no jogo em casa como na casa dos adversários. 
Em 1993, formada a equipe de futebol com jogadores do Sítio Montado e comunidades vizinhas, uma equipe que disputava jogos treinos com grandes equipes de Surubim, como é o caso do Havaí, Esperança da Lagoa da Vaca, Rádio Integração FM Surubim, sempre partidas que se igualava pelo jogo técnico e jogadores que jogavam com a alma e o coração.
Os amigos do Guaraní, como “Pata de Chico Mira”, Antônio Sizino, Biu Ciriaco, João de Mídio, Tio Nenem, entre outros, torcedores que orgulhavam a equipe pelo entusiasmo e perseverança em todas as partidas. 
Everaldo do Montado,  transmitia para seus atletas, o famoso grito de guerra na lateral de campo, isso fazia com que, os jogadores, se desdobravam em campo e sempre o resultado era positivo. Em dado momento, na maioria das partidas, sempre era aquecida pelo  famoso grito  e famosos gols que marcaram história do Guarani. Formada pelos irmãos Bibiu Ciriaco in memória, Cafota, Dé de Nequinho in memória e  Nuna.   Havia um belo  toque de bola que colocava e confundia os jogadores adversários com tanta velocidade e um futebol elástico. 
Notável a figura do grande goleiro Marciel, dificilmente era vazado por algum gol, como também seus outros  irmãos Maricélio e Marcelo.  Na zaga, o jogo, era barrado por uma zaga mais parecia os famosos tanque de guerra da antiga união Soviética, Kaká, Agacir Leal, Bilinha, professor Edmilson Lateral esquerdo  incansável, corria como uma bala, além de Marcelo Lima o elegante toque de bola como Lateral direito. 
Um dos nome que queremos destacar como o leão do time, o voltante Zé Roberto, esse com um futebol aguerrido, jamais se curvava pelo futebol renomado de grandes equipes da época. O front de batalha, grande rivais como o Cruzeiro da Mata Virgem, Palmeiras da Chatinha, entre outras partidas inesquecíveis que marcaram o início da década de 90 no campo de Seu Nelson e futuramente do Guarani do Montado. Quem não lembra de “ Zuca das Guaribas” com aquele tom gritando pelo Guaraní, Seu Malaquias, João de Mídio, Antonio Sizino, Pata de Chico Mira, Deda,  Dona Zumira, Dona Depinha entre outros.
A equipe do Guarani precisava disputar campeonatos Municipais, assim, pela primeira vez disputou o Campeonato de Futebol de Surubim, começaram a chegar reforços, jogadores renomados, que conseguiram entender a linguagem da equipe, a ‘raça’, respeito a torcida e um futebol emocionante. 
Todos os jogos, era ofício dos jogadores entrar em campo de mãos dada, a oração e concentração. Inesquecível, a notável partida disputada com o Esperança da Lagoa da Vaca do amigo “Carneirinho”, o guarani equipe tecnicamente inferior, mas dentro do campo, a equipe não abriu espaço e conseguiu se igualar com uma equipe de primeira divisão e por diversas vezes campã dos campeonatos surubinense.
Quem não lembra do jogador “Barata” da equipe do Guarani do Montado? Cícero Mariano, Gonzaga, Natal,Jucelio Sales, Maricelio,  o goleiro Marcílio, camisa 10 do Recife, eram verdadeiros craques. Everaldo do Montado, outro entusiasta sempre nos animava e passava aquela vibração com um grito que entrava em nossos corações como um renovo, uma força que nos impulsionava a cada partida. 
Também gostaria de destacar, o bom futebol disputado por grandes atletas, Neco de Natalícia, Neto Surubim, Periandro, Nuna, Beto de Biu Gonçalo, Gilmário Leal, Sinho, Batata, Eudo Enedino entre outros.
O guarani do Montado, equipe que mais têm história na zona rural de Casinhas pela grande participação no futebol de Surubim e região.

Colabore com essa matéria
Quer mencionar outros atletas e nomes ? Envie para o zap 81 981169496



Nenhum comentário

Postar um comentário

FESTA DO TAPUIA 2022

Veja também
© Todos os Direitos Reservados