Responsive Ad Slot

Últimas Notícias

latest

Recife terá apoio do Global Solar Council para instalação de energia solar nas escolas municipais

5.11.21

/ por casinhas agreste

Diario de Pernambuco
Prefeito João Campos teve reunião com a maior entidade do mundo do setor de energia solar, nesta sexta-feira (5),em Glasgow, na Escócia, durante a COP-26
(Cortesia)

Um dia depois de anunciar que haverá geração de energia solar nas escolas do Recife, na COP-26, em Glasgow, na Escócia; o prefeito João Campos (PSB) participou de uma primeira reunião com o Global Solar Council, organização sem fins lucrativos, com sede em Washington D.C. e que representa associações regionais, nacionais e internacionais e empresas líderes do setor de energia solar. No Brasil, a entidade é representada pela ABSOLAR. De acordo com o gestor municipal, o encontro já promoveu resultado: a organização vai apoiar o projeto de instalação de energia solar nas escolas da capital pernambucana.

“Fizemos agora a primeira reunião do dia, com a maior entidade do mundo que reúne as empresas de energia solar globais. Essa entidade tem, no Brasil, como representante, a ABSOLAR, que é a maior entidade brasileira que reúne as companhias de energia solar. E a gente conseguiu, nessa reunião, o entusiasmo deles e a decisão de participar do nosso projeto de levar a energia solar para as escolas recifenses. Então a gente vai construir esse projeto junto com essas duas grandes entidades que têm forte representatividade no Brasil e no mundo, no tema energia solar. Porque o nosso desejo é levar para o Recife e construir esse projeto piloto que possa ser replicado também em outras cidades mundo afora”, esclareceu João Campos.

O prefeito do Recife lembrou que o projeto não trata apenas de geração de energia por fonte renovável mas também de educar as crianças para que elas sejam agentes multiplicadores de uma consciência ambiental: “não é uma ação apenas de geração de energia por uma fonte renovável, é uma ação de educação, a gente mostrar, dentro da escola, a priorização por essa matriz energética limpa e que os estudantes possam participar, possam ver e possam dizer em todo canto ‘a minha escola trabalha pela geração renovável e a gente faz a nossa parte dentro da escola’, então essa parte é muito importante. É a gente garantir que os 90 mil alunos da nossa rede vão ser partícipes da transformação do meio ambiente”.
Na quinta-feira (4), João Campos anunciou o programa para dotar as escolas municipais do Recife de energia limpa e renovável. O anúncio foi feito durante a participação do prefeito no seminário “O Nordeste Brasileiro e o potencial da Transição Energética Justa no Brasil”, no Dia da Energia da COP-26. No primeiro momento, 20 escolas municipais serão selecionadas para receber os geradores de energia fotovoltaica, a energia solar, e o objetivo é estender para toda a Rede Municipal de Ensino.

Nenhum comentário

Postar um comentário

Veja também
© Todos os Direitos Reservados