Responsive Ad Slot

 


Últimas Notícias

latest

Aroeiras realiza a 6ª Conferência Municipal de Saúde

6.4.19

/ por casinhas agreste
A Prefeitura Municipal de Aroeiras por meio da Secretaria Municipal de Saúde realizou nesta sexta feira (05/04), a 6ª Conferência Municipal de Saúde. O encontro foi realizado no Ginásio Poliesportivo o “Bezerrão”. Participaram da Conferência o Prefeito Mylton Marques, a Secretária de Saúde do Município Ângela Aguiar, representantes da Gerência Regional de Saúde do Governo do Estado da Paraíba, Secretários e vereadores. O encontro também reuniu usuários, profissionais da saúde pública, gestores e população. 
Com o Tema: Democracia e saúde; saúde como direito, consolidação e financiamento do SUS. A Conferência Municipal de saúde têm por objetivo abrir um debate democrático apontando as diretrizes de formulação para a área da saúde na Gestão Municipal. Esse debate é assegurado na Constituição Federal pela Lei nº 8.142/90. A Secretária Municipal de Saúde, Ângela Aguiar, destacou a importância de defender os recursos do SUS para o Município em seu depoimento  na 6ª Conferência Municipal de Saúde:

Gostaria de ressaltar a importância dessa Conferência, esse ano, o conselho Nacional de Saúde, nos convidou para a 16ª Conferência Nacional e utilizou coo símbolo, oito mais oito que faz referência a oitava Conferência Nacional realizada em 1986 quando se deu início a um sistema Nacional de Saúde. O ponto inicial de criação do sistema único de saúde, e hoje, temos o SUS. Esse ano, a Conferência Nacional, traz como título, Democracia e Saúde. Esse momento de Conferência é importante para o nosso Município, Estado e país. São três etapas, esta Conferência Municipal é a base, está sendo realizada em todos os Municípios brasileiro, posteriormente ser realizado a nível de Estado, posteriormente a nível Nacional. Precisamos afirmar as conquistas do SUS, cada vez mais forte, com atenção básica resolutiva, tabela do SUS atualizada e condizente com as necessidades dos Municípes e um financiamento adequado. Sabemos hoje, que é financiado. Por esse e outros motivos, não permitimos a perpetuação do Congelamento dos recursos por vinte anos. Precisamos derrubar essa PEC que foi do ano de 2016.É um dos objetivos das conferências, estamos trabalhando em todos os Municípios. Disse a Secretária Municipal de Saúde Ângela Aguiar. 
Quero Agradecer a participação de todos para formar um novo conceito sobre saúde no Município e a nível nacional. Gostaria de anunciar a todos os funcionários da Secretaria de Saúde do Nosso Município estão com o seu pagamento em conta com as graças de Deus. O que não é mais que a nossa obrigação de pagar em dia, pagar a todos vocês que se dedicam e fazem a saúde do nosso Município. Em todas as áreas, enfermeiro, técnico, agente de saúde, o motorista, que transportam pacientes, enfim, a todos vocês que compõem a nossa saúde. Nessa administração têm sido destaque, nossa administração tem voltado em vários aspectos da Gestão pública que é o SUS. Graças a todos têm sido destaque, têm um hospital funcionando, um hospital que passou mais de dez anos fechado e veio a ser aberto na nossa gestão. Já temos um projeto para reforma e ampliação daquele hospital que já está em licitação. Em breve, vamos melhorar aquela estrutura para melhor servir a população. Várias unidades de saúde foram abertas em ossa gestão, na época do ex prefeito Chicão ampliou de 5 para 8 Unidades básicas de saúde. Na nossa gestão aumentamos de oito para dez. Aumentamos o  número de agentes de saúde. Também tivemos outros avanços como a conquista de novas ambulâncias, o ônibus para transporte de pacientes para hospitais de Campina Grande. Disse o Gestor.



















Nenhum comentário

Postar um comentário

FESTA DO TAPUIA 2022

Veja também
© Todos os Direitos Reservados