Responsive Ad Slot

 


Últimas Notícias

latest

Com 77% de ocupação, prefeitura do Recife reabre 80 leitos de UTI para pacientes de Covid-19

24.12.20

/ por casinhas agreste

Anúncio foi feito nesta quarta-feira (23) e, segundo o secretário de saúde Jailson Correia, 'número de casos esperado para o primeiro trimestre exige medidas como essa'.
G1 PE
Estrutura a ser utilizada é de hospitais de campanha que foram desativados na cidade — Foto: Andréa Rego Barros/Prefeitura do Recife/Divulgação
Estrutura a ser utilizada é de hospitais de campanha que foram desativados na cidade — Foto: Andréa Rego Barros/Prefeitura do Recife/Divulgação
Com 77% dos leitos de UTIs ocupados no Recife, a prefeitura anunciou, nesta quarta-feira (23), a reabertura de 80 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para o enfrentamento à Covid-19. Os leitos devem ser instalados no Hospital Eduardo Campos da Pessoa Idosa, na Estância, na Zona Oeste do Recife. A instalação deve ocorrer a partir de janeiro de 2021.

Segundo o prefeito Geraldo Julio (PSB), a capital pernambucana tem, atualmente, 120 leitos de UTI, dos quais 93 estão ocupados. “Uma discussão conjunta do atual governo com a próxima gestão chegou à conclusão da necessidade de abertura de mais leitos”, afirmou, em pronunciamento transmitido pela internet.

Para equipar os leitos, os respiradores e os demais equipamentos médico-hospitalares são parte dos aparelhos que foram utilizados nos hospitais de campanha da prefeitura que foram abertos e, posteriormente, desativados na cidade. Com a ativação dos novos espaços, a cidade vai passar a ter 342 leitos dedicados à Covid-19, dos quais 200 são de UTIs e 142, de enfermaria.

Hospital Eduardo Campos da Pessoa Idosa fica na Zona Oeste do Recife — Foto: Andréa Rego Barros/PCR/Divulgação
Hospital Eduardo Campos da Pessoa Idosa fica na Zona Oeste do Recife — Foto: Andréa Rego Barros/PCR/Divulgação


O secretário de Saúde do Recife, Jailson Correia, explicou, em entrevista ao G1 por telefone, que o Hospital Eduardo Campos da Pessoa Idosa tem uma entrada separada para internações e para pacientes que buscam exames e consultas.

"Essa é uma preocupação que nós temos desde o primeiro momento. A arquitetura do hospital é muito favorável, porque não há cruzamento de fluxo de pacientes. Os pacientes de Covid-19 devem seguir para lá após encaminhamento da Central de Regulação de Leitos e chegam de ambulância, por uma entrada diferente daquela em que entram pacientes para consultas e exames. Não é preciso se preocupar, as regras de segurança vão ser obedecidas", disse.

“O número de casos esperado para o primeiro trimestre exige medidas como essa, de preparação, para a nossa cidade”, afirmou o secretário municipal de Saúde.
Mesmo diante dessa expectativa pela alta de casos devido à observação de outras epidemias virais em anos anteriores, o secretário de Saúde do Recife explicou, ainda, que medidas mais rigorosas devem ser adotadas em momentos estratégicos, o que não seria o caso até esta quarta (23).

"As medidas precisam ser proporcionais ao momento epidemiológico. Um lockdown é como um remédio muito forte, que deve ser usado sem restrição na indicação, no tempo e no momento certos. Se você faz medidas muito restritivas, que não encontram o momento epidemiológico adequado, você acaba 'gastando um determinado cartucho', por assim dizer. Quando precisar fazer, a medida traz consigo certo descrédito", afirmou.

Correia explicou, ainda, que antes de pensar em medidas mais restritivas para o momento, é preciso que as determinações sanitárias atuais sejam cumpridas pela população.

"É preciso que sejam cumpridas as que já estão em vigor. Acho que o mais apropriado seria nós nos peguntarmos se as regras vigentes estão sendo seguidas pela população antes de pensar em novas regras”, disse.


Cremepe pede mais ações
Na terça-feira (22), em outro pronunciamento, o secretário estadual de Saúde, André Longo, afirmou que “é possível que nós tenhamos uma aceleração da epidemia” nos três primeiros meses de 2021 devido à sazonalidade e caso a população não cumpra as recomendações sanitárias (veja vídeo abaixo).

Secretário de Saúde prevê alta de casos de Covid-19 em PE no primeiro semestre de 2021
Secretário de Saúde prevê alta de casos de Covid-19 em PE no primeiro semestre de 2021

Também na terça, o Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (Cremepe) emitiu uma nota aberta ao governo do estado pedindo um ajuste do Plano de Convivência com a Covid-19.

No texto, a autarquia afirmou que "é nosso entendimento que no enfrentamento do novo coronavírus não bastam apenas 'abertura de novos leitos de UTI e enfermarias', se faz necessária uma abordagem baseada em um modelo que vise a minimizar de forma efetiva a circulação do vírus até a plena imunização populacional”.

Nesta quarta (23), Jailson Correia, que, assim como André Longo, também é médico, afirmou que o Cremepe “faz seu papel de se posicionar publicamente”. “Na minha avaliação pessoal e de boa parte da população, tem sido feito um trabalho exemplar no sentido de buscar regras de convívio social e estabelecer limites”, disse.

"É importante lembrar que o estado não é onipresente no sentido de coibir que as pessoas, de um modo geral, sigam exatamente as recomendações do governo do estado ou mesmo do município, que também acompanha as decisões estaduais. Acho que colocar a responsabilidade num ente, unicamente, não me parece algo razoável", afirmou o secretário de Saúde do Recife.


"O governo do estado tem se posicionado a prefeitura também, de maneira permanente, transparente. Antes era todo dia, mais recentemente semanalmente, dando entrevistas coletivas, fazendo um apelo muito contundente às pessoas para seguir regras já existentes", disse Jailson.

Ao chegar no comitê após vencer o segundo turno das eleições do Recife, em 29 de novembro, João Campos foi levado nós braços por apoiadores — Foto: Marina Meireles/G1
Ao chegar no comitê após vencer o segundo turno das eleições do Recife, em 29 de novembro, João Campos foi levado nós braços por apoiadores — Foto: Marina Meireles/G1

Mesmo com o apelo das autoridades sanitárias de manter o distanciamento social e o uso de máscaras, Jailson afirmou que aglomerações como as que ocorreram após o anúncio da vitória do prefeito eleito João Campos (PSB) são "algo difícil de prever".

"O comportamento coletivo é algo difícil de se prever num momento festivo. Não foi uma questão isolada, um fato isolado, mas um fenômeno que se observou em outros países do mundo. Tenho certeza absoluta que não foi intencionalidade de ninguém da coordenação nem do prefeito eleito que as coisas acontecessem desta ou daquela maneira", afirmou.

Vacinação
Questionado sobre a possibilidade de a capital pernambucana buscar estratégias para vacinar a população independentemente do Plano Nacional de Imunização, Correia afirmou que a busca pela vacinação exclusivamente por um único município é algo a ser tratado com cautela.

“Se uma cidade, Salvador, hipoteticamente, resolve fazer a vacinação, como fazer que só o cidadão tenha acesso à vacina? O que dizer para quem mora na Grande Salvador? Tem que se ter cautela nesse sentido, porque estrategicamente as medidas de imunização precisam ser pensadas numa escala maior por questões práticas”, afirmou.


Ainda segundo Jailson, o gabinete de transição, que envolve o atual governo do prefeito Geraldo Julio e a gestão de João Campos, buscou ouvir especialistas para estudar como é possível imunizar a população.

"O momento atual exige que as gestões estaduais tomem iniciativas. Acho que a iniciativa do prefeito eleito João Campos foi acertada de chamar um comitê de especialistas, gente com muita experiência em gestão púbica, em ciência e em imunizações, que está subsidiando a tomada de decisões do município", disse.

Coronavírus em Pernambuco
A Secretaria Estadual de Saúde (SES) registrou, nesta quarta-feira (23), 1.915 novos casos da doença provocada pelo novo coronavírus. Com esse acréscimo, o estado passou a totalizar 211.996 confirmações da Covid-19.

Também foram confirmados outros 28 óbitos, que aconteceram entre os dias 12 de outubro e 22 de dezembro. Com o número, a contagem total de mortos provocados pela doença subiu para 9.487, de acordo com o estado.

Nenhum comentário

Postar um comentário

FESTA DO TAPUIA 2022

Veja também
© Todos os Direitos Reservados