Responsive Ad Slot

 


Últimas Notícias

latest

Pernambuco bate recorder por dois dias com o número de pacientes na fila de leitos de UTI

21.5.21

/ por casinhas agreste

Pernambuco bateu, por dois seguidos, o recorde em 2021 do número de pacientes com Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag) que esperam por leitos em Unidades de Terapia Intensiva (UTI). Essa fila, que tinha 249 pessoas na quarta (19), aumentou para 260 nesta quinta (20), segundo a Central Estadual de Regulação Hospitalar, que reúne as solicitações diárias por leitos nos hospitais .
Em 2020, o pico foi contabilizado no dia 11 de maio, quando 275 pessoas esperavam por uma vaga nas Unidades de Terapia Intensiva. O recorde deste ano foi contabilizado após Pernambuco registrar 242 adultos, 13 recém-nascidos e cinco crianças à espera de leitos de UTI.
A mãe de Wanessa Ribeiro, uma idosa de 61 anos, é uma das pessoas que estavam na fila. “Eu tô aqui no Hospital Aristeu Chaves, em Camaragibe [no Grande Recife], onde a minha mãe se encontra internada desde domingo, dia 16. Ela se encontra com suspeita de Covid, ainda não chegou o resultado do exame como positivo. Ela foi intubada na segunda feira (17) e precisa de um leito de UTI", disse.


Em 2020, recorde ocorreu no dia 11 de maio, com 275 solicitações de leito de UTI — Foto: Reprodução/TV Globo


Apesar de ter conseguido a vaga na UTI, a mãe de Wanessa, não conseguiu fazer a transferência para o leito porque estava com a saturação baixa: o nível de oxigênio no corpo da paciente caiu para 80%, enquanto o normal é 95%.


"É bem angustiante para a gente ver o nosso parente sem ter o atendimento necessário, sem ter a medicação necessária, sem ter o respirador adequado... O tempo vai passando e o nosso parente vai piorando. A minha mãe é a minha vida, é um membro da minha família que está aí dentro e eu preciso de ajuda", contou Wanessa.



O alto número de pessoas na fila por leitos de UTI acaba deixando as emergências cheias de pacientes.

Pernambuco bate recorde de pessoas em fila por leitos de UTI — Foto: Reprodução/TV Globo


"Enquanto profissional que trabalha na triagem do serviço de referência, a gente observa que os pacientes têm uma dificuldade maior em ser transferidos para a UTI. Os pacientes chegam, muitas vezes, do interior, com um tempo prolongado de internamento e necessitando de melhores cuidados, mas tem essa demora por conta da dificuldade para conseguir uma vaga", afirmou o médico infectologista Bruno Ishigami.


O governo do estado tem aberto novos leitos de UTI. A quantidade de leitos para pacientes com Covid-19 aumentou 65%, entre o dia 1º de março, quando havia 1.016 leitos desse tipo, e a quarta-feira (19), quando o total era 1.679 leitos de terapia intensiva, de acordo com a Secretaria Estadual de Saúde.
O médico Diego Montarroyos pede às pessoas que não parem de se cuidar para evitar a infecção pelo novo coronavírus. "Usem máscaras, se distanciem e o que mais nos dá esperança para voltar no próximo dia ao trabalho é a imunização em massa, é a possibilidade de vacina para todo mundo", declarou.

Covid-19 em Pernambuco

A confirmação, nesta quinta-feira (20), de mais 3.188 casos da Covid-19 e 65 óbitos provocados pela doença em Pernambuco levou o estado a totalizar 452.721 infectados pelo novo coronavírus e 15.192 mortes devido à pandemia. Os registros começaram a ser feitos em março de 2020.

Nenhum comentário

Postar um comentário

FESTA DO TAPUIA 2022

Veja também
© Todos os Direitos Reservados