Responsive Ad Slot

Últimas Notícias

latest

Últimas em Casinhas e região

Casinhas

Esportes

esportes

Saúde

Saúde

Educação

educação

Emprego

emprego

Pernambuco

VIDEOS

vídeos

Notícias em Fotos

fotos

Superior Tribunal de Justiça libera divulgação do resultado do Sisu

Nenhum comentário
Decisão foi tomada após pedido da Advocacia Geral da União
Agência Brasil
O presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro João Otávio de Noronha, decidiu nesta terça-feira (28) liberar a divulgação do resultado das inscrições no Sistema de Seleção Unificada (Sisu). A divulgação pelo Ministério da Educação (MEC) estava prevista para esta terça-feira, mas foi suspensa por uma liminar da Justiça de São Paulo, que também impediu o início das inscrições no Programa Universidade para Todos (Prouni).

A decisão do presidente foi motivada por um recurso protocolado na noite de dessa segunda-feira (27) pela Advocacia-Geral da União para derrubar a liminar proferida pela desembargadora Therezinha Cazerta, do Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3), que decidiu manter em vigor outra liminar concedida pela primeira instância da Justiça Federal para suspender a divulgação, sob alegação de que o governo ainda precisa dar um posicionamento “seguro e transparente” sobre a correção do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019. As notas no exame são usadas pelos estudantes para fazer inscrição no Sisu e concorrer a vagas em universidades públicas em todo o país.

Na sexta-feira (25), a Justiça Federal de São Paulo havia determinado a suspensão da divulgação dos resultados do Sisu até que o governo federal demonstrasse a correção das provas do Enem que foram apontadas com problemas por estudantes de todo o país. O tribunal deu prazo de cinco dias para o cumprimento da decisão, sob multa diária de R$ 10 mil. A decisão foi motivada por um pedido da Defensoria Pública da União (DPU).

Na semana passada, o Ministério da Educação (MEC) informou que houve erros na atribuição de notas para cerca de 6 mil alunos. Segundo a pasta, a falha teria ocorrido na impressão das provas aplicadas em algumas cidades, sendo responsabilidade de uma gráfica. O MEC acrescentou que corrigiu o problema e não houve prejuízos para os estudantes.

Lista não oficial
Nesta terça-feira, antes da decisão do presidente do STJ, candidatos se manifestaram, pelas redes sociais, informando que tinham tido acesso a uma lista de resultados do Sisu, no site do MEC. Em seguida, o ministério divulgou nota informando que as listas publicadas por alguns minutos em seu portal “não representam resultado oficial” e que, em razão de decisão judicial, a divulgação do resultado final “continuava suspensa”.

Paraíba tem 32 cidades que podem ter surto de dengue, zika e chikungunya

Nenhum comentário
Dados fazem parte do Levantamento Rápido de Índices para o mosquito Aedes Aegypti 
A Paraíba tem 32 municípios que apresentaram índices que demonstram situação de risco para ocorrência de surto e/ou epidemia por arboviroses, como dengue, zika e chikungunya. O número representa 14,4% dos 223 municípios de todo o estado. Outros 133 municípios (59,9%) encontram-se em situação de alerta e 57 (25,7%) estão em situação satisfatória.
As cidades com maior risco são Alagoa Nova, Juazeirinho, Pilar, Matureia, Pedra Lavrada, Juarez Távora, Pirpirituba, Itatuba, Cuité, Princesa Isabel, Mogeiro, Desterro, Soledade, Pedra Branca, Serra Branca, Salgadinho, Imaculada, Assunção, Sousa, Serra Grande, Araruna, Mulungu, Patos, Juripiranga, Seridó, Juru, Brejo do Cruz, Cajazeiras, Nova Floresta, Massaranduba, Picuí e Conceição.

Os dados fazem parte do Levantamento Rápido de Índices para o mosquito Aedes Aegypti – LIRAa/LIA, de 2020, realizado por 222 municípios, de 6 a 10 de janeiro, divulgado nesta terça-feira (28) pela Secretaria de Estado da Saúde da Paraíba (SES). Apenas Riachão não realizou o LIRAa.

O objetivo da pesquisa é nortear as ações de combate contra o mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika e promover comunicação e mobilização, por meio de ampla divulgação dos resultados na mídia estadual.

“Divulgar os resultados é uma importante ferramenta para obter o apoio das ações de enfrentamento do problema nos municípios, podendo contar com a adesão da população e de setores externos ao âmbito da saúde”, disse o chefe do Núcleo de Fatores Biológicos da SES, Luiz Almeida.

“Os focos do mosquito, na grande maioria, são encontrados dentro de casa, quintais e jardins. Daí a importância das famílias não esquecerem que o dever de casa, no combate, é permanente. Pelo menos uma vez por semana deve ser feita uma faxina para eliminar copos descartáveis, tampas de refrigerantes e lavar bem a caixa d’água e vedar. Além de não deixar água acumulada em pneus, calhas e vasos e deixar garrafas cobertas ou de cabeça para baixo”, alertou Almeida.

LIRAa mede risco de surto
Todos os 223 municípios deverão realizar, anualmente, quatro ciclos de LIRAa ou LIA (este último para municípios abaixo de 2.000 imóveis), de modo amostral, nos meses de janeiro, março, junho e outubro. Os quarteirões, onde ocorrerá o levantamento, são escolhidos por sorteio eletrônico, através do Sistema LIRAa/LIA. As larvas encontradas são enviadas para os laboratórios das 12 Gerências Regionais de Saúde (GRS), onde são identificados se são do mosquito Aedes Aegypti.

A partir do levantamento, realizado pelos Agentes de Controle de Endemias dos municípios, é feita uma classificação de risco, proposta pelo Ministério da Saúde, por meio do Programa Nacional de Controle da Dengue: abaixo de 1% da quantidade de imóveis com larvas, é considerado satisfatório; entre 1 e 3,9%, em alerta; e acima de 3,9%, em risco para ocorrência de epidemia.

Filho mata a mãe e enterra corpo em poço e acaba preso em flagrante, fotos da vítima e do assassino

Nenhum comentário
Uma mulher foi morta pelo próprio filho e teve o corpo escondido dentro de um poço artesiano da casa onde morava, no bairro Nova Iguaçuana, em Nova Iguaçu, Rio de Janeiro. Eduardo Jonathan Nicolau Alves, de 23 anos, confessou o crime e foi preso em flagrante por agentes da Delegacia de Homicídios da Baixada Fluminense (DHBF).

Sandra Maria Nicolau, que completaria 45 anos no dia 30 de janeiro, foi vista com vida pela última vez na última sexta-feira. Seu corpo foi encontrado no sábado � a polícia ainda não confirmou em qual dia a vítima foi morta. De acordo com informações, para abafar o cheiro do corpo da mãe, Jonathan o cobriu com brita, fechou o poço e colocou um vaso de planta por cima.

Natasha Nicolau Kohlman, filha de Sandra, conta que os vizinhos ouviram o barulho de Jonathan e mais uma pessoa no quintal da casa, na madrugada de sábado, e acionaram a polícia. Para ela, foi o momento em que o irmão escondeu o corpo da mãe.

FONTE DE EXTRA

Recife PE:Morre mulher que passou 3 meses em coma após sofrer estupro no Recife

Nenhum comentário
O estupro aconteceu no bairro de Santo Amaro, na área central do Recife, no dia 16 de outubro de 2019

Uma mulher de 44 anos que estava em coma desde outubro de 2019, quando foi estuprada e espancada, faleceu na noite desta segunda-feira (27), no Hospital Memorial Jaboatão, em Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana do Recife. À época do estupro, a vítima foi abandonada em um terreno baldio no bairro de Santo Amaro, na área central do Recife. 

No dia do crime, 16 de outubro de 2019, Taciene Maria Monteiro Leal, de 44 anos, teria pedido dinheiro a uma das filhas para comprar um picolé. Ainda não se sabe em que momento o estupro foi praticado e quem estaria envolvido no crime.

Taciene foi deixada num terreno baldio na Avenida Norte e levada para o Hospital da Restauração, na área central do Recife. No entanto, ela só foi reconhecida dois dias depois pelos familiares. A vítima foi transferida para o Hospital Memorial Jaboatão, onde faleceu.
A vítima tinha seis filhas. Luana, uma delas, disse que até o momento ninguém foi preso. “A gente quer justiça e que isso não passe impune. Ela não vai ser a primeira e nem a última (...) Nenhuma resposta, nenhuma pista e [a polícia] diz que a câmera ali [no local do crime] não pega nada”, desabafou.  

Resposta da Polícia Civil
Em resposta, a Polícia Civil informou que as investigações estão a cargo do delegado Diego Acioli e garante que está “realizando várias diligências no intuito de elucidar o crime”.

Confira a nota completa:

A Polícia Civil de Pernambuco entende a emoção e a dor dos familiares da vítima nesse momento. O caso segue em investigação por meio da 1ª Delegacia de Polícia de Homicídios – sob responsabilidade do delegado Diego Acioli. A equipe está empenhada e continua realizando várias diligências no intuito de elucidar o crime. Mais detalhes não podem ser fornecidos no momento para não comprometer o andamento do trabalho.

Paraíba: Suspeito de mandar matar pelo menos 10 pessoas na Bahia é preso, em Campina Grande

Nenhum comentário
Com o homem, foram encontradas duas armas. Uma delas, pertence a um militar da Aeronáutica e a outra foi roubada de uma empresa de vigilância.
 G1 PB
Suspeito de mandar matar pelo menos 10 pessoas na Bahia é preso em Campina Grande — Foto: Polícia Civil/Divulgação


Um homem de 28 anos suspeito de mandar matar pelo menos 10 pessoas na Bahia foi preso nesta segunda-feira (27), em Campina Grande, no Agreste da Paraíba. Segundo informações da Polícia Civil, ele é integrante de uma organização criminosa que também atua no tráfico de drogas entre os dois estados.

Ele foi preso por meio do cumprimento de um mandado de prisão preventiva, expedido pela Justiça da Bahia. Em Araci, município baiano, ele teria ordenado cerca de uma dezena de mortes.

Com o homem, detido em uma casa no bairro do Catolé, foram encontrados duas armas de fogo, que estavam com sinais de identificação raspados. Uma delas, pertence a um militar da Aeronáutica e a outra foi roubada de uma empresa de vigilância.

Conforme o delegado Luciano Soares, a Polícia Civil da Bahia entrou em contato com a Polícia Civil da Paraíba após descobrir que o foragido estava escondido em Campina Grande.

O suspeito também é réu em dois processos criminais pelo crime de tráfico de drogas e foi preso, anteriormente, pelas Polícias Civil e Federal, com 52 quilos de maconha. Ele permanece detido na Central de Polícia de Campina Grande.

PARAÍBA: Veículos de transporte escolar da PB vão precisar divulgar número de telefone para reclamações

Nenhum comentário
Lei aprovada pelo Governo cria um meio de comunicação entre os usuários e o Poder Público. Telefones terão 60 dias para se adequar às novas regras.
G1 PB
Regras vão valer para todos os transportes escolares do Estado — Foto: Reprodução/TV Paraíba


Foi publicada pelo Governo da Paraíba uma lei que obriga veículos de transporte escolar que operam no Estado a exibirem um número oficial de telefone para reclamações, que será denominado de Disque Denúncia Transporte Escolar. O inusitado é que a lei está publicada na edição do Diário Oficial do Estado (DOE) de 30 de dezembro de 2019, mas essa só foi publicada nesta terça-feira (28).
Segundo o texto da lei, o telefone tem que estar em local visível do veículo, nas partes laterais e na traseira de suas carrocerias. A lei diz ainda que em um outro momento o Governo vai emitir regulamento específico sobre a nova regra em que divulgará o número de telefone que deverá ser divulgado para receber as eventuais reclamações.

Agora, os detentores de autorização para a exploração do serviço de transporte escolar no Estado da Paraíba vão ter um prazo de 60 dias para adequarem seus veículos, a contar de sua regulamentação pelo Poder Executivo. Isso significa que apenas quando o tal regulamento específico foi publicado é que o prazo passa a contar.

O descumprimento da lei implicará em multa para o proprietário do veícu lo no valor de 50 Unidades Fiscais de Referência do Estado da Paraíba (UFR-PB) por cada veículo irregular, aplicada em dobro em caso de reincidência.

Ex presidiário é assassinado em Bonito; Popular é assassinado em Sirinhaém, PE

Nenhum comentário
Um ex-presidiário foi assassinado na noite desta segunda-feira (27), no distrito de Bem-te-vi, na zona rural do município de Bonito, no Agreste de Pernambuco. A vítima Edmilson Henrique da Silva, de 48 anos, estava em casa, quando um casal chegou perguntando se ele cavava poço, Edmilson ao atender a porta foi alvejado por vários disparos de arma de fogo efetuados tanto pelo homem como pela mulher, ele não resistiu e morreu no local. 

HOMICÍDIO EM SIRINHAÉM PE
Um homem foi assassinado na noite desta segunda-feira (27), na Rua Castro Alves, no município de Sirinhaém, no Litoral de Pernambuco.

Gerson Ferreira da Silva, de 32 anos, teve sua roubada dias atrás e a polícia investiga se ele foi assassinado por ter ido tirar satisfação com os autores do roubo.

A Polícia Civil está investigando o caso e ainda não identificou os autores do crime, o corpo de Gerson foi encaminhado para o IML do Recife

Usuário de drogas foi assassinado na frente dos Filhos em Gameleira, PE

Nenhum comentário

Do Blog Agreste Violento

Um homem foi assassinado na manhã desta segunda-feira (27), no bairro Santa Terezinha, em Gameleira, na Zona da Mata de Pernambuco.
José Cícero da Silva, de 33 anos, estava em casa com três filhos menores, quando a residência foi invadida e ele morto a tiros, José não teve como reagir e morreu na frente das crianças.
Após o crime os assassinos fugiram sem serem identificados, o caso está sendo investigado pela delegacia de Gameleira e o corpo foi encaminhado para o IML do Recife.

PRF detém pai e filho com caminhonete clonada em Garanhuns, PE

Nenhum comentário
Proprietário do veículo original estava recebendo multas em São Paulo

Um homem de 59 anos, e o filho dele, que  estavam utilizando uma caminhonete clonada, foram detidos na segunda-feira (27/01/2020), na BR 424, em Garanhuns, no Agreste de Pernambuco. O veículo foi encontrado pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), a partir de informações de um morador de São Paulo, que estava recebendo multas indevidas na região.

A caminhonete estava estacionada em frente a uma oficina mecânica que fica próxima da rodovia. Após uma verificação detalhada, foram encontrados diversos sinais de adulteração para dificultar a identificação do automóvel original.

O homem que estava na oficina informou que o veículo havia sido adquirido pelo filho dele por R$35 mil, a um primo que mora em São Paulo. Disse ainda que o jovem teria dado R$25 mil de entrada e parcelado o restante.

Pai e filho foram encaminhados à delegacia de Polícia Civil de Garanhuns, que irá investigar o caso.

Fonte: Agreste Violento

Pernambuco registra 463 casos suspeitos de arboviroses e investiga quatro mortes

Nenhum comentário
Número de notificações é 60,3% menor que as 1.167 computadas no mesmo período de 2019, segundo a Secretaria Estadual de Saúde.
G1 PE
Pernambuco teve 463 casos suspeitos de arboviroses e quatro mortes suspeitas de ligação com as doenças, segundo boletim divulgado pela Secretaria de Saúde nesta segunda-feira (27). Os dados apontam para uma redução média de 60,3% das notificações de dengue, zika e chikungunya, em comparação com as 1.167 do mesmo período de 2018.

Do total de notificações neste ano, 40 pacientes tiveram exames positivos para dengue e dois para chikungunya. A assessora técnica do Programa de Controle de Arboviroses do estado apontou que a redução de casos suspeitos está atrelada a alguns fatores, entre eles o sorotipo de dengue circulante no estado.

“Tivemos dois sorotipos circulantes de dengue que conseguimos identificar no ano passado. Não quer dizer que os outros dois não tenham ocorrido, mas identificamos esses. Então, a população deve estar imune a esses dois sorotipos, uma vez que entraram em contato”, afirmou.

Arboviroses em Pernambuco até 18 de janeiro

Arbovirose Notificações Confirmados Descartados Municípios com registro
Dengue 386 40 69 61
Chikungunya 73 2 23 22
Zika 4 - - 1
Fonte: Secretaria de Saúde de Pernambuco

A assessora também observou que o verão, embora seja propício ao desenvolvimento do mosquito, não tem sido necessariamente a época do ano com mais casos das doenças transmitidas pelo Aedes aegypti.

"Estamos perdendo a sazonalidade das arboviroses, aquele período de aumento em determinada época do ano. A gente perdeu devido a quantidade de arbovírus circulando. Já tivemos epidemia de chikungunya em agosto, por exemplo", disse Daniela Bandeira.

Outra possibilidade para a redução dos números é a notificação tardia, explicou. "Às vezes, demora um pouco para essa notificação ser colocada no sistema. Estamos acompanhando de perto alguns municípios que estão tendo aumento de casos e orientando", declarou.

As notificações diminuíram, mas, no estado, 125 cidades estão em situação de alerta ou em risco de surto de infestação pelo mosquito Aedes aegypti, apontou o boletim epidemiológico divulgado no dia 20 de janeiro. Com isso, é preciso seguir atento e evitar o acúmulo de água em recipientes abertos.

O estado é uma das nove unidades da Federação, que, segundo o Ministério da Saúde, poderão ter um surto de dengue em 2020. "Não pode baixar a guarda de jeito nenhum, ainda mais nesse período que temos chuva e sol em seguida, que é propício para multiplicação do mosquito", alertou Daniela Bandeira.

Mortes investigadas
O boletim desta segunda trouxe dois novos casos investigados sob suspeita de relação com arboviroses. Segundo a Secretaria de Saúde, foram duas mulheres na Região Metropolitana do Recife. Uma delas tinha 52 anos, era moradora de Moreno e faleceu no dia 9 de janeiro. A outra, tinha 40 anos, era de São Lourenço da Mata e morreu no dia 16 do mesmo mês.

Além desses casos, são investigadas a morte de dois idosos, sendo um de 69 anos, no dia 6 de janeiro, no Recife, e outro de 70 em Jaboatão dos Guararapes, no dia 8.



Recife PE: Gangue do 'boa noite, Cinderela', deu golpe em policiais e colocou sedativo até em sorvete

Nenhum comentário
Segundo delegado Carlos Couto, grupo era formado por três homens e uma mulher, que já está presa. Entre vítimas estão policial civil e PM e mais seis homens.
 G1 PE
A gangue do “boa noite, Cinderela”, que estava atuando no Grande Recife, deu golpes em oito homens, sendo um policial civil e um PM, marcando encontro por aplicativo de celular e site de relacionamentos. De acordo com o delegado Carlos Couto, responsável pela investigação, o grupo, liderado por uma mulher que já está presa, abordou uma das vítimas na praia, colocando sedativo em um sorvete.

O primeiro golpe da gangue foi desvendado na semana passada, pela Delegacia de Jardim São Paulo, na Zona Oeste do Recife. Na segunda (20), o delegado informou que um homem de 57 anos marcou um encontro por um aplicativo, adormeceu em um motel e teve prejuízo de R$ 8,1 mil. Na terça (21), Regina Rabelo, de 36 anos, foi presa em casa e confessou os crimes (veja vídeo abaixo).

Mulher que praticou golpe 'Boa Noite, Cinderela' em motel no Recife é presa pela Polícia


Em entrevista o G1, nesta segunda-feira (27), o delegado Carlos Couto afirmou que a gangue tinha quatro integrantes. Além, de Regina, são dois indivíduos, que fizeram o ”resgate” dela após o primeiro golpe no motel, e outro homem.

“Dois deles já estão identificados. São as pessoas que foram ao motel de táxi pegar a mulher e depois seguiram para o supermercado para fazer compras com cartão roubado”, afirmou o policial.

Um dos casos que chamaram a atenção do delegado ocorreu em uma praia, no Recife. A mulher marcou o encontro com a vítima e colocou o remédio controlado no sorvete dele.

“O medicamento fez efeito muito rápido e a vítima estava com a mulher no carro, indo para um motel ou para a casa dele, quando dormiu e bateu com o veículo. Ela levou o smartphone e cerca de R$ 200”, contou o delegado.

Ainda de acordo com Carlos Couto, cada integrante da gangue tinha uma função bem definida. Regina, disse o delegado, usava fotos falsas de mulheres bonitas, mais ou menos da idade dela, para atrair os homens, para o site de relacionamentos e para o aplicativo de encontros.

O segundo passo, era conversar com os alvos, geralmente pessoas com mais de 55 anos, pela internet. Quando ganhava confiança, ela começava a colocar fotos mais ousadas e, então, marcava os encontros.

“O homem que ainda estamos identificando chegou a ganhar uma espécie de comissão de R$ 1.500 pelo serviço. A mulher passou o cartão roubado no valor de R$ 4.700, e essa parte ficou com esse homem”, disse Carlos Couto.

Sobre o perfil das vítimas o delegado aponta que eles têm praticamente a mesma faixa etária. “Das oito vítimas, apenas duas eram mais jovens, mas todas caíram no golpe e perderam telefones e quantias em dinheiro. Ainda estamos ouvindo as pessoas para saber quanto a quadrilha levou”, afirmou Couto.


O delegado aprofunda, agora, a investigação sobre a origem dos medicamentos controlados usados nos golpes. “Temos uma informação de que uma pessoa ligada à mulher trabalharia em um hospital. Esses remédios estariam sendo desviados dessa unidade de saúde”, declarou.

Ocorrências fora levadas à delegacia de Jardim São Paulo, na Zona Oeste do Recife — Foto: Oton Veiga/TV GloboOcorrências fora levadas à delegacia de Jardim São Paulo, na Zona Oeste do Recife — Foto: Oton Veiga/TV Globo
Ocorrências fora levadas à delegacia de Jardim São Paulo, na Zona Oeste do Recife — Foto: Oton Veiga/TV Globo

Primeiro golpe
O primeiro golpe começou a ser investigado no fim de dezembro de 2019. De acordo com o delegado, ao longo das apurações, a polícia descobriu que a mulher colocou uma substância na bebida da vítima, em um motel na Zona Oeste da capital pernambucana.

Com a ajuda de dois comparsas, com o cartão de crédito do homem, ela foi até um supermercado da cidade e comprou vários itens, entre os quais dois smartphones.

Carlos Couto disse que a mulher também tentou adquirir outros produtos, totalizando R$ 5.700. O golpe poderia ter sido ainda maior, caso a administradora do cartão tivesse autorizado as outras compras.

Ainda de acordo com o delegado, o homem relatou que, depois de manter relações sexuais, disse para a mulher que gostaria de descansar por cinco minutos.

Ele passou, na verdade, seis horas dormindo. Acordou por volta das 18h, atordoado, passando mal, com náuseas e muito sonolento. Só despertou por causa da insistência dos funcionários do motel, que começaram a ligar para o quarto.


A vítima também contou ao delegado que, ao acordar, ficou sabendo que a mulher já tinha pago a conta, que custou R$ 110, e foi embora.

Como não tinha condições de dirigir, os funcionários do motel insistiram para a vítima do golpe permanecer no local. Ele disse que deveria ir para casa por causa da família.

Ele chegou em casa por volta das 19h e dormiu até o outro dia. Acordou com os mesmo sintomas e contou tudo para a mulher, que o levou para o hospital, segundo Carlos Couto.

Ainda de acordo com o delegado, a vítima foi atendida em uma unidade particular do Recife e não foi feito teste para detectar qual substâncias tóxica foi colocada na cerveja pela mulher, no motel.

Prisão
A prisão da mulher ocorreu na terça-feira à noite, em Areias, na Zona Oeste do Recife. Segundo a polícia, Regina está desempregada e tem três filhos.

No mesmo dia, a corporação disse que outras três pessoas denunciaram ter sido vítimas da mesma criminosa, desde agosto de 2019. Elas identificaram a mulher na Delegacia de Jardim São Paulo, na Zona Oeste.

Procon-PE alerta pais sobre cobranças de taxas indevidas nas escolas

Nenhum comentário
No período de matrícula, algumas unidades de ensino costumam realizar cobranças de taxas irregulares aos pais
Procon-PE alerta pais sobre cobranças de taxas indevidas nas escolas
Segundo o Procon-PE, o material escolar pode ser entregue de forma parcelada durante o ano - Foto: Reprodução/ Internet


Com o início do ano, os pais devem ficar atentos em relação aos valores das matrículas e das possíveis taxas extras na hora de realizar a matrícula dos filhos. Nesta segunda-feira (27), o Programa de Orientação e Proteção ao Consumidor (Procon) de Pernambuco alerta os pais para as cobranças indevidas neste período. Algumas unidades de ensino cometem práticas consideradas ilegais, como cobrar taxas de eventos e material escolar.

De acordo com o gerente jurídico do Procon-PE, Ricardo Faustino, a escola não pode exigir que o pagamento das taxas de evento e material escolar sejam obrigatório. “As instituições tem que ofertar opção ao consumidor, inclusive para pesquisar os melhores estabelecimentos e preços. Já em relação a taxas de eventos, o consumidor tem a opção de pagar no começo do ano ou de forma parcelada, porque pode ter algum evento específico que o aluno não vai participar e, dessa forma, o pai pode realizar o pagamento por evento", explicou.

Ele ainda afirma que os pais têm a opção de realizar a entrega dos materiais escolar de forma parcelada, durante o ano letivo. “Nos dias de hoje, diante dessa dificuldade financeira, os pais podem realizar a entrega parcelada durante o ano letivo, de acordo com a proposta pedagógica", disse.

Faustino garante que, mesmo em caso de débitos dos pais, a escola não pode reter nenhum tipo de documento. “Isso é vedado, inclusive, é passível de multa pelos órgãos administrativos. A escola não pode fazer nenhum tipo de constrangimento ou ameaça ao pai do aluno que está inadimplente naquele ano letivo, como também não pode imputar nenhum tipo de penalidade ao aluno que está inadimplente", concluiu.

Em caso de denúncias, os pais devem procurar a sede do Procon-PE, na Rua Floriano Peixoto, 141, no bairro de São José, no Centro do Recife. Para mais informações, pode ligar no número 0800 282 1512 ou no 3181-7000.

MEC suspende inscrições do ProUni por tempo indeterminado

Nenhum comentário
As inscrições estavam previstas para serem iniciadas nesta terça-feira (28)
 Da Folha PE

O Ministério da Educação informou nesta segunda-feira (27) que vai suspender por tempo indeterminado a abertura das inscrições do Prouni, programa que oferta bolsas a estudantes em instituições privadas do ensino superior.
A pasta atribui a medida à decisão judicial que manteve suspensa a divulgação dos resultados do Sisu (Sistema de Seleção Unificada).
Para o ministério, a medida bloqueia inscrições de outros programas de ensino superior, já que o resultado do Sisu é condição para acesso ao Prouni e Fies (fundo de financiamento estudantil).
As inscrições estavam previstas para serem iniciadas nesta terça-feira (28). Segundo o MEC, enquanto houver o bloqueio, estudantes podem consultar informações sobre as cercas de 251 mil bolsas que devem ser ofertadas no site do programa.
A suspensão ocorre após o Tribunal Regional Federal da 3ª região rejeitar recurso do governo federal contra decisão da Justiça Federal em São Paulo de não permitir a divulgação de notas devido a problemas em correções de provas do Enem.

Nesta segunda, a AGU (Advocacia-Geral da União) informou ter protocolado recurso no STJ (Superior Tribunal de Justiça) para garantir a manutenção do calendário do Sisu.

Segundo o MEC, os cronogramas definitivos dos programas de acesso à educação superior serão publicados após decisão final da justiça.


Em Surubim, Gari morre após máquina de solda explodir; ele ainda foi hospitalizado mais não resistiu

Nenhum comentário
 Morreu o Gari de Surubim de Nome Geraldo, ele fazia serviços extras na sua residência, quando em um dos trabalhos a Máquina de Solda explodiu, ficando com 70% do corpo queimado. Ele foi socorrido para a UPA de Surubim e transferido para o Hospital da Restauração no Recife, não resistiu e faleceu nesta segunda-feira 27/01. O Incidente aconteceu na última quinta-feira no Sítio Macacos em Surubim-PE.


Fonte: Matuto Fuxiqueiro 

Em Surubim, Mulher morre e outra fica gravemente ferida após ser atropelada na PE 90 no Sítio Barra da Onça

Um comentário
Aconteceu um atropelamento na rodovia PE 90, no sítio Bairro da Onça, na zona rural de Surubim, cidade que fica localizada no Agreste de Pernambuco. O fato aconteceu nesta segunda feira (27/01), quando uma dona de casa caminhava no acostamento e foi atingida por um veículo. Segundo informações, outra pessoa também foi atropelada e conduzida para o Hospital. A dona de casa conhecida por "Lila", faleceu no local, mãe de quatro filhos. 
A segunda vítima atropelada de nome Janieli Santos da Costa, 13 anos ainda foi estabilizada e socorrida pelo SAMU - Sistema de Atendimento Móvel de Urgência de Surubim e conduzida para o Hospital São Luiz de Surubim em seguida para o Hospital da Restauração, na capital pernambucana. 

Fonte: Página Matuto Fuxiqueiro


© Todos os Direitos Reservados