Responsive Ad Slot

 


Últimas Notícias

latest

A Escola Municipal São Luiz de Casinhas completa 44 anos de história

23.3.18

/ por casinhas agreste


Fundada no ano de 1974  pelo Professor Luiz Gonçalves de Farias, a Escola Municipal São Luiz completa 44 anos de história. Pautada  numa  educação de valores éticos e morais deixados pelo Professor Luiz durante toda a sua trajetória de ensino  aos dias atuais.
A festa de aniversário aconteceu no auditório da escola com a nobre e calorosa presença do Professor Luiz Gonçalves de Farias – fundador da escola, o Prefeito João Camelo e a primeira dama do Município Gláucia,a vice Prefeita Maria Pires, o secretário Municipal de Educação Givanildo Melo, a Secretária de Saúde Gilsamary Aguiar, os vereadores Gilberto Barbosa, Inácio do Toyota, Marcelo Andrade, Marcos Andrade, a diretora da Escola Elisângela Correia, o vice Diretor José Heleno, a equipe da Secretaria de Educação de Casinhas, funcionários, ex funcionários, professores e ex professores, alunos e ex alunos da escola. Ainda marcaram Presença a Professora aposentada Dona Cícera, Dona Ilaíse, o ex vereador Everaldo Barbosa, A diretora da Escola Professor Daniel Cileide Leal.
Escola compromissada com  ensino gratuito nos têm deixado uma gama de ensinamentos que se eternizaram pelos bons mestres e pela educação de qualidade direcionada a formar homens e mulheres não só para o mercado de trabalho, mais para a vida.
O Professor Luiz, lutou muito ao lado do povo casinhense para que Casinhas na época distrito de Surubim ganhasse uma escola com formação do 1º e 2º graus. As dificuldade de estudar na época eram imensas, mais graças a luta do Professor, no ano de  1974 foi inaugurada Escola Municipal São Luiz. Professor  Luiz Gonçalves de Farias, sempre dedicado ao exercício do magistério na qual exercia  com muito afinco, foi diretor durante quase duas décadas. Durante esse período a escola ganhou destaque na região pelos grandes serviços prestados a comunidade escolar e religiosa.
A escola formou grandes nomes na vida profissional que hoje atuam em várias regiões do país. Hoje, uma referência no meio educacional por  formar homens e mulheres nos princípios morais, éticos e religiosos. Milhares de casinhenses  hoje espalhados pelo Brasil levam na mente e no coração o amor e a gratidão por tudo que aprenderam nesta escola. Parabéns Escola Municipal São Luiz!








A Biografia do Professor Luiz


O Padre Luiz Gonçalves de Farias,nasceu aos 14 dias do mês de julho de 1940,em Casinhas,na época,Município de Surubim - PE,Filho de Sebastião Florentino de Farias e Maria da Trindade Guerra.Foi batizado aos 12 de setembro de 1940,na capela de Nossa Senhora das Dores de Casinhas,Paróquia de São José de Surubim - PE,pelo Padre Antônio de Lima.
    Em outubro de 1947 recebeu o Sacramento da Crisma Pelo Frei Damião de Bozzano,na Igreja de Nossa Senhora das Dores de Casinhas.
    Recebeu a primeira comunhão em 1952,na capela Nossa Senhora das Dores,pelo Monsenhor Ferreira Lima. Fez o Curso primário na Escola Dr. Dídimo Carneiro da Cunha,em Casinhas.Foram suas professoras: Zelma Barbosa Veiga e Lúcia Batista de Farias.Cursou o Ginásio e o colegial,no seminário Nossa Senhora das Lourdes da Diocese de Nazaré e no Seminário da Imaculada Conceição da Várzea - Arquidiocese de Olina e Recife.
    É portador dos Cursos Superiores de Direito pela UNICAP (Universidade Católica de Pernambuco),Letras pela FFPNM (Faculdade de formação de Professores de Nazaré da Mata),Pedagogia,com Administração Escolar,pela FAFICA (Faculdade de Filosofia de Caruaru),Teologia pela Escola Diaconal "São Lourenço Mártir",da Diocese de Nazaré,sediada em Carpina - PE,além de certificados de cursos Intensivos,seminários,Cursos de suficiência e jornadas,todos de cunho Espiritual,cultural pedagógicos e de formação bíblico-religiosa.
    Profissionalmente exerceu as funções de professor,Secretário e Diretor do Ginásio Nossa Senhora Auxiliadora de João Alfredo - PE.Nesta cidade fundou o colégio Nossa Senhora das Dores com habilitação  em Magistério para as primeiras séries do Ensino Fundamental.Participou da equipe Diocesana de Catequese e coordena a catequese nas paróquias de São Sebastião e São José de Surubim.
    Em Surubim,também foi professor nos colégios PIO XII,Nossa Senhora do Amparo e Estadual Severino Farias.Fundou a Escola São Luiz,em Casinhas,sua terra natal,exercendo,aí,as funções de Diretor durante 18 anos,quando a convite do prefeito de Surubim,Murilo Barbosa,renunciou a Direção para exercer as funções de Secretário de Educação do Município de Surubim.
    Sempre ligado à igreja prestou através dos anos significativa contribuição,não somente às paróquias de Surubim e João Alfredo e sim também,à Própria Diocese de Nazaré a quem é eternamente grato por tudo o que dela recebeu através dos pastores Diocesanos,da O.VS. e do Clero,de modo singular,Jonas Menezes e Silva e Dom Manuel Lisboa de Freitas e ao DD. Bispo Diocesano Dom Severino de França.
    Recebeu as Ordens Menores (Leitor e Acólito),no dia 08 de Agosto de 2008,em Lagoa de Itaenga -PE eo Diaconato,no dia 17 de maio de 2009,na Quadra de Esportes,do colégio Severino Batista de França,OFM Cap.DD.Bispo Diocesano.
    Exerceu o seu ministério diaconal,com dedicação e alegria,nas paróquias de São Sebastião,de Surubim - PE,sem esquecer-se de dar,nas horas vagas,suas valiosas colaboração à comunidade de Casinhas o que sempre fez desde sua juventude.
    É Salesiano coordenador e exerce as funções de Delegado Local Centro Pe. Tiago Gallo e animador da A.D.M.A (Associação dos Devotos de São Sebastião de Surubim - PE.
Dia 23 de Dezembro data que virará história para todos os casinhenses,A paróquia Nossa Senhora das Dores.
Blog Casinhas Agreste.


Nenhum comentário

Postar um comentário

FESTA DO TAPUIA 2022

Veja também
© Todos os Direitos Reservados