Responsive Ad Slot

 


Últimas Notícias

latest

Casinhas realiza Censo Agropecuário 2017

10.11.17

/ por casinhas agreste
Giselda Gomes, José Luiz Silva, Fabíola Sousa (foto), Charliane Melo e Lucas Correia são os recenseadores responsáveis pela coleta de dados do Censo Agropecuário 2017 em Casinhas (Foto: Divulgação/Reprodução)

Cinco recenseadores já estão em campo coletando dados referentes ao setor agropecuário do município


Blog Mais Casinhas com  AGÊNCIA BRASIL


Após dez anos, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) fará um novo Censo Agropecuário no país. A coleta de dados já começou e será feita por 19 mil recenseadores em mais de 5,3 milhões de estabelecimentos agropecuários em todo o país nos próximos cinco meses. Em Casinhas, cinco recenseadores já estão em campo realizando entrevistas para levantar todas as informações referentes à área agropecuária aqui do município: José Luiz Silva, Giselda Gomes, Fabíola Sousa, Charliane Melo e Lucas Correia. Os resultados do Censo Agropecuário 2017 devem começar a ser divulgados pelo IBGE em meados de 2018.

TECNOLOGIA - A coleta de dados para o Censo Agro 2017 será inteiramente digital, por meio dos Dispositivos Móveis de Coleta (DMCs), que rodam um aplicativo inteiramente desenvolvido pela Diretoria de Informática do IBGE e serão capazes de mostrar a imagem do setor censitário, a posição do recenseador no terreno e os endereços dos estabelecimentos a serem recenseados. Com a tecnologia, também será possível identificar novos estabelecimentos e cadastrá-los. 

"Além disso, para garantir que as informações sejam coletadas no setor determinado, o sistema utiliza o GPS e, inclusive, não permite que o questionário do Censo Agro seja aberto fora do local correto", informou o IBGE. O novo sistema também vai melhorar a crítica dos dados, orientando os recenseadores durante a coleta, para que o questionário seja preenchido de forma correta. "À medida que o recenseador coleta as informações, os dados já começam a ser transmitidos e conferidos".

NOVA PESQUISA - O Censo Agropecuário 2017 também vai subsidiar a implantação do cadastro de estabelecimentos agropecuários e do Sistema Nacional de Pesquisas Agropecuárias, que permitirá a criação da Pesquisa Nacional por Amostra de Estabelecimentos Agropecuários. A pesquisa irá a campo anualmente captar dados detalhados sobre receitas e despesas na produção, crédito e seguro rural, proteção de mananciais, conservação da fauna e flora, uso de agrotóxicos, técnicas de produção, além da situação social e familiar dos trabalhadores do campo.

Com informações da Agência Brasil

Nenhum comentário

Postar um comentário

FESTA DO TAPUIA 2022

Veja também
© Todos os Direitos Reservados