Responsive Ad Slot

 


Últimas Notícias

latest

Em 1996, Casinhas vivenciou a primeira e mais concorrida das eleições; Rosineide venceu Zé Guerra por 309 votos

18.4.22

/ por casinhas agreste

Casinhas vivenciou em 1996 um dos maiores duelos políticos eleitorais e consagra Rosineide Barbosa a primeira prefeita do Município.


O ano de 1996, protagonizou um dos maiores duelos políticos na história de Casinhas. Na época, Casinhas recém emancipada de Surubim de quem desmembrou através da Lei Estadual número 11228 de 12 de julho de 1995. A eleição de 1996 foi um dos mais importantes fatos históricos já narrados na história geopolítica de Casinhas. A eleição trouxe dois políticos filhos da terra eleitos vereadores de Surubim no ano de 1992 quando Casinhas ainda era Distrito. 
No ano de 1996, a primeira eleição para prefeito e vereadores de Casinhas,  teve o candidato a Prefeito o pecuarista José Guerra de Farias (PFL), vinha de uma tradição familiar, de uma brava luta pela emancipação política de Casinhas, na qual foi um dos grandes baluartes nesta luta. Como vereador de Surubim elencou algumas conquistas para Casinhas.
Relembre

Maria Rosineide Araújo Barbosa (PSB), candidata a Prefeita de Casinhas - Enfermeira com nível superior, natural da serra do Oratório,  vereador eleita pelo Município de Surubim no ano de 1992, filha  do pecuarista e político Miguel Agostinho, tornou visibilidade política quando exerceu  com maestria o cargo de vereadora, passando a ajudar às classes mais pobres com relevantes serviços prestados  na área da saúde. Rosineide Barbosa trouxe consigo o sangue aguerrido de fazer política com o seu pai, como também recebeu grande apoio político do ex- governador Miguel Arraes de quem era alinhada nas causas sociais. 
Período eleitoral bate a porta,  campanha astronômica de Zé Guerra de Farias, mantinha a tradição de manter a qualidade do político revolucionário, o exemplo da moralidade, aliado político do ex- prefeito  Murilo Barbosa, Humberto Barbosa e o o Deputado Geraldo Barbosa, durante a campanha política não faltava embates políticos nas comunidades, o amarelo das bandeiras representava o partido político de zé Guerra. A campanha política de Rosineide agregava a política socialista, como uma verdadeira força que ecoava nos quatro cantos do município, com músicas de campanha ao toque do tambor do vermelhou toda a sua campanha nos quatro cantos do Município.
A campanha política de Rosineide Barbosa (PSB), foi crescendo gradativamente durante todo o período eleitoral, mais foi na reta final que Rosineide Barbosa conseguiu emplacar de vez o seu nome como pretensa vitoriosa nas urnas. 
No dia da eleição, contagem dos votos que ainda eram nas cédulas, a era da urna eletrônica ainda não existia, passaram-se horas para o resultado oficial, parte do eleitorado acompanhava ao som do rádio, outros sequer queriam ouvir o resultado.  A eleição por fim, trouxe Rosineide Barbosa eleita com 3.098 votos, a  primeira prefeita do Município de Casinhas a governar de 1997 a 2000. José Guerra de Farias obteve 2.789 votos. Uma diferença de 309 votos.
Na época foram eleitos nove Vereadores eleitos que assumiram o cargo
Antônio Araujo Barbosa 
Iraudenil Nunes Ramos
João Severino do Nascimento
José Everaldo Barbosa Leal
Lamartine Barbosa Leal
Manoel Soares da Silva
Maria Pires da Silva
Severino Vieira Barbosa
Valdemiro Severino Gerônimo





Nenhum comentário

Postar um comentário

FESTA DO TAPUIA 2022

Veja também
© Todos os Direitos Reservados