Responsive Ad Slot

 


Últimas Notícias

latest

Secretario de Saúde do Estado de PE pede a Municípios que disponibilizem leitos para tratar pacientes com COVID 19

2.4.20

/ por casinhas agreste
Após a confirmação de 95 casos de Covid-19 em Pernambuco e de oito mortes de pacientes com a doença, o secretário estadual de Saúde, André Longo, pediu que os municípios do estado disponibilizem leitos intermediários ou de terapia intensiva para conter as contaminações de pessoas pelo novo coronavírus. “A doença vai chegar ao interior”, disse nesta quarta-feira (1º)
Em uma coletiva de imprensa feita pela internet, Longo afirmou que o município de Toritama, no Agreste, abriu um hospital de campanha nesta quarta (1º) para atender a casos suspeitos ou confirmados da Covid-19. O secretário pediu que o exemplo fosse replicado em outras cidades.
“Será de grande ajuda ao estado que outros municípios, inclusive maiores do que Toritama, principalmente aqueles com mais de 100 mil habitantes, possam seguir esse exemplo para disponibilizar leitos intermediários ou de terapia intensiva para ajudar no esforço que o governo está fazendo para ampliar nossa capacidade de enfrentamento”, disse.
Também segundo o secretário, a instalação de leitos de retaguarda nas redes de saúde dos municípios com mais de 100 mil habitantes foi uma recomendação do Ministério Público de Pernambuco (MPPE).
Ainda de acordo com Longo, todas as estruturas do governo estão voltadas para a expansão de áreas de atendimento. A expectativa é de implantar pelo menos 1 mil novos leitos em hospitais de Pernambuco. "Os últimos números mostram que Pernambuco já tem 290 leitos, sendo 90 de UTI [Unidade de Terapia Intensiva]", disse o secretário.
Nesses leitos, a taxa média de ocupação é de 49%, que representam não somente pacientes com suspeita da Covid-19. A prefeitura do Recife também realizou a abertura de 106 leitos, sendo 31 de UTI, no Hospital da Mulher e na Policlínica Amaury Coutinho.
"A ideia é que a gente vá crescendo o número de leitos, ao mesmo tempo com o trabalho de retardar o pico da epidemia", afirmou o secretário. Nesta quarta (1º), a Unidade Pernambucana de Atenção Especializada (UPAE) de Petrolina, no Sertão, abriu dez leitos intermediários para tratar pacientes com Covid-19. Há previsão de abertura de outros 90, sendo 20 de UTI.
‘Longo pediu que a população que vive, sobretudo, no interior do estado cumpra as recomendações de isolamento social. Nesta quarta (1º), em cidades como Camaragibe e Moreno, no Grande Recife, e Vitória de Santo Antão, na Zona da Mata, foi possível ver aglomerações de pessoas e o funcionamento de estabelecimentos comerciais que deveriam estar fechados, conforme o decreto do governo estadual

“A doença vai chegar ao interior, é uma questão de tempo. Ela já está em algumas das cidades. Precisamos que toda a população se conscientize. Esses dias serão determinantes para os outros dias que virão no decorrer do mês de abril”, declarou.
O secretário também falou sobre o reforço dos hábitos de higiene e do isolamento social. “Ainda estamos num período crítico para conter a escalada da epidemia. É muito importante que a população se conscientize, não relaxe", disse.
De acordo com o secretário de Saúde do Recife, Jailson Correia, as medidas de restrição social adotadas na capital pernambucana levaram à mudança do cenário previsto. "Todas as projeções matemáticas diziam que a gente teria um enorme número de casos e de óbitos", disse.
"Temos visto que, a cada dia, o número de casos vai aumentando, mas sabe-se que o resultado que vemos agora é fruto de todo o trabalho da sociedade. O fato de você ficar em casa ajuda", afirmou Correia.


Nenhum comentário

Postar um comentário

FESTA DO TAPUIA 2022

Veja também
© Todos os Direitos Reservados