Responsive Ad Slot

 


Últimas Notícias

latest

Com pneumonia, Lula adia viagem à China após reavaliação médica

25.3.23

/ por casinhas agreste

Lula concede entrevista no Palácio do Planalto
Imagem: Ricardo Stuckert/PR
Jamil Chade e Camila Turtelli
Do UOL, em Brasília


O presidente Lula cancelou a viagem para China marcada para este domingo (26) após passar por nova avaliação médica na manhã de hoje. Não há data prevista para uma nova vista.

Lula está de repouso no Palácio da Alvorada, sem compromissos oficiais. Seu quadro é estável. A presença de uma pessoa doente ao lado do presidente chinês Xi Jinping preocupava autoridades chinesas.

O que aconteceu
Lula está com pneumonia leve. O diagnóstico completo, dado na sexta-feira (24) é de broncopneumonia bacteriana e viral por influenza A, e ele está em tratamento e segue tomando medicação

Viagem foi adiada até fim da doença. O serviço médico da Presidência da República recomendou o adiamento da viagem para China até que se encerre o ciclo de transmissão viral. A recomendação foi anunciada hoje após uma reavaliação médica que constatou melhora clínica do presidente.

A informação surpreendeu porque fontes do Planalto davam como certa a viagem no início da manhã de hoje. Na noite de sexta-feira (24), o ministro da Secom (Secretaria de Comunicação Social), Paulo Pimenta, disse Lula estava se sentido "bem". Ainda na sexta, o médico cardiologista Roberto Kalil esteve em Brasília pela manhã para acompanhar a medicação prescrita ao presidente.

Viagem à China
O embarque para a China estava previsto para este sábado (25), foi adiado para domingo (26) e agora, cancelado.

Uma aguardada reunião com o presidente chinês, Xi Jinping, em Pequim, ocorreria na próxima terça (28). A expetativa era que ao menos 20 acordos comerciais fossem assinados durante a visita.

O encontro entre os dois líderes era muito aguardado em especial pelos setores comercial, industrial e agrícola. Uma comitiva com 240 empresários acompanharia o presidente.

A viagem faria parte da estratégia de Lula de conseguir restabelecer relações com seus quatro maiores parceiros no mundo - América Latina, EUA, Europa e China - antes de completar cem dias no cargo.

Após reavaliação no dia de hoje e, apesar da melhora clínica, o serviço médico da Presidência da República recomenda o adiamento da viagem para China até que se encerre o ciclo de transmissão viral. - Dra. Ana Helena Germoglio

-- Lula (@LulaOficial) March 25, 2023

Nenhum comentário

Postar um comentário

FESTA DO TAPUIA 2022

Veja também
© Todos os Direitos Reservados