Responsive Ad Slot

 


Últimas Notícias

latest

Nova lei no Recife assegura à mulher o direito de levar acompanhante durante consultas e exames

25.3.23

/ por casinhas agreste

A lei também estabelece a divulgação da Lei do Acompanhante (lei federal 11.108, de 2005), que garante a presença de um acompanhante durante o trabalho de parto na rede de serviços de saúde
 Portal Folha de Pernambuco

Hospital da Mulher do Recife - Foto: Divulgação

As unidades de saúde situadas no Recife não podem mais negar o acesso do acompanhante às salas de atendimento, de acordo com a nova Lei 19.034, sancionada pelo prefeito João Campos (PSB) e publicada no Diário Oficial do município.

Em vigor a partir deste sábado (25), a lei garante às mulheres o direito a um acompanhante durante consultas e exames, inclusive ginecológicos, nas redes de saúde pública e particular.

A lei também estabelece que as novas regras devem ser divulgadas em local visível e de fácil acesso às pacientes, assim como também passa ser obrigatória a divulgação da Lei do Acompanhante (lei federal 11.108, de 2005), que garante a presença de um acompanhante durante o trabalho de parto na rede de serviços de saúde.

Em caso de descumprimento, os local receberão uma advertência e multa de até R$ 2 mil, em casos de reincidência. "Os valores arrecadados em decorrência do descumprimento ao disposto nesta lei poderão, a critério do órgão competente, ser destinados para programas de combate à violência contra a mulher no município do Recife", informa o documento.

O projeto que originou a lei é de autoria do vereador Chico Kiko (PP) e foi motivado pelo caso do anestesista Giovani Quintella Bezerra, flagrado abusando sexualmente de uma paciente durante um parto no Rio de Janeiro.

Nenhum comentário

Postar um comentário

FESTA DO TAPUIA 2022

Veja também
© Todos os Direitos Reservados