Responsive Ad Slot

 


Últimas Notícias

latest

Em Pernambuco, transferência de votos de Lula para Haddad já é realidade

8.9.18

/ por casinhas agreste
Blog do Jamildo
O ex-prefeito de São Paulo, Fernando Haddad (PT), provável ‘plano b’ do Partido dos Trabalhadores para a presidência da República, ainda não começou a campanha oficialmente e, na Justiça Eleitoral, ainda está registrado como vice, mas já começou a angariar votos de Lula (PT). A candidatura do petista foi negada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) no último dia 31. Dois dias depois, Haddad cresceu na pesquisa realizada pelo Ibope, em parceria com o Jornal do Commercio e a TV Globo, divulgada no JC nesta quinta-feira (7), em que apareceu com 10% das intenções de voto, contra 4% no levantamento anterior, de 20 de agosto.

O presidenciável do PDT, Ciro Gomes, também cresceu, passando de 9% para 13%.

Haddad esteve em Pernambuco no dia 1º de setembro. No Estado, gravou imagens para o guia eleitoral em Caetés, cidade onde Lula nasceu, no Agreste pernambucano. Depois, foi a Garanhuns para uma caminhada com o senador petista Humberto Costa, candidato à reeleição, o governador Paulo Câmara (PSB), que também disputa mais um mandato, e a postulante a vice na chapa, Luciana Santos (PCdoB).

No ato político, foi saudado pela militância como “presidente”. Apesar disso, ainda sob a indefinição do PT sobre recursos, evitou se colocar como candidato.

Sem Lula, quem vence em Pernambuco é a candidata da Rede, Marina Silva (Rede), que apareceu com 15% das intenções de voto, uma queda de um ponto percentual em relação à pesquisa anterior. Marina foi a mais votada no Estado no primeiro turno de 2014, quando estava no PSB e sucedeu na chapa o ex-governador Eduardo Campos, morto em acidente aéreo durante a campanha.

Depois de Marina, vem Ciro Gomes (PDT), que cresceu de 9% para 13%. Em terceiro, Jair Bolsonaro (PSL), candidato que manteve 12% das intenções. Geraldo Alckmin (PSDB) também continua com 6%.

Álvaro Dias (Podemos), Cabo Daciolo (Patriota), Henrique Meirelles (MDB), João Amoêdo, Vera Lúcia (PSTU) e João Goulart Filho (PPL) somaram 1%. Guilherme Boulos (PSOL) e Eymael (DC) não pontuaram.

Brancos e nulos caíram de 37% para 27%. Os que não sabem ou não responderam foram de 7% para 10%.

Esta é a segunda rodada da pesquisa Ibope JC/TV Globo, registrada no TRE com o protocolo 240/2018 e no TSE com o número 01246/2018. Foram entrevistados 1.204 em 56 municípios de Pernambuco, entre os dias 2 e 4 de setembro. A margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%.

Candidatura de Lula negada
O ministro Edson Fachin, relator da Operação Lava Jato no Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu nesta quinta-feira (6) negar um pedido formulado pela defesa do ex-presidente para afastar impedimento à candidatura do petista ao Palácio do Planalto. Com base em um comunicado do comitê de Direitos Humanos da ONU, a defesa de Lula pretendia afastar os efeitos da condenação de Lula no caso do triplex, no qual foi condenado em segunda instância a 12 anos e um mês de prisão por corrupção passiva e lavagem de dinheiro.
Por conta disso, o petista foi enquadrado na Lei da Ficha Limpa pelo TSE. Ao negar o registro da candidatura de Lula, na semana passada, a Justiça Eleitoral deu dez dias para que o partido faça a substituição do candidato. 

Com isso, Haddad, hoje registrado como vice, deve passar a disputar a presidência. A deputada estadual do Rio Grande do Sul Manuela D’Ávila (PCdoB) fica com a vice.


Nenhum comentário

Postar um comentário

FESTA DO TAPUIA 2022

Veja também
© Todos os Direitos Reservados