Responsive Ad Slot

 


Últimas Notícias

latest

Paraíba confirma primeiro caso da variante Alpha do coronavírus em circulação no estado

15.6.21

/ por casinhas agreste

Variante da linhagem B.1.1.7, proveniente do Reino Unido, foi identificada em um jovem de 19 anos, que reside em João Pessoa, e sem histórico de viagens para Europa.
G1 PB
A Secretaria de Estado da Saúde (SES) confirmou, nesta terça-feira (15), que a variante Alpha do novo coronavírus, proveniente do Reino Unido, está em circulação na Paraíba. Um caso foi confirmado entre 52 amostras que foram enviadas à Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro, e ao Instituto Evandro Chagas, em Belém do Pará. Apesar da nova descoberta, a variante P1, identificada em Manaus (AM), ainda é a que prevalece em todo o estado atualmente.

Variantes do coronavírus mais perigosas vão continuar surgindo?
Inglaterra e Israel divulgam dados de efetividade de vacinas da Pfizer e AstraZeneca contra variantes; veja resultados
De acordo com a SES, a variante Alpha, da linhagem B.1.1.7, foi identificada em um jovem de 19 anos, que reside em João Pessoa, e sem histórico de viagens para Europa, com sintomas em 23 de março e com evolução para a cura. O primeiro caso dessa cepa foi confirmado em dezembro de 2020 no Brasil.

Estudo detecta presença da variante do Reino Unido do coronavírus em Pelotas
Governo do AM confirma caso de variante da Covid do Reino Unido em Manaus
Segundo Geraldo Medeiros, secretário de saúde da Paraíba, a variante Alpha tem uma capacidade de contaminação elevada, mas ainda não existem estudos e dados que comprovem alta ou baixa gravidade no processo de infecção.


A SES, por meio do Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen), está executando o monitoramento de amostras, que fazem parte hoje da Rede Nacional de Sequenciamento Genético para Vigilância em Saúde.

Os resultados de exames com alta carga viral são enviados para a Fiocruz, onde é realizado o sequenciamento genético e assim a identificação das variantes em circulação no território.


Nenhum comentário

Postar um comentário

FESTA DO TAPUIA 2022

Veja também
© Todos os Direitos Reservados