Responsive Ad Slot

 


Últimas Notícias

latest

SURUBIM: Hospital São Luiz superlotado devido a demanda de outros Municípios: há a possibilidade de colapso no fornecimento de oxigênio. Ouça a entrevista

21.5.21

/ por casinhas agreste


O Diretor do Hospital São Luiz de Surubim, o Doutor Gildo Ferreira Lima,  em Entrevista na Rádio Integração FM de Surubim, falou da gravidade que está acontecendo em Hospitais de Surubim, ocasionada pelo vírus da Covid-19. Um vídeo divulgado nas redes sociais, inclusive na página do Blog, chama atenção pelo número de ambulâncias chegando no Hospital. A questão não é que o Hospital deixou de atender, mais sim, pelo número de pacientes de outros Municípios que recorrerem a este renomado Hospital. No mesmo vídeo, cita ambulâncias de Casinhas chegando no Hospital. 
 o Hospital São Luiz, é uma Instituição muito conceituada, historicamente respeitada,  sempre preservou em receber os pacientes de portas abertas. Ainda na entrevista o gestor disse que possivelmente acontecerá um colapso no abastecimento de oxigênio por conta da demanda de pacientes de outros Municípios. APERTE O PLAY E ESCUTE A ENTREVISTA:
 
 "Para que vocês tenham uma ideia, nós recebíamos em condições normais um caminhão de oxigênio a cada dia, estamos tendo um por dia, e já foi sugerido, pela empresa (...) a troca de um tanque maior, o que não pode ser feito de imediato, e requer custos altos". Disse o Gestor do Hospital. 
Desde março de 2020 não tivemos ainda uma situação semelhante a atual, estamos vivendo um momento extremamente grave onde  a incidência de casos aumentou consideravelmente e o Hospital nos últimos quinze dias têm estado permanentemente cheio e acolhendo doentes além da sua capacidade física e da capacidade da equipe médica e profissionais de saúde, o técnico de enfermeiro darem conta do volume dos serviços. Nós estamos recebendo diariamente, 15 doentes graves, que requerem intubação, uma grande parte que requerem assistência ventilatória, que requerem  oxigênio, e requerem transferências para UTIs, o que têm tido uma dificuldade grande pela falta de vagas nas UTIs do estado.
Realmente nós estamos vivendo um cenário de guerra, onde nós precisamos uma ajuda constante do Governo do Estado, da Prefeitura, estamos mantendo contato quase diariamente com os gestores Estadual e Municipal e fazendo o possível para atender a população e o impossível tanto por parte do Hospital como da minha equipe médica que têm se desdobrado além dos seus limites físicos.

César Nascimento - Um Vídeo nas redes sociais diz que  as ambulâncias estavam voltando. Outro diz que requer UTI, aconteceu isso no Hospital, está acontecendo? As pessoas estão indo para lá está sendo negado o atendimento?

De jeito Nenhum, toda a população de Surubim, conhece o Hospital São Luiz nos seus 69 anos de existência e o Hospital sempre acolheu a todos de portas abertas, o que nós estamos tendo é o fluxo da nossa capacidade de receber, estamos tentando  encaminhar estes doentes para outras unidades através da central de regulação, mais em momento algum deixamos de dá assistência a população. Tenho feito esforço sobre-humano, tenho praticamente vivido 24 horas do dia ligado na situação de Surubim dia e noite ininterruptamente , tenho mantido contato com os fornecedores, de oxigênio e temos aqui uma carta de alerta no nosso fornecedor que é a (...) informando a população a possibilidade de colapso de fornecimento, não têm a capacidade de fornecer, então para que vocês tenham uma ideia, nós recebíamos em condições normais um caminhão de oxigênio a cada dia, estamos tendo um por dia, e já foi sugerido, pela empresa (...) a troca de um tanque maior, o que não pode ser feito de imediato, e requer custos altos, tudo isso está sendo de conhecimento das autoridades, gestora da saúde, tenho mantido contato prementemente, com o Secretário Estadual de saúde, com o nosso Secretário local. 

Outros Hospitais de Surubim

O Hospital Estefânia, a UPA do Coqueiro que têm vivido a mesma situação que a nossa, a nossa prefeita, também têm nos dado todo o apoio, o ex Deputado Nilton Mota que têm mantido contato permanente com o Governo do estado. Temos uma problemática em Surubim que é a demanda de outros Municípios para o nosso Município sobrecarregando a nossa rede de saúde. 

Jota Santo - Eu tive a informação Doutor que desde o mês de março que muitos jovens têm dado entrada no Hospital São Luiz, vítima da Covid-19?Essa notícia procede Doutor?

Sim. Nós tínhamos não só em Surubim, mais no Brasil , em todo o Pernambuco, uma incidência muito maior nas faixas etárias acima de 60 anos , 70 e 80 , e como nós sabemos com a vacinação a partir de fevereiro, estes grupos foram prioritários, hoje nós já temos (...) pessoas vacinadas pela dose e com a segunda dose. 


Nenhum comentário

Postar um comentário

FESTA DO TAPUIA 2022

Veja também
© Todos os Direitos Reservados