Responsive Ad Slot

 


Últimas Notícias

latest

AROEIRAS - Sem dó nem piedade, Prefeito de Aroeiras suspende professores e ASGs contratados durante o período de pandemia

14.5.20

/ por casinhas agreste
Prefeito de Aroeiras suspende contratos de Professores e trabalhadores de serviços gerais das escolas
Foto reprodução: Google imagem Aroeiras/PB

A Prefeitura Municipal de Aroeiras, no Agreste do Estado da Paraíba, decretou a suspensão dos professores contratados e auxiliares de Serviços Gerais das escolas da Secretaria de Educação do Município. A suspensão é válida por tempo indeterminado. A medida foi tomada após a gestão Municipal alegar que os professores não estariam trabalhando durante o período de pandemia do Coronvaríus – Covid-19. Confira que o Fundeb para o Município de Aroeiras aumentou do ano de 2019 para o ano de 2020. Professores efetivos alegam que estão realizando atividades remotas para os alunos. 
De acordo com o Sagres Site Transparência do Estado da Paraíba, os recursos oriundos do Fundeb para o Município aumentou consideravelmente do ano de 2019 para o ano de 2020, isso não justifica a gestão pública dispensar os Professores contratados num momento tão crítico motivado pelo vírus. Também ficou suspenso os Agentes de Serviços Gerais que trabalham nas escolas. Outra informação é de que o Prefeito não está pagando o reajuste salarial do professores efetivos referente aos anos  de 2019 e do ano de 2020. No mês de janeiro o Ministério da Educação MEC divulgou o reajuste do piso salarial de professores da educação básica para 2020. O piso salarial dos profissionais da rede pública da educação básica em início de carreira foi reajustado em 12,84% para 2020, passando de R$ 2.557,74 para R$ 2.886,24. Os professores efetivos da Rede Municipal de Ensino de Aroeiras estão aplicando aulas online durante este período de isolamento social. Lembrando que esta gestão costumeiramente atrasa os salários dos servidores mesmo recebendo a folha do Fundeb.
Confira a Folha de Pessoal no mês de março de 2019 e 2020.





Os professores contratados e auxiliares de serviços gerais das escolas foram suspensos pelo prefeito:
Como estes professores suspensos  pagarão as suas contas? A Feirinha do final do mês? A prestação atrasada? O cartão de crédito? O carnezinho da loja, o álcool a gel, a máscara, medicamentos, tudo isso vai ficar no ar para  que este gestor tenha mais consciência e não oprima uma classe tão sofrida. 
Em um post no Facebook o Prefeito respondeu o seguinte: 

Vou lhe responder esse 108 funcionários foram os professores e servidores de serviços gerais que trabalham nas escolas, pois havíamos iniciado as aulas , porém se você também observar a folha de abril vai perceber que houve exoneração dos que entraram em março, por motivo das aulas terem parado, mais também houve acréscimo de outros nomes diferentes dos de março ( em menor quantidade), os que haviam trabalhado em março , porém atrasaram a entrega dos documentos para a formalização do contrato.Já na folha de maio não constará nem os nomes de março, nem os de abril , pois toda a estrutura escolar está parada e todos os contratos dessa secretaria foram suspensos.Disse o Prefeito em sua rede social". Disse.
O momento é de solidariedade para tantos aroeirenses que vivem em situação de vulnerabilidade ocasionada pela desigualdade social, risco de saúde e desemprego. O Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) de Aroeiras e 0,548  um dos piores do Estado da Paraíba. Esse índice refere-se ao nível econômico da população. 
Somado a este índice o desemprego, a Prefeitura num momento tão crítico sufoca ainda mais a população:  O que justifica o Prefeito  suspender estes profissionais? Mesmo sem aulas presenciais eles deveriam está  ajudando os alunos de forma online e recebendo o seu salário. A recomendação da  União Nacional dos Dirigentes Municipais de  Educação UNDIME  é que neste período de coronavírus a gestão pública fracione meios para que a educação chegue até o aluno através de EAD chamado  Ensino a distância.
 Os Professores contratados que foram dispensados deveriam está neste momento sendo mobilizados junto com os professores efetivos enviando aulas via online e atividades para ajudar os alunos que estão em isolamento social. No momento apenas os professores efetivos estão fazendo este tipo de trabalho e acumulando tarefas.



Nenhum comentário

Postar um comentário

FESTA DO TAPUIA 2022

Veja também
© Todos os Direitos Reservados