Responsive Ad Slot

Últimas Notícias

latest

Últimas em Casinhas e região

Casinhas

Esportes

esportes

Saúde

Saúde

Educação

educação

Emprego

emprego

Pernambuco

VIDEOS

vídeos

Notícias em Fotos

fotos

OPORTUNIDADE: Aberta inscrições para Curso de Cabeleireiro em Casinhas

Nenhum comentário
A Prefeitura de Casinhas, através da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos e da Diretoria de Juventude, abre inscrições para o Curso de Cabeleireiro, com prioridade para jovens entre 17 a 29 anos que não trabalham e recebem o Bolsa Família. As inscrições ocorrerão nos dias 18 e 19 de setembro, na Casa das Juventudes, no horário das 8h às 12h. As vagas são limitadas. Ministrado pelos profissionais do Instituto da Beleza e inteiramente gratuito, o curso será realizado no Telecentro de Casinhas, ao lado da Igreja Matriz Nossa Senhora das Dores, no Centro.

ASCOM CASINHAS


Procon de Campina Grande começa a atender consumidores por mensagens de WhatsApp

Nenhum comentário
Atendimento pelo aplicativo será realizado de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
Por G1 PB
O Procon de Campina Grande começa a atender consumidores através de mensagens de WhatsApp a partir desta segunda-feira (16). O atendimento pelo aplicativo será realizado de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

De acordo com o coordenador executivo do Procon municipal, Rivaldo Rodrigues, o consumidor que mandar mensagens para o WhatsApp do Procon de Campina Grande deverá preencher um formulário contendo dados pessoais e a denúncia ou reclamação, podendo conter fotos em anexo. Posteriormente, as informações fornecidas pelo consumidor serão enviadas para o WhatsApp da fiscalização, que deverá analisar o conteúdo e tomar as providências cabíveis.

Rivaldo ainda explicou que a ideia de manter um contato institucional através do WhatsApp surgiu a partir da alta demanda de denúncias recebidas diariamente no Instagram e no Facebook do órgão, redes sociais que normalmente são usadas apenas para prestar orientações básicas e divulgar aos consumidores ações que estejam sendo realizadas pelo Procon da cidade.

Com o novo canal, o site do órgão teve a página de denúncia reformulada, mantendo apenas informações básicas para que maiores esclarecimentos sejam feitos através do WhatsApp. Em finais de semana e fora do horário comercial, as denúncias serão registradas para atendimento posterior. O número do WhatsApp do Procon de Campina Grande é (83) 98185-8168.

Receita paga nesta segunda restituições do 4º lote do IR 2019

Nenhum comentário
Lote vai pagar R$ 3,5 bilhões para 2,8 milhões de contribuintes.
Por G1


A Receita Federal paga nesta segunda-feira (16) as restituições do quarto lote do Imposto de Renda 2019. O lote inclui também restituições residuais dos exercícios de 2008 a 2018.

CLIQUE AQUI para consultar se você está no lote de restituição.

Serão pagos pelo fisco R$ 3,5 bilhões a 2,8 milhões de contribuintes. O crédito será corrigido em 3,08%, de acordo com a remuneração da Selic entre maio e setembro deste ano.

SAIBA TUDO SOBRE O IR 2019

Como consultar sua restituição
As consultas podem ser feitas pela página da Receita Federal na internet. Há, ainda, o aplicativo para tablets e smartphones que facilita consulta às declarações do IRPF e situação cadastral no CPF, diretamente nas bases de dados da Receita Federal. Veja como fazer:

Pelo telefone

Ligando para o Receitafone, no número 146
Pelo computador

Entre no site da Receita.
Consulta IRPF
Consulta IRPF 2019 — Foto: Reprodução


Digite seu CPF (apenas números), data de nascimento e os caracteres de verificação (captcha), e clique em "consultar".

Malha fina
O Fisco lembra que é possível checar se a declaração foi processada. E se ela estiver já na fila de pagamentos, as informações prestadas estão coerentes com o banco de dados da Receita – indicando que a declaração, a princípio, não tem pendências (a Receita Federal tem até cinco anos para pedir esclarecimentos sobre as declarações).

A verificação pode ser feita pelo serviço Meu Imposto de Renda, da Receita Federal. Para isso, é preciso gerar um código de acesso, a partir do número do CPF, data de nascimento e recibos de entrega das duas últimas declarações.

Veja as datas de pagamento dos lotes próximos de restituição do IR neste ano:

5º lote, em 15 de outubro de 2019;
6º lote, em 18 de novembro de 2019;
7º lote, em 16 de dezembro de 2019.

Novas regras para tirar a CNH começa a valer na próxima semana

Nenhum comentário
Começam a valer na próxima semana, em todo o Brasil, as novas regras para tirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Algumas das mudanças ocorridas é o uso facultativo do simulador e a obrigatoriedade de apenas uma hora de aula em ambiente noturno.
Segundo texto publicado no DOU (Diário Oficial da União) em 17 de junho deste ano, as novas regras entram em vigor meados do mês, 90 dias após a publicação da decisão, ou seja, 17 de setembro.

Simulador

A partir da mudança, os candidatos a condutores vão poder escolher se querem ou não utilizar o simulador durante as aulas. A nova regra determina que, ao optar pelo uso do equipamento, o aluno deve realizar aulas de, no máximo, 50 minutos, antes das aulas práticas em veículo.

Alguns dos temas que devem ser abordados durante o uso do simulador são ligar o motor e controle de faróis. No caso dos alunos que desejam tirar a CNH (Carteira Nacional de Habilitação) na categoria B, usada na direção de carros de passeio, é possível optar pela realização de até cinco horas/ aula em simulador, desde que disponível no CFC (Centro de Formação de Condutores).

O texto também determina que o Denatran (Departamento Nacional de Trânsito) implemente o “procedimento de acompanhamento do uso de simulador no país, a fim de avaliar sua eficácia no processo de formação do condutor”.

O advogado João Paulo Martinelli afirma que as mudanças nos simuladores não serão tão impactantes, já que considera que a prática na rua é a que traz a experiência necessária. “O simulador poderia ser um complemento, as aulas práticas que são o verdadeiro teste”, afirma.

Em junho, depois do anúncio do governo sobre as mudanças, o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Freitas, disse que o equipamento não tem eficácia comprovada.

“O simulador não tem eficácia comprovada, ninguém conseguiu demonstrar que isso tem importância para formação do condutor. Nos países ao redor do mundo, ele não é obrigatório, em países com excelentes níveis de segurança no trânsito também não há essa obrigatoriedade. Então, não há prejuízo para a formação do condutor”, disse.

Aulas noturnas

Segundo a regra atual, os condutores precisam fazer pelo menos 25 horas/aula, sendo pelo menos duas noturnas. A partir de setembro, os brasileiros que vão tirar a CNH pela primeira vez para as categorias A (motos e triciclos) e B precisam fazer, no mínimo, 20 horas/aula, sendo pelo menos uma delas no período noturno.

Para a obtenção de ACC (Autorização para Conduzir Ciclomotor), serão necessárias cinco horas/aula, das quais pelo menos uma deve ser noturna.

Já os condutores que querem adicionar uma categoria na CNH precisam fazer, no mínimo, 15 horas/aula, também sendo uma noturna.

Martinelli considera a redução das aulas noturnas preocupante. “Deveria aumentar o período mínimo noturno, porque a condução a noite é bem diferente [da diurna]”, afirma.

Educação no trânsito

Martinelli diz que a maior parte dos crimes envolvendo trânsito acontecem por falha humana. “É fundamental ter a educação de trânsito. Não só para quem vai tirar a habilitação, mas desde criança, porque o pedestre tem que ter esse cuidado também”, diz.

O especialista diz que “não adianta só naquele curto período que o candidato a condutor frequenta a escola. Ali é um ensino mais focado para conhecer as regras para ser aprovado no teste”, afirma.

Decisão do TRF4

O TRF4 (Tribunal Regional da 4ª Região) determinou no dia 26 de agosto deste ano, em decisão liminar, que o simulador de trânsito deve continuar como obrigatório para as autoescolas do Rio Grande do Sul.

A liminar atende a um recurso do SindiCFC-RS (Sindicato dos Centros de Formação de Condutores do Estado do Rio Grande do Sul) e vale apenas para os CFCs filiados.
PB Agora



Vaquejada de Surubim ao vivo diretamente do Parque J Galdino

Nenhum comentário




Assista ao vivo a Vaquejada de Surubim no Youtube imagens gerada pela TV Vaquejada. O evento acontece neste domingo 15 de setembro no Parque J galdino, na cidade de Surubim, no Agreste de Pernambuco. 

Paraíba - Homem que transportava 345 quilates de pedras preciosas clandestinas é preso em Bayeux

Nenhum comentário
As pedras preciosas eram transportadas em uma caminhonete Hilux.

Durante fiscalização ao interior do veículo, os policiais localizaram uma balança de precisão e diversos sacos plásticos pequenos. (Foto: reprodução)
A Polícia Rodoviária Federal apreendeu durante abordagem na noite deste sábado (14), no município de Bayeux, na BR 101, km 84, diversas pedras preciosas sem qualquer comprovação de origem. As pedras preciosas eram transportadas em uma caminhonete Hilux. Durante fiscalização ao interior do veículo, os policiais localizaram uma balança de precisão e diversos sacos plásticos pequenos. A equipe então iniciou uma fiscalização minuciosa e localizou 345 quilates de pedras preciosas diversas, entre elas ametistas, turmalina preta, água marinha, turmalina rosa, safira, entre outras. Algumas pedras estavam lapidadas e outras em estado bruto. 

O condutor do veículo,um homem de 58 anos, se apresentou como proprietário da mercadoria e falou que recebeu as pedras como forma de pagamento de uma dívida mas não soube precisar a origem. As pedras preciosas não tinham comprovação de origem e de autorização de extração. O valor da mercadoria não foi estimado porque depende da pureza. Um quilate de água marinha, por exemplo, pode chegar a valer até 750 dólares. 

O homem foi preso e encaminhado à Polícia Federal e deverá responder por crime contra a ordem econômica por usurpação e exploração de matéria-prima pertencente à União sem autorização, com pena prevista de 1 a 5 anos de detenção.

Homem é preso com 890 'bananas' de dinamite, avaliadas em R$ 267 mil pela polícia

Nenhum comentário
Material foi achado em Moreno, no Grande Recife, e seria usado para assaltos a instituições financeiras e resgate de presos.
Por G1 PE
'Bananas' de dinamite foram encontradas em Moreno, no Grande Recife — Foto: Polícia Civil/Divulgação
Um homem de 43 anos de idade foi preso em flagrante na cidade de Moreno, no Grande Recife, por comercialização de explosivos que seriam usados para roubos a instituições financeiras.
Com ele, segundo a Polícia Civil, foram apreendidas 890 "emulsões", materiais popularmente conhecidos como "bananas" de dinamite.
Cada unidade do material, segundo a polícia, vale R$ 300. Se fossem vendidos a esse valor, os explosivos renderiam R$ 267 mil.
Ainda segundo a Polícia Civil, Everaldo Souto Maior de Lima Júnior, de 43 anos, tem passagem pelo sistema prisional por crimes como roubo e de receptação. Ele é considerado "perigoso" pela corporação.
A prisão foi comandada pelo delegado Cláudio Castro, após denúncias sobre a venda de artefatos explosivos para assaltos a bancos, carros-fortes e para a explosão de muros de unidades prisionais, para o "resgate" de presos.
Everaldo foi encaminhado ao Departamento de Repressão ao Narcotráfico (Denarc), onde foi autuado em flagrante. Ele seguiu para audiência de custódia em Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife.
O G1 entrou em contato com o Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) para saber o resultado da sessão e aguarda resposta.

Cantor Roberto Leal morre aos 67 anos em São Paulo

Nenhum comentário
Leal teve falência múltipla de órgãos, de acordo com seu empresário e fazia tratamento de câncer havia três anos
Folha
O cantor Roberto Leal morreu aos 67 anos na madrugada deste domingo (15), em São Paulo. Leal estava internado no Hospital Samaritano.

O artista português morava no Brasil desde a infância. Durante sua carreira, fez sucesso com músicas como "Arrebita" e "Bater o Pé", que traziam sonoridade lusitana.

Leia também:
Cantor sertanejo Jota Bruno morre após bater carro em árvore em rodovia do MS

Internado desde a segunda-feira (9), Leal teve falência múltipla de órgãos, de acordo com seu empresário. O cantor fazia tratamento de câncer havia três anos. Leal deixa a mulher e três filhos.

O velório do artista será aberto ao público e acontece na Casa de Portugal (av. da Liberdade, 602), região central da cidade, na segunda-feira (16), das 7h às 14h.

O enterro está marcado para as 15h, no Cemitério Congonhas (Rua Ministro Álvaro de Sousa Lima, 101), na zona sul de São Paulo

Parada da Diversidade muda trânsito em Boa Viagem neste domingo

Nenhum comentário
A Avenida Boa Viagem, onde acontecerá a 18ª Parada da Diversidade de Pernambuco neste domingo (15), terá um esquema especial de trânsito para o evento. O trecho da avenida, compreendido entre a Avenida Armindo Moura e a Rua Padre Bernardino Pessoa, será interditado das 9h às 20h. Se houver necessidade, em detrimento do fluxo de pessoas, o horário da interdição poderá ser antecipado. Além disso, outras 20 ruas que interligam a Rua dos Navegantes à Avenida Boa Viagem também terão interdições durante o período. 

Os bloqueios serão desfeitos conforme a passagem do desfile e, no final, ficarão restritos apenas no trecho entre as ruas Barão de Souza Leão (Pracinha de Boa Viagem) e Padre Bernardino Pessoa. Ao todo, um efetivo com 120 agentes de trânsito participará da operação. Além disso, a Central de Operações de Trânsito (COT) irá monitorar o fluxo de veículos.

Os condutores que saem dos bairros de Piedade, Candeias ou de praias do Litoral Sul podem seguir pela Avenida Boa Viagem, entrar à esquerda na Avenida Armindo Moura e depois à direita na Rua Cosmorama. Depois, a opção é seguir pela Avenida Marechal Juarez Távora, Rua Rio Azul, Avenida Desembargador José Neves e Avenida Dom João VI, no acesso à via Mangue, ou, à direita, seguindo pela Rua Félix de Brito e Melo até a Avenida Conselheiro Aguiar. Outra alternativa é desviar pela Avenida Armindo Moura em direção à Estrada da Batalha e seguir no sentido Afogados.

Devido à passagem dos trios-elétricos e ao grande movimento de pessoas esperado, não será permitido o estacionamento ao longo do trecho interditado da Avenida Boa Viagem, entre a Avenida Armindo Moura e a Rua Dona Benvinda de Farias. 

A Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) aconselhou que o público chegue cedo ao evento para evitar retenções. O ideal é deixar o carro em casa e utilizar o transporte coletivo. Outra opção é ir em grupo em um mesmo veículo, sugere o órgão. Os condutores que estacionarem irregularmente serão autuados com multas entre leve, média e grave, no valor de R$ 88,38 (três pontos na CNH), R$ 130,16 (quatro pontos na CNH) ou 195,23 (cinco pontos na CNH).
Diário de PE

Indefinição sobre futuro da PF gera disputa interna e temor de paralisação

Nenhum comentário
A ameaça do presidente Jair Bolsonaro (PSL) de trocar o diretor-geral da Polícia Federal desencadeou uma disputa interna por cargos-chave e o temor de paralisação de setores do órgão.

Para neutralizar a ação do presidente, a cúpula da PF e superintendentes de unidades regionais cobram uma decisão do ministro da Justiça, Sergio Moro, que até agora não foi claro sobre o tema.

A mudança na cúpula da PF produziria um efeito dominó, com substituições nas chefias das superintendências regionais. Além do órgão central, a PF tem 27 superintendências, uma em cada estado e no Distrito Federal.

Segundo integrantes da alta hierarquia da PF, a indefinição sobre o futuro de Maurício Valeixo, atual DG, como é conhecido o diretor-geral, impacta a rotina das superintendências.

Investigadores avaliam que os trabalhos que estão em andamento continuam seguindo seu ritmo próprio, mas casos que estão para começar ficarão em compasso de espera.
No campo administrativo, novos projetos, como reformas, remoções e transferência de servidores já foram em certa medida afetados.

A crise na PF teve início em 15 de agosto, quando Bolsonaro atropelou a cúpula e disse que iria trocar o superintendente do Rio, Ricardo Saadi, por questões de "produtividade e gestão". Ele ainda deu como certo o nome do sucessor –que não era a escolha do diretor-geral.

A declaração foi rebatida pela instituição, que negou a relação da troca com problemas de desempenho. Bolsonaro também passou a ser criticado por interferir em um tipo de cargo que, historicamente, não costuma ter ingerência presidencial.

Após semanas de desgaste, Bolsonaro chamou, em entrevista à Folha de S.Paulo no começo deste mês, de "babaquice" a reação da Polícia Federal, disse que o comando da instituição precisava dar uma "arejada" e que já havia conversado com Moro sobre isso.

Na origem da paralisia e da movimentação da bolsa de apostas na PF sobre o eventual sucessor de Valeixo e dos chefes das superintendências está, segundo relatos obtidos pela reportagem, a postura do ex-juiz, por não ter saído em defesa do diretor-geral.

O ministro tem evitado a imprensa, fazendo apenas breves pronunciamentos em eventos, mas se recusando a responder perguntas. Nos bastidores, tem dito que não comenta o assunto.
A reportagem questionou o Ministério da Justiça sobre o futuro da PF novamente nesta sexta-feira (13), mas a resposta segue sendo que não se falará sobre isso.

A informação que circula internamente na PF é que o ministro da Justiça ainda se apoia em uma esperança de que a poeira baixe para que consiga manter Valeixo no cargo.

Mas no comando do órgão a saída dele já é dada como certa, e a cobrança agora é para que ao menos Moro tente participar do processo de definição do sucessor.

Embora o discurso seja de que o órgão tem de continuar funcionando independentemente de questões externas, a indefinição no topo da PF irradia-se para as outras instâncias.
Valeixo, escolhido por Moro para a diretoria-geral, acompanhou a Lava Jato desde os primeiros passos, participou diretamente da prisão dos ex-presidentes Lula (PT) e Michel Temer (MDB) e conta com respaldo interno da corporação.

Com a mudança no comando da PF, a diretoria inteira deve sair –por conta própria ou trocada pelo novo chefe.

Bolsonaro passou, no último domingo (8), pela quarta cirurgia por causa da tentativa de assassinato que sofreu em setembro de 2018, durante a campanha eleitoral.

O presidente está afastado das funções –o vice, Hamilton Mourão, fica no posto até terça (17). A data de retorno tem sido monitorada pela PF, como um prazo para decisão dos novos rumos.

Além da instabilidade, a indefinição também causa uma disputa interna para ocupar as vagas dos que podem estar de saída e uma série de teorias conspiratórias.

Na semana passada, por exemplo, uma das entidades de classe, a Fenapef (Federação Nacional de Policiais Federais) enviou para parlamentares, entre eles o senador Flávio Bolsonaro (PSL-RJ), um comunicado dizendo "reiterar a confiança no presidente e autoridade deste para nomeação e escolha do diretor-geral".

A nota foi vista como oportunista por setores da PF e mais um capítulo do embate entre agentes e delegados. Movimentações como essa têm ocorrido nos bastidores desde o início da crise.

Em entrevista à Folha de S.Paulo, Bolsonaro não negou que Anderson Torres, atual secretário de Segurança Pública do Distrito Federal, seja o seu preferido para substituir Valeixo.

Com isso, o nome do delegado é o mais forte no momento, mas não é a escolha de Moro.
A direção da PF vê a possibilidade de nomeação de Torres como um retrocesso para a corporação. Os dirigentes argumentam que o fato de ele estar fora do órgão há quase uma década e ter trabalhado como assessor de um político durante esse tempo são pontos ruins para a PF.

O agora secretário de Segurança foi assessor legislativo do ex-deputado Fernando Francischini (PSL) por oito anos.

Durante os 30 dias de crise que correram, Moro falou apenas uma vez sobre o assunto, em entrevista à GloboNews, em declaração considerada pela cúpula como pouco firme.
"Veja, como eu tenho as várias funções aqui do Ministério da Justiça, as coisas eventualmente podem mudar, mas ele está no cargo, permanece no cargo, tem a minha confiança", disse.

A PF já trabalhava na substituição de Ricardo Saadi no Rio, a pedido dele, quando Bolsonaro atropelou e anunciou a troca em agosto.

Nos bastidores, uma investigação no Rio que envolve um homônimo do deputado federal Hélio Negão (PSL-RJ), aliado do presidente, aumentou a temperatura da crise. Moro determinou a abertura de apuração sobre o caso, para saber se houve fraude na inclusão do nome do parlamentar no inquérito.



SAÚDE MENTAL: Setembro amarelo: campanha alerta sobre prevenção do suicídio

Nenhum comentário
No Brasil, o suicídio é considerado um problema de saúde pública. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a cada 40 segundos, uma pessoa comete suicídio no mundo e é a segunda principal causa de morte entre indivíduos com faixa etária entre 15 e 29 anos. Além disso, um estudo realizado em 2002, por José Manoel Bertolote, pesquisador na área, afirma que 96,8% dos casos estão relacionados a transtornos mentais tratados indevidamente ou não tratados de forma alguma. 

Desde 2015, foi criada a campanha do ‘Setembro Amarelo’ pela parceria entre o Centro de Valorização da Vida (CVV), Conselho Federal de Medicina (CFM) e a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP). O dia 10 deste mês é, oficialmente, o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio. O intuito é criar um período no ano em que a sociedade possa debater, ter conhecimento sobre o tema e possa alertar a população sobre a prevenção do ato. 

Também de acordo com a OMS, 90% dos suicídios podem ser prevenidos.

Segundo a psicóloga Monick Brito, bipolaridade, ansiedade, depressão são alguns dos transtornos que mais contribuem para o suícidio, a especialista revela algumas das prevenções. “O principal é a indicação de um acompanhamento psicoterápico com uma abordagem que atenda a necessidade do indivíduo, a participação de grupos de ajuda e atividades do cotidiano também é uma forma de incentivo para ocupar a mente”. Além disso, Monick afirma que a prevenção é utilizar maneiras simples de estimular o indivíduo não cometer o suicídio. “Não podemos falar sobre prevenção esperando que seja oferecido algo extraordinário, que vá mudar a vida do indivíduo, porque o saudável é que ele encontre conforto e bem-estar no seu padrão de vida, com sua rotina”. 

Fundado há mais de 50 anos, o Centro de Valorização da Vida (CVV) é uma das ONGs voltadas ao tema mais antigas do Brasil. A associação filantrópica atua no apoio emocional e na prevenção do suicídio por meio de e-mail, telefone (188), chat ou pessoalmente. O CVV funciona 24h e obtêm 110 postos pelo Brasil com mais de 2400 voluntários. 

No Recife, Eliene Soares, 51, já é voluntária há 10 anos. “É um trabalho muito especial ser voluntária dO CVV. Eu tenho a oportunidade de melhorar todo dia, ajudando pessoa que precisam conversar, desabafar e muitas vezes elas não têm com quem fazer isso. É ter tolerância, paciência, aceitação e abertura para receber e ouvir quem pensa diferente”, afirma Eliene.  

Garantindo o sigilo e anonimato de quem entra em contato com o Centro, em 2018 o CVV Brasil recebeu em torno de 3 milhões de ligações. Foi um aumento de quase 50% em relação a 2017. Já no Recife, eles recebem em média 6 mil ligações por mês. Neste mês de setembro, o número geralmente dobra. 

Roda de conversa debaterá importância do Setembro Amarelo 

No dia 18 de setembro, o Teatro Beberibe sediará uma roda de conversa devido ao Setembro Amarelo. Organizado pelo projeto Mundo do Lua, o debate tem o intuito de discutir a importância de conversar sobre depressão e suicídio sem barreiras, desmistificando ambos os temas. O evento será às 16h e as inscrições podem ser feitas online. 

O Mundo do Lua é um projeto que oferece diversos serviços para ajudar pessoas com depressão, transtornos mentais ou apenas pessoas que sintam a necessidade de serem ajudadas. O projeto foi criado em 2017 por Sibely Fernanda, que perdeu o filho em 2015 e se viu na obrigação de criar um projeto que reduza a taxa de suicídios em Pernambuco.  

O grupo oferece psicólogos voluntários para atuar em algumas escolas estaduais e municipais de Paulista, pois a presença dos profissionais é rara. “Eu senti na pele o que muitos brasileiros sentem, que é querer ter dinheiro para pagar uma consulta para o seu filho e não ter, querer ajuda psicológica ou psiquiátrica e não ter”, diz Sibely sobre a iniciativa.  

Já no âmbito cultural, foi criado o MaracaLua, maracatu criado com o objetivo de tirar os jovens da comunidade de Paratibe da marginalização e oferecer um entretenimento diferente dos que são disponibilizados na área. Além disso, também promovem palestras em escolas, eventos, rodas de conversas, para levar esse assunto ao conhecimento de todos.

Prefeito João Camêlo participa do Novenário de Nossa Senhora das Dores em Casinhas

Nenhum comentário

Fotos: Pascom Casinhas
Ascom Casinhas

O prefeito de Casinhas, João Camêlo, a primeira-dama Gláucia Camêlo, a vice-prefeita Maria Pires, vereadores e secretários da gestão municipal participaram esta semana das celebrações do Novenário de Nossa Senhora das Dores. A programação da festa que reverencia a padroeira do município teve início no dia 6 de setembro e se estende até este domingo, dia 15. Na noite de hoje, o destaque fica por conta do show com a cantora católica Jake Trevisan, a partir das 20h30.
Na quinta-feira (12), a Prefeitura de Casinhas foi um dos noiteiros, em celebração dedicada às instituições públicas locais. Ontem (13), uma carreata saindo do distrito de Oratório, onde o prefeito reside, conduziu a imagem da Santa até à Igreja Matriz, no centro da cidade. "É uma festa muito especial e todos os anos eu faço muita questão de participar, pela tradição e o momento de fortalecimento da fé do povo de Casinhas. E, como sempre, venho também para pedir ainda mais proteção e muita paz à Nossa Senhora para o nosso município", declarou o prefeito, que é católico praticante.







ASCOM CASINHAS

Bolsonaro segue internado, 'Intestino não está funcionando como eu quero', diz médico sobre Bolsonaro

Nenhum comentário
'Intestino não está funcionando como eu quero', diz médico sobre Bolsonaro
Segundo o boletim médico deste sábado, o presidente continua apresentando melhoras
Estadão Conteúdo
O médico responsável pela cirurgia do presidente Jair Bolsonaro, Antônio Macedo, afirmou neste sábado (14) que o intestino do paciente não está evoluindo conforme desejado, mas está melhor. Em todas as cirurgias feitas, conforme ele, houve certo retardo da função intestinal. "Quando a (função intestinal) retorna, aí vai rápido (a recuperação). De ontem para hoje, tivemos uma melhora significante dos movimentos", explicou Macedo, em coletiva de imprensa, nesta manhã.
De acordo com o médico, essa demora não estaria relacionada ao procedimento feito no último domingo, dia 8. Ele lembrou que o presidente Bolsonaro já havia passado por outras três cirurgias. "São três diferentes. Ele foi muito bem tratado, mas repercutiu com uma paralisia intestinal longa e muitas aderências. Agora, já tinha bastante aderência. Na cirurgia do dia 28 de janeiro, já havia paralisia intestinal. A gente trata, e volta a aderência, então existe uma certa dificuldade no retorno normal da função intestinal", explicou Macedo.

De acordo com ele, existe uma série de substâncias para tentar evitar que aderências voltem a se formar e que uma delas, inclusive, foi usada na cirurgia do dia 28 de janeiro. O médico não revelou qual medicamento usado. Disse apenas que é uma substância complexa e a "mais famosa", mas que a imunização teria sido baixa uma vez que o quadro intestinal de Bolsonaro segue evoluindo no mesmo ritmo.

"Não é muito fácil evitar aderência em um paciente que teve uma peritonite grave, entende? Provavelmente, já tinha uma aderência, mas quando ocorre uma peritonite com a facada e fezes e sangue na barriga, mistura como se fosse queloide interno. A aderência seria, mal comparando, como se fosse uma cicatrização exagerada dentro do abdômen", detalhou Macedo.



Bolsonaro está bem de saúde
Apesar das aderências, o médico afirmou que Jair Bolsonaro está muito bem de saúde, com hemograma perfeito e que não tem nada contra. "Ele está com o coração perfeito, com saúde perfeita, com a musculatura perfeita. Não tem nenhum problema crônico que pudesse atrasar a função intestinal", disse Macedo.

Segundo o boletim médico do Hospital Vila Nova Star, O presidente continua apresentando melhora clínica progressiva. A nota divulgada neste sábado, 14, relata que ele segue sem dor, afebril e com melhora dos movimentos intestinais.

Bolsonaro se recupera no hospital em São Paulo, de uma cirurgia realizada no domingo, 8, para correção de uma hérnia que surgiu na região do abdômen. O presidente, segundo o boletim, aceitou muito bem a dieta líquida (endovenosa) que foi reintroduzida na sexta-feira e segue com alimentação parenteral. Foi mantida a fisioterapia respiratória e motora. As visitas, segundo o hospital, seguem restritas.

O procedimento cirúrgico a que o presidente foi submetido foi o quarto após o atentado. A cirurgia durou cerca de cinco horas e foi considerada bem-sucedida pela equipe médica. Na tarde de sexta-feira, o porta-voz da Presidência, Otávio Rêgo Barros, afirmou, em comunicado, que Bolsonaro não reclama mais de dor.

Bom Jardim PE: Procurados por assalto aos Correios são presos pela Força Nacional e pela PF em Paulista

Nenhum comentário
Prisão ocorreu na quarta-feira (11) e homens foram levados à sede da PF, no Recife. Assalto à agência dos Correios de Bom Jardim foi registrado pelas câmeras de segurança.

Dois homens suspeitos de assaltar uma agência dos Correios em Bom Jardim, no Agreste de Pernambuco, foram presos em Paulista, no Grande Recife. O cumprimento dos mandados de prisão ocorreu na quarta (11) e foi feito pela Polícia Federal (PF) com apoio de equipes da Força Nacional que participam do programa "Em Frente, Brasil", desenvolvido no município.

Os homens foram presos em suas residências, segundo a PF. Um deles tentou fugir, mas foi preso pelas equipes. Em sua casa, foram encontrados 30 gramas de maconha. O outro homem não apresentou resistência.

De acordo com a Polícia Federal, um dos homens, de 24 anos, já possuía antecedentes criminais por assalto com uso de arma de fogo e foi condenado a seis anos de prisão, mas estava em condicional. Já o outro preso, de 23 anos, também já havia sido preso por uso de entorpecentes e pela lei Maria da Penha.

Após a prisão, os dois foram levados para a Superintendência da Polícia Federal, no Centro do Recife. Após passarem por uma audiência de custódia, eles tiveram a prisão preventiva confirmada e foram encaminhados ao Centro de Observação e Triagem Professor Everardo Luna (Cotel), em Abreu e Lima, no Grande Recife.

O crime

Segundo a PF, toda a ação, ocorrida no dia 1 de agosto, levou aproximadamente dois minutos. Nas imagens divulgadas pela corporação, é possível ver que três homens armados invadem a agência e apontam a arma para o vigilante e para outro funcionário. Um quarto homem aguardava no carro, apontam os investigadores. (Veja vídeo acima)

Depois do assalto, um dos suspeitos foi preso e duas mulheres, suspeitas de auxiliar os assaltantes, foram detidas. Os outros três suspeitos, que estavam dentro do carro, perceberam a chegada da polícia e conseguiram fugir pelo matagal, apontou a Polícia Militar.

Com as duas prisões ocorridas na quarta (11), resta um foragido do crime, identificado como Tiago Roberto Vidal de Farias. Informações sobre o procurado podem ser dadas através do Disque Denúncia, no número (81) 3421-9595. A identificação do informante é mantida em sigilo, segundo a PF.

Polícia recupera carro roubado em Orobó e em Surubim

Nenhum comentário

Do Matuto Fuxiqueiro

Policiais Militares foram acionados pela Central do 22° BPM para seguir até um endereço, pois naquela localidade acabava de acontecer um assalto e os indivíduos levaram da vitima o veículo, Jeep Renegade prata, placa QPO 1452. O efetivo de pronto seguiu para o local e se deparou com o veículo, no qual os indivíduos abandonaram o carro e adentraram no matagal. Os Policiais realizaram buscas no local, mas não localizaram os indivíduos. O veiculo recuperado foi entregue ao proprietário. Ocorrência na noite sexta-feira, no Sítio Matinadas de Orobó-PE
Em outro caso, um veículo foi roubado em Taquaritinga do Norte e recuperado no Sítio Doquinhas, em Surubim, no Agreste de Pernambuco. 

Resumo policial 
 Um veículo Fiat Uno Mille que havia sido roubado em Taquaritinga do Norte contendo uma carga de peças de roupasse encontrava próximo a feira de troca.

Policiais se dirigiram até o local onde foi encontrado o veículo. Próximo ao local tinha uma equipe da polícia civil, que estava de tocaia esperando para ver se alguém vinha buscar o automóvel. Juntamente com a Polícia Civil rastreamos o celular da vítima, que também teria sido levado no roubo. A localização do mesmo o mostrava em um galpão aberto no sítio do Doquinhas, chegando ao local encontramos um celta prata de Placa: KKJ-6644 na entrada do galpão,o veículo supostamente teria sido usado no roubo, ao abordar o veículo encontramos as peças de roupas roubadas que estavam dentro do FIAT UNO MILLE de Placa: KJT-7243. Durante a abordagem pessoal foi encontrado como os envolvidos 01 e 02 “ Dois Big de maconha” um com cada um deles. Durante a abordagem pessoal aos mesmo a envolvida que morava ao lado do galpão tentou se evadir do local com dois celulares na mão. O policiamento fez a consulta dos dois pelo sistema IRC e um deles constava com queixado e pertencia a vítima do roubo. Diante dos fatos conduzimos os imputados até a DP de Surubim para que fossem tomadas as medidas cabíveis

DESFECHO:
Imputado 01: Apreensão em Flagrante delito por roubo/ será recolhido e apresentado a audiência de custódia amanhã.

Imputado 02: Apreensão em flagrante delito por roubo/ será recolhido e apresentado audiência de custódia amanhã.

Imputado 03: Apreensão em flagrante delito por receptação dolosa/ foi estipulado um fiança no valor de R$: 1.000 mil

MATERIAL APREENDIDO:
1 FIAT UNO MILLER / com CRLV e Chave do Veículo
1 CELTA GM / com CRLV e Chave do Veículo
603 peças de roupas “camisas”
1 Celulare queixado
2 Big Big de Maconha


© Todos os Direitos Reservados