Responsive Ad Slot

 


Últimas Notícias

latest

MPPE investiga prática de nepotismo em Serra Talhada

8.2.21

/ por casinhas agreste

Não é de hoje que o nepotismo contamina e macula as administrações públicas pelo país afora. Essa prática consiste no favorecimento de parentes ou amigos próximos nas relações trabalhistas, que não estão devidamente qualificados para um determinado cargo, deixando de fora quem realmente é idôneo para exercê-lo. Nepotismo, para quem ainda não sabe, é crime previsto em lei. Pois bem, o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) já começou a se mexer para investigar se isso está ocorrendo em Serra Talhada, no Sertão do Pajeú.

Os alvos são a prefeitura municipal e a Câmara de Vereadores. A 2ª Promotoria de Justiça instaurou um inquérito civil com esse objetivo. Entre as justificativas apresentadas para a abertura do inquérito, o promotor Vandeci de Souza Leite reforça a lei: “a afinidade familiar com membros do Poder Executivo e Legislativo é incompatível com o conjunto de normas éticas abraçadas pela sociedade brasileira”.

O procedimento do MPPE já foi publicado no Diário Oficial. Os representantes dos Poderes Executivo e Legislativo locais têm um prazo de dez dias para encaminhar a lista de todos os cargos comissionados e funções de confiança. 

A Câmara de Vereadores também deverá enviar relação dos nomes dos vereadores eleitos, cargos comissionados e funções de confiança da Casa Joaquim de Souza Melo. A iniciativa do MPPE deveria servir para deixar os demais gestores de olhos abertos. Mas infelizmente a influência política ainda é uma prática tão provinciana quanto ao do nepotismo. 

Mais um<Presidente da Câmara de Vereadores de Carnaubeira da Penha (Sertão do Pajeú), Welber Santana (MDB) é mais um a anunciar sua pré-candidatura à presidência da União dos Vereadores de Pernambuco (UVP). Vereador pelo terceiro mandato, Welber soma-se aos outros pré-candidatos buscam o mesmo objetivo: representatividade e alternância no comando da entidade.

IML do Araripe<Após o Governo de Pernambuco anunciar a convocação de concursados para a área de segurança pública do Estado, a deputada Roberta Arraes adiantou-se em pediu celeridade na abertura do Instituto de Medicina Legal (IML) 24 horas para o Sertão do Araripe. Desde o seu primeiro mandato, a parlamentar vem lutando pela instalação do IML, que sempre foi colocado em pauta nas suas agendas com o governador Paulo Câmara e com o secretário de Defesa Social de Pernambuco, Antônio de Pádua. 

Pelo Agreste<Mais um que já anda correndo trecho pelo Estado é o deputado federal André Ferreira (PSC). Na última sexta-feira (5) ele foi até Caruaru e visitou o Consórcio Público Intermunicipal do Agreste Pernambucano e Fronteiras (Coniape), presidido desde o início de fevereiro pelo prefeito de Vertentes, Romero Leal. Acompanhado dos prefeitos Duguinha Lins (São Joaquim do Monte); de Giorge Bezerra (Camocim de São Félix); e Gildo Dias (Sairé), além do ex-prefeito Joãozinho Tenório, o deputado ouviu uma palestra sobre como funciona e a importância do consórcio para os municípios da região. Atualmente o Coniape tem 26 prefeituras inscritas.

Referência<Uma comitiva formada por gestores públicos de Inajá, no Sertão do Moxotó, esteve em Dormentes, no Sertão do São Francisco,  para ver de perto as boas práticas da gestão municipal nas áreas de agricultura e pecuária. Uma das agendas principais, claro, foi a feira de animais da cidade. O grupo ainda saboreou a carne de carneiro preparada por criadores locais. Dormentes tem um dos maiores rebanhos caprinovinocultores do país.
Folha PE

Nenhum comentário

Postar um comentário

FESTA DO TAPUIA 2022

Veja também
© Todos os Direitos Reservados