Responsive Ad Slot

 


Últimas Notícias

latest

ELEIÇÕES 2022: Ipec: Lula sobe para 48% e Bolsonaro segue com 31%; diferença é de 17 pontos

26.9.22

/ por casinhas agreste

 Correio Braziliense
oto: AFP

A seis dias do primeiro turno das eleições, a nova rodada da pesquisa Ipec revela que o cenário continua estável e sem grandes alterações — apesar dos esforços dos presidenciáveis em conquistar novos eleitores. O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) subiu um ponto, dentro da margem de erro, e marcou 48% — no último levantamento, de 19 de setembro, ele marcava 47% das intenções de voto.


O presidente Jair Bolsonaro (PL) se manteve com 31%. Agora, a diferença entre o petista e o chefe do Executivo subiu para 17 pontos percentuais. Ciro Gomes (PDT) marca 6%, um a menos do levantamento anterior, quando tinha 7%. A senadora Simone Tebet (MDB) manteve os 5% registrado nos últimos levantamentos.


Representante do União Brasil, Soraya Thronicke se manteve com o 1% que tinha no levantamento anterior. Felipe D'Avila (Novo) pontuou pela primeira vez e marcou 1%. Vera (PSTU), Constituinte Eymael (DC), Léo Péricles (UP), Padre Kelmon (PTB), Sofia Manzano (PCB) não chegaram a 1% das intenções de voto.


Brancos e nulos somam 4%, um ponto a menos que anteriormente (5%), enquanto 4% dizem que ainda não sabem em quem votarão no dia 2 de outubro — o mesmo do anterior.


A pesquisa ouviu 3.008 pessoas entre os dias 25 e 26 de setembro. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, considerando um nível de confiança de 95%. A pesquisa foi contratada pelo Grupo Globo ao custo de R$ 347.659,06 e foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo BR-01640/2022.


Votos válidos: Lula vence no primeiro turno com 52%

Ao excluir votos brancos e nulos, Lula registra 52% dos chamados votos válidos — os considerados para ganhar uma eleição. Para vencer no primeiro turno, o petista precisa registrar 50% dos votos mais um no próximo domingo (2).


No último levantamento, Lula já registrava a mesma porcentagem, o que mostra uma estabilidade. Bolsonaro também se mantém estável e repete os 34% de votos válidos da última pesquisa.


Segundo turno

O cenário para um segundo turno entre Lula e Bolsonaro permanece o mesmo do levantamento anterior: o petista ganharia a disputa com 54% dos votos, ante a 35% do presidente.

Nenhum comentário

Postar um comentário

FESTA DO TAPUIA 2022

Veja também
© Todos os Direitos Reservados