Responsive Ad Slot

Últimas Notícias

latest

Flávio Dino anuncia desfiliação do PCdoB; deve migrar para o PSB

17.6.21

/ por casinhas agreste
Do Diário de PE 
O governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), anunciou, nesta quinta-feira (17), a desfiliação do Partido Comunista do Brasil. Assim como o deputado federal Marcelo Freixo, agora do PSB, o governador maranhense deve seguir para o Partido Socialista Brasileiro (PSB). A ida de Dino para o PSB já é dada como certa entre aliados políticos. Com a novidade, a possibilidade de fusão da sigla dos socialistas e comunistas ganha mais força.
O comunicado foi feito por uma rede social. Nela, ele informou a desfiliação da sigla e desejou êxito ao partido. "Desejo êxito ao Partido na sua caminhada em defesa de uma Pátria Livre e Justa. Uma grande Frente da Esperança é um vetor decisivo para um novo ciclo de conquistas sociais para o Brasil. A tal tarefa seguirei me dedicando."

Na publicação, ele continua: "Agradeço ao PCdoB a acolhida fraterna nesses 15 anos de militância. Diferenças que hoje temos, de estratégia e tática políticas, são menos importantes do que o meu reconhecimento ao papel histórico do partido na defesa de um novo projeto nacional de desenvolvimento para o Brasil". 

Em nota, a presidenta do PCdoB, Luciana Santos, deixou os seus esclarecimentos sobre a desfiliação do governador. "Por vicissitudes da política, ele, hoje, anunciou sua desfiliação do Partido. O PCdoB, prestes a completar seu centenário, seguirá sua jornada alicerçado em seu valioso coletivo de militantes e no seu elenco de respeitadas lideranças", disse. "O Partido, empunhando a bandeira da frente ampla em defesa da vida, da democracia e dos direitos, continuará em oposição vigorosa ao governo Bolsonaro e construindo alternativas e saídas para o Brasil", finalizou em nota.
 
Nos bastidores, Flávio Dino é tido como possível aposta do PSB para concorrer ao Senado em 2022. 

 

Freixo migra para o PSB

O Partido Socialista Brasileiro (PSB) segue costuras visando uma maior representação da sigla em 2022. Um dos passos, continuados na última sexta (11), é a filiação do deputado federal Marcelo Freixo, que, até então, era do PSOL. Com a chegada de Freixo, os socialistas ganham mais corpo no Rio de Janeiro. Na ala socialista, Freixo deve concorrer ao governo de seu estado. Além dele, Flávio Dino (PCdoB-MA) está em tratativas para migrar para o PSB.

 

Via rede social, o presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira, agraciou a chegada do novo integrante da frente. "O PSB recebe, com grande satisfação, a filiação do deputado federal @MarceloFreixos, na certeza de que engrandece nosso partido e representa uma grande contribuição para construirmos um novo Rio de Janeiro e um novo Brasil. Seja muito bem-vindo companheiro”, publicou em seu Twitter.

 

Em entrevista à Veja, Freixo garantiu que a sua entrada na legenda vai reforçar o desejo de construir alianças com partidos centristas e progressistas. " No PSB terei a chance de fazer uma aliança mais ampla, com partidos progressistas e de centro, para enfrentar o grupo político que faliu o Rio e entranhou a corrupção no estado", afirmou.

 

Além da migração de Freixo, o governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB-MA) também deve migrar para o PSB. É o que circula nos bastidores da sigla. Com a ida de Dino, a possibilidade de fusão entre os socialistas e comunistas volta a crescer. 

 

Vale destacar que a vice-governadora de Pernambuco, Luciana Santos (PCdoB-PE), é presidenta nacional do Partido Comunista do Brasil, e ela fora eleita ao lado do vice-presidente nacional do PSB, e também governador do Estado, Paulo Câmara (PSB-PE).

 

PSOL  

O Psol, inclusive, vem fazendo jogadas parecidas em Pernambuco. É o caso da possível migração de Túlio Gadêlha (PDT-PE) para a sigla. 

Nenhum comentário

Postar um comentário

Veja também
© Todos os Direitos Reservados