Responsive Ad Slot

Últimas Notícias

latest

Fiscalização do uso de máscaras é ampliado a todos municípios de Pernambuco

16/05/2020

/ por casinhas agreste
Foto: Leandro de Santana/DP
Todas as cidades de Pernambuco devem fiscalizar o uso de máscaras em ambientes públicos ou fechados, mesmo aquelas que não estão na Operação Quarentena, que abriga Recife, Olinda, Jaboatão dos Guararapes, Camaragibe e São Lourenço da Mata. A informação foi dada por Antônio de Pádua, do secretário da Defesa Social de Pernambuco, em coletiva realizada nesta sexta-feira (15). "É importante deixar isso bem pontuado. Vai funcionar sob pena de fiscalização, com eventual punição ou multa, até mesmo de um fechamento do estabelecimento que não seguirem essa medida sanitária".
De acordo com Pádua, a Polícia Militar de todo o estado terá um esquema de segurança que autoriza a fiscalização de pessoas e estabelecimentos que não estiverem adotando a máscara. "Por óbvio, é necessário que exista um envolvimento dos municípios, sobretudo das guardas municipais e autoridades sanitárias municipais”, acrescentou. "Se as pessoas foram encontradas nas ruas sem utilizar o equipamento de proteção, será orientado a voltar para casa. Em caso de desobediência ou desacato, o indivíduo pode ser conduzido para uma delegacia e ser autuado. Insistimos, no entanto, que a conscientização é o melhor meio para a união”.
Saque do auxílio emergencial 
As instituições bancárias que realizam pagamento do auxílio emergencial do governo federal funcionarão normalmente, assim como os funcionários que lidam com o pagamento poderão circular como atividade essencial. "Existe uma decisão judicial que determina que a Caixa, o governo do estado e outros órgãos atuem diretamente no controle da organização das filas, também da segurança das pessoas que estão aguardando atendimento”, explica Antônio de Pádua. A Polícia Militar tem feito um trabalho nos entorno das agências, garantindo a segurança das pessoas que estão na fila. Os guardas municipais, especialmente do Recife, têm feito um trabalho de controle organização, além da restrição de trânsito nos entornos das principais agências com maior volume de pessoas.
Aperfeiçoamento da Operação Quarentena
Ernani Medicis, procurador-geral do estado, admitiu a possibilidade de uma flexibilização das atividades que integram a permissão para dirigir sem o rodízio. “Durante essa semana recebemos algumas sugestões, recomendações e dúvidas. Poderemos rever a lista das atividades essenciais dentro de três ou quatro dias”, disse procurador, mas sem citar quais seriam as atividades.


Nenhum comentário

Postar um comentário

Veja também
© Todos os Direitos Reservados