Responsive Ad Slot

 


Últimas Notícias

latest

Surubim completa 93 anos de Emancipação Política. Parabéns a todos os surubinenses

11.9.21

/ por casinhas agreste

O Município de Surubim, completa 93 anos de Emancipação Política, localizado no Agreste Setentrional de Pernambuco, a cidade é conhecida nacionalmente como a Joia do Agreste, famosa como Capital da vaquejada. Surubim, é a cidade pioneira no esporte mais famoso no Nordeste brasileiro, uma das cidades mais bela do Estado de Pernambuco. Terra de povo acolhedor e de filhos ilustres, foi em surubim que nasceu o Abelardo Barbosa, o Velho Guerreiro, o "Chacrinha", da Rede Globo. Foi em Surubim que nasceu o ex- senador Antônio Farias (in memória), grande baluarte da história surubinense que teve relevante serviços prestados para o povo pernambucano. Surubim também é a terra Lourenço da Fonseca Barbosa (Capiba), compositor de frevo de Pernambuco. Capiba escreveu mais de 200 canções, em sua maioria de frevo, mas também de samba e música erudita. Várias são sempre lembradas nos carnavais de Pernambuco.
Surubim também é a terra de grandes atletas no esporte pernambucano, podemos citar Neto Surubim, como atleta profissional chegou a jogar no Náutico, América do RJ, Central, Auto Esport PB, Paysandu, Treze de Campina Grande, ASA,CRB, Maurinense,Corisabbá, Centro Limoeirense e o Surubim club. Lúcio Surubim foi zagueiro e capitão do Náutico durante sete anos. Jogou de 1987 a 1994 na equipe alvirrubra. Estava no time que foi rebaixado, pela primeira vez para a segunda divisão, em 1994. Lúcio Jorge da Silva Rego, o Lúcio Surubim, nasceu na cidade pernambucana de Surubim em 27 de abril de 1969, e depois de  trabalhar como comentarista da Rede Globo Nordeste assumiu a gerência de futebol do Náutico, no lugar Daniel Freitas, contratado no início de 2013
A origem de Surubim é de uma fazenda de gado, pertencente a Lourenço Ramos da Costa. Em 1864, ele construiu um oratório dedicado a São José, onde o padre português Antônio Alves da Silva celebrava as missas dominicais. No entorno do oratório surgiram as primeiras casas. Em 1878, o oratório foi substituído por uma capela. Em 8 de junho de 1891, a lei provincial nº 1585 criou a freguesia de São José de Surubim, instalada em 1885 e regida canonicamente pelo padre José Francisco Borges.
Foi emancipado, através da lei estadual nº 1.931, de 11 de setembro de 1928; se desmembrando do Município de Bom Jardim. Outros dois Municípios se desmembraram de Surubim, Vertente do Lério e Casinhas. Sua população estimada para 1.º de julho de 2020 era de 65 647 habitantes, com uma área de 252,85 km² Seus limites são:
Norte: Vertente do Lério e Casinhas.
Leste: Salgadinho, João Alfredo e Bom Jardim e Limoeiro.
Oeste: Santa Maria do Cambucá e Frei Miguelinho.
Sul: Riacho das Almas e Cumaru.

Nenhum comentário

Postar um comentário

FESTA DO TAPUIA 2022

Veja também
© Todos os Direitos Reservados