Responsive Ad Slot

 


Mostrando postagens com marcador SAMU Recife. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador SAMU Recife. Mostrar todas as postagens

Samu Recife apresenta queda no envio de ambulâncias para pacientes com sintomas de SRAG

Nenhum comentário

28.6.21


Diario de Pernambuco

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) do Recife divulgou que houve uma diminuição nos chamados de ambulâncias para casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag). De acordo com os dados, há 8 dias a média móvel segue caindo abaixo de 40 envios de ambulâncias.

De acordo com dados da Gerência de Serviços Teleatendimento (GST), do Samu Recife, no domingo (27), a média móvel de envios de ambulância para pacientes com Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag) foi de 35,1 no sábado (26).

O número é bem próximo ao de envios de viaturas do serviço para causas externas, como traumas, que esteve em 33,1. No sábado (26) foram enviadas 38 ambulâncias para atendimentos SRAG e 21 ambulâncias para traumas/acidentes no Recife.

Covid-19 no Recife
Segundo o último boletim epidemiológico divulgado, ontem (27), o Recife confirmou 271 novos casos de Covid-19, sendo 251 casos leves e 20 casos de srag. Também foram confirmadas, laboratorialmente, oito novas mortes, sendo três mulheres e cinco homens, ocorridas entre os dias 12 e 26 de junho de 2021. Os pacientes que foram a óbito tinham idades entre 29 e 78 anos. Assim, o município totaliza 134.322 casos confirmados da Covid-19, sendo 119.793 leves e 14.529 casos de srag.

Destes últimos, 4.646 evoluíram para óbito. Além disso, o boletim também aponta um total de 128.053 pacientes recuperados da doença. Comparando-se as semanas epidemiológicas SE 23 e SE 24, para os casos leves observa-se uma redução de 18,5% nas notificações e de 40,3% para os casos confirmados.

Em relação aos casos de srag, houve uma redução de 16,8% no número de casos notificados e de 21,9% para os casos confirmados. Quanto aos óbitos, a mesma comparação demonstra uma redução de 17,3% para os óbitos notificados de srag e de 6,4% para os óbitos confirmados para covid-19. Analisando-se a data de ocorrência dos óbitos dos últimos 60 dias, nota-se que o número de óbitos variou entre 1 e 18.

Técnica de enfermagem do Samu Recife morre por complicações da Covid-19

Nenhum comentário

17.2.21


Liliane Quitéria dos Santos tinha 48 anos e trabalhava há 17 no serviço. Ela teve o quadro neurológico agravado por causa do vírus
A técnica de enfermagem do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) do Recife Liliane Quitéria dos Santos, de 48 anos, morreu, na última segunda-feira (15), por complicações da Covid-19.

Liliane estava internada há nove meses no Hospital Tricentenário, em Olinda, na Região Metropolitana do Recife. O quadro clínico dela começou com uma encefalite viral, uma infecção do sistema nervoso central que provoca a inflamação do cérebro. Em maio, a profissional foi diagnosticada com a Covid-19.

De acordo com o coordenador geral do Samu Recife, Leonardo Gomes, desde maio a técnica de enfermagem vinha tratando as sequelas do coronavírus.

"Ela não morreu diretamente da Covid, mas das sequelas que a doença deixou nela. Teve um AVC, um derrame, problema de pneumonia, ficou usando traqueostomia. Foi falência de diversos órgãos", contou Leonardo.

"No começo da pandemia, imaginávamos que a doença só dava quadros respiratórios. A primeira suspeita dela não foi Covid e, de acordo com os exames que foram feitos, foi confirmada a doença", acrescentou o coordenador geral. Liliane trabalhava no Samu Recife desde julho de 2004.

Ao longo da pandemia, cerca de 500 profissionais do Samu Recife foram diagnosticados com a Covid-19 - Liliane foi a primeira a morrer pelas complicações da doença.

O total de infectados representa mais da metade do quadro de funcionários do serviço. No pico da pandemia, quando as equipes foram reforçadas, o Samu chegou a contar com 820 profissionais.

"O Samu está enlutado, estamos muito tristes com isso e solidários à familia dela", lamentou Leonardo. O velório e enterro de Liliane ocorreram na segunda-feira (15). O corpo foi sepultado no Cemitério de Santo Amaro, na área central do Recife.

"É triste, para a gente, que estamos arriscando a nossa vida para salvar a vida do outro, enterrar o companheiro é um momento muito duro", completou o coordenador geral do Samu Recife.

Por meio de nota, a Secretaria de Saúde do Recife (Sesau), lamentou a morte de Liliane.

FESTA DO TAPUIA 2022

Veja também
© Todos os Direitos Reservados