Responsive Ad Slot

 


Últimas Notícias

latest

Pernambuco deve receber 10 mil urnas novas para a eleição deste ano

14.1.22

/ por casinhas agreste

O diretor-geral do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE), Orson Lemos, revelou em entrevista à Rádio CBN Caruaru que o estado vai receber 10 mil urnas novas pra a as Eleições 2022. O órgão está nos preparativos para o período eleitoral desde o dia seguinte às Eleições 2020.

"Nós já fizemos duas eleições com falta de urna, tendo que aglomerar até pessoas na mesma sessão. Passamos a ter sessões com 420 e o máximo era 400. Então, diante disso, Pernambuco vai receber 10 mil urnas novas. Elas tem um layout diferente, a qualidade delas será melhor. [...] O eleitor tem que entender que algumas sessões terão as novas urnas e algumas as antigas", explicou.


Para Orson, foi motivo de alegria o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e os demais regionais "aceitarem a resposta do Congresso de que não haveria necessidade de voto impresso". Comprova "a qualidade das urnas, que há 25 anos tem uma precisão e qualidade do registro eleitoral", disse.


O diretor-geral ainda explicou como são feitos os tests nas urnas durante o ano eleitoral. "Nós chamamos de auditoria da integridade das urnas. A resolução do Tribunal Superior Eleitoral trouxe novidades, ela aumentou o percentual de urnas a serem conferidas. Nas últimas eleições em Pernambuco nós escolhíamos quatro urnas no estado todo e nós auditávamos mais oito outras. A auditoria sempre existiu no dentro da eleição", afirmou.



Quanto ao combate às fake news, Orson informou que compartilhar notícias falsas é um crime eleitoral: "Temos aqui na nossa central uma sede que vai estar, toda vez que chega uma denúncia, imediatamente identificando a pessoa. Na eleição passada, 187 pessoas foram identificadas por repassarem informações falsas e elas foram contactadas por nós. Então, nós vamos montar novamente toda a força tarefa para identificar qualquer tipo de fake news que venha atrapalhar ou prejudicar o trabalho eleitoral".

Nenhum comentário

Postar um comentário

FESTA DO TAPUIA 2022

Veja também
© Todos os Direitos Reservados