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DESTAQUE: Educação de Casinhas comemora avanços significativos no SAEPE 2019

13.3.20

/ por casinhas agreste

ASCOM CASINHAS

Na última quarta-feira (11), a Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco divulgou o resultado do Sistema de Avaliação da Educação Básica de Pernambuco (SAEPE) 2019. Entre as escolas das redes municipais, nossa Casinhas, aqui no Agreste, foi destaque com excelentes resultados obtidos na avaliação, chegando a superar a média estadual. No 2°ano, a proficiência em Língua Portuguesa em 2019 foi de (620,42), em 2018 foi de (529,9) e em 2017 era de (540,2). Já em Matemática o nível atingido foi de (587,2), em 2018 foi de (504,8), em 2017 era de (524,2), numa escala de (0 a 1.000).

No 5° ano, em Língua Portuguesa, a proficiência atingida em 2019 foi de (219,5), em 2018 foi de (201,4), em 2017 era de (190,0). Em Matemática, a proficiência atingida foi de (232,9)  em 2018 foi de (214,9) e em 2017 era de (204,1), numa escola de (0 A 500). No 9° ano, o componente de Lingua Portuguesa atingiu em 2019 (252,3), em 2018 foi de (249,8), em 2017 era de (228,7). Em Matemática alcançou (271,0), em 2018 foi de (265,1), e em 2017 era de (232,4), ambos numa escola que varia de (0 a 500).

Foto: Divulgação/Reprodução
A ideia do SAEPE é produzir informações sobre o grau de domínio dos estudantes nas habilidades e competências consideradas essenciais, além de ser uma ferramenta de monitoramento para a gestão escolar. O evento aconteceu no auditório do Hotel Onda Mar, no Recife, e reuniu secretários de Educação Municipais, secretários executivos, gerentes regionais de ensino, e equipes técnicas pedagógicas. O encontro tem o objetivo de fazer com que esses dados, que são divulgados anualmente, ganhem sentidos didáticos e que os gestores possam usar essas referências para ressignificar práticas pedagógicas e melhorar a qualidade da educação.

Foto: Divulgação/Reprodução
O secretário de Educação de Casinhas, Givanildo Melo, esteve presente e comemorou os excelentes resultados obtidos no município. "Crescemos em todas as etapas de avaliação, obtendo excelentes índices, consolidando assim um aumento significativo nos últimos 3 anos. Tudo isso porque a educação de Casinhas é feita a muitas mãos, da gestão na sala de aula ao acompanhamento familiar, da inclusão ao desenvolvimento de projetos, dos processos pedagógicos ao sistema de avaliação, procuramos sempre agregar requisitos imprescindíveis à formação de um cidadão que possa atuar na contemporaneidade como protagonista da sua história", destacou o gestor.

Foto: Divulgação/Reprodução
"Quando se investe na educação visando uma formação integral, quando o educando é o centro das nossas atenções, quando os esforços humanos, cognitivos, os planejamentos e recursos financeiros são direcionados com compromisso e responsabilidade, não podemos esperar outro resultado que não seja o avanço. Quando os professores fazem do simples o extraordinário, quando acolhem, pesquisam, buscam e efetivam um trabalho edificante, dentro da sala de aula, o resultado só pode ser este e nos orgulha. Muitas são as lutas diárias e os desafios, maior ainda é o DESEJO de todos os que fazem a educação de Casinhas acontecer", acrescentou.



Fotos: Divulgação/Reprodução
"A todos, nossa gratidão. Agradeço ao prefeito João Camêlo, que não tem medido esforços para apoiar todas as ações da educação de Casinhas, que tem nos motivado e dado condições para que possamos concretizar nas nossas escolas um trabalho edificante. Nosso muito obrigado a todos os pais, a todos que apoiam, a todos que colaboram com os processos educativos. E a vocês, estudantes, meus parabéns, e o nosso compromisso de continuar fazendo muito mais e melhor por vocês", pontuou.

Foto: Divulgação/Reprodução
A avaliação do SAEPE é feita com estudantes da rede pública estadual e municipal, dos 2ºs, 5ºs e 9ºs anos do ensino fundamental, 3ºs anos do ensino médio e Travessia nas disciplinas de língua portuguesa e matemática. Em 2019, cerca de 310 mil estudantes de 3.338 escolas participaram da avaliação. O SAEPE também contribui diretamente para a adaptação das práticas de ensino às necessidades dos alunos. Os resultados da avaliação produzidos pelo sistema são associados às políticas de incentivo para reduzir as desigualdades e elevar o grau de eficácia da escola, compondo em conjunto com as taxas de aprovação verificadas pelo Censo Escolar, o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica de Pernambuco – IDEPE.

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