Responsive Ad Slot

 


Últimas Notícias

latest

Aroeiras,Gado Bravo e Umbuzeiro, a mais temível das secas,fotos mostram moradores que sobrevivem às margens do rio Paraíba

4.12.13

/ por casinhas agreste
Às margens do rio moradores lavam roupa, retiram água do rio para animais e para gasto diário.
Às margens da rodovia que liga os Municípios de Umbuzeiro, Aroeiras e Gado Bravo, sobrevive uma população ribeirinha nas imediações do rio Paraíba  que sobrevivem  predominantemente da agricultura, pecuária e da pesca.
O rio Paraíba é  um dos mais importantes do estado devido a sua extensão e à relevância econômica. É um rio parcialmente intermediário, já que parte de seu leito desaparece em épocas de seca, embora a partir de seu médio curso seja sempre perene.

As estradas são tomadas por caminhões pipas que diariamente transportam água para os moradores das cidades de Aroeiras,Umbuzeiro e Gado Bravo.

Mas o que chama atenção, como este povo ribeirinho tem feito para sobreviver? O rio Paraíba têm sido o único meio para os moradores sobreviver, mas como fazer no período de seca? 
Durante esse período de seca, os moradores sentem muitas dificuldades para conseguir uma lata d’água própria para o consumo humano, a água potável torna-se raridade, apenas abastecida por caminhões pipa do exército ou comprada. Segundas informações, a água distribuída não é suficiente para atender a população, que para não ficar sem o produto são obrigadas a retirar o produto do leito do rio Paraíba.
Animais sofrem com o período da seca


Essa é a história de milhares de sertanejos que lutam diariamente, em torno de uma vegetação cinzenta, árvores tomadas pela sequidão, serras cobertas pela cinza da seca. Galhos secos, apenas alguma árvores resistem a esse período de seca, como é o caso do juá, aveloz, cardeiro entre outras plantações predominantes da região.Animais são dizimados, o homem sofre os efeitos da seca,céu nítido,calor quase insuportável, numa região situada entre serras, rio seco,temperatura que para alguns seres humanos não suportaria passar alguns minutos.




Moradores diariamente retiram água do rio para consumo humano e dos animais

Caminhões pipa retirando o pouco que resta da água  no rio

Ponte do rio Paraíba


Serras cinzentas pelo calor quase insuportável,sol escaldante

O rio Paraíba é um dos principais rios, além de servir de referência na Paraíba,seve de cenário turístico e serve de fonte de alimento da população local.Nessa região, muitos moradores, lutam pela sobrevivência, mas precisam de uma atenção maior dos governantes para que consigam melhores condições de sobrevivência.

Vegetação seca, moradores sentem dificuldades para sobreviver 

Ainda é possível perceber moradias rudimentares, a modernidade dos grandes centros urbanos ainda não chegou nessa região, nem programa sócias do governo Federal, como o minha casa minha vida, são moradores que sofrem os efeitos da seca, vitimas de uma das mais sofridas secas que já se houve na região.
Ao passar no rio Paraíba, percebe-se o vai e vêm de moradores com seu único companheiro diário para transportar a água que é retirada de um rio,o jumento que transporta alimento para o gado além de carregar no lombo botijões  d’água no lombo.

Todos os dias transitam nessa rodovia dezenas de caminhões pipa, que prestam socorro aos moradores destes Municípios, estrada tornou-se as veias  de ligação para o transporte  d’água  entre os dois estados.
O vai e vem de caminhões,seguem cheios e voltam vazios rumo ao estado de Pernambuco, já essa região limita-se com o Estado de Pernambuco.




Fotos: Edmilson Arruda
Casinhas Agreste
www.casinhasagreste.com.br

Nenhum comentário

Postar um comentário

FESTA DO TAPUIA 2022

Veja também
© Todos os Direitos Reservados