Responsive Ad Slot

 


Últimas Notícias

latest

Grande Recife tem mais um dia de chuvas com moradores ilhados e transtornos; bombeiros buscam desaparecidos

26.5.22

/ por casinhas agreste

Mais de 400 pessoas ficaram desabrigadas e ao menos uma morreu desde o domingo (22). Em Olinda, casal sumiu após deslizamento de barreira e homem caiu em canal.

Local onde são feitas buscas nesta quinta (25) por casal que desapareceu em deslizamento de barreira no Córrego do Abacaxi, em Olinda — Foto: Reprodução/TV Globo
G1 PE

O Grande Recife registrou mais alagamentos e moradores ilhados, nesta quinta-feira (26), devido às chuvas que caem desde o domingo (22) na região. Em Olinda, o Corpo de Bombeiros faz buscas pelo casal que desapareceu após o deslizamento de uma barreira e por um homem que caiu em um canal.
O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) alertou, na quarta-feira (25), para risco de deslizamento de barreiras em 16 municípios do estado devido às fortes chuvas (confira lista mais abaixo).

Abreu e Lima decretou situação de emergência. Um homem morreu soterrado em Olinda, após uma barreira deslizar no Córrego do Abacate, na quarta.
Segundo o balanço do fim da quarta da Secretaria Executiva de Defesa Civil de Pernambuco (Codecipe), ao menos 415 pessoas ficaram desabrigadas e 37 estavam desalojadas no estado.
O nível da água baixou nesta quinta, mas ainda complica a circulação. Por conta disso, prefeituras de cidades como Paulista, Olinda, Ipojuca e Cabo de Santo Agostinho, no Grande Recife, optaram por suspender as aulas presenciais.


Olinda
Família fica ilhada em casa devido a alagamento em Olinda
Os moradores de Olinda enfrentam diversos transtornos nesta quinta-feira (26). Em Casa Caiada, algumas pessoas não tinham como sair de casa sem ser por dentro d'água.

Na Rua Carlos Leite Moreira, a autônoma Iêda Lustosa contou que estava ilhada desde a quarta-feira (25) sem conseguir sair de casa. A equipe da TV Globo tentou ir até a residência de Yeda, mas não era possível por conta da água e, por isso, ela entrou ao vivo através de ligação por celular (veja vídeo acima).

"Infelizmente, a situação está essa que vocês estão vendo, com a gente ilhado. Perdemos tudo dentro de casa. Meu cunhado mora aqui em baixo e trabalha com eventos. Foram dois anos de pandemia com ele sem trabalhar, quando começa a trabalhar tem essa situação", relatou Iêda.

Na Rua Professor Marli Figueiredo, em Casa Caiada, não têm como sair de casa nesta quinta-feira (26) sem ser por dentro da água — Foto: Reprodução/TV Globo


"Tem que ter barcos passando para sair, porque sem condições. É uma situação de calamidade pública onde tem que tomar as providências", disse a autônoma.
Morador de Jardim Atlântico, Ricardo Lopes afirmou que vizinhos de ruas próximas da casa dele também estavam sem poder sair devido ao nível da água.

Casal desaparecido

Os bombeiros e moradores do Córrego do Abacaxi buscam, desde a madrugada da quarta-feira (25), por Rosemary Oliveira da Silva, de 44 anos, e Sérgio Pimentel dos Santos, de 54 anos. As fortes chuvas dificultaram os trabalhos, que tiveram de ser interrompidos diversas vezes devido a mais deslizamentos ou risco de novos incidentes.
"Está muito íngreme. Então, não tem sustentabilidade e, quando a chuva bate, [a barreira] desce. Tira, espera secar de novo, mas não seca tão rápido porque a água junta no morro e desagua no buraco onde estamos cavando", explicou o tenente dos Bombeiros Wolpert, comandante da operação.
Devido aos riscos, o trabalho é preciso ser feito com todo o controle possível. "Não tem como andar por cima do barro. Caso ocorra de deslizar mais material, não tem como sair correndo porque é muita gente e vai atrapalhar", detalhou.
Secretário-executivo de Defesa Civil de Olinda, coronel Carlos D'Albuquerque afirmou que foram realizadas ações de prevenção, especialmente com colocação de lonas em áreas de barreira.
Segundo o secretário, o município tem mais de 3 mil pontos de risco. "O trabalho de prevenção foi feito durante todo o período [...]. Foi uma chuva muito intensa que causou danos. Então, não teria nenhuma Defesa Civil preparada para atender", declarou.

No bairro de Areias, perto do Colégio Visão, havia ainda ruas tomadas pela água por volta das 8h. Em algumas, caminhões passavam com dificuldades. Na Avenida Recife, havia registro de engarrafamento devido aos pontos de alagamento (veja vídeo acima).

Por volta das 8h, no Recife, havia ao menos os seguintes pontos de alagamento, segundo a Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU):


Avenida Marechal Mascarenhas de Morais, próximo ao Grupo Manair e na altura da Nordeste Rent a Car;
Avenida Recife, próximo ao cruzamento com a Rua Cabral de Melo Neto e nas imediações da entrada do Ibura;
Estrada dos Remédios, próximo ao Mercado de Afogados;
Avenida Doutor José Rufino, em frente ao Colégio Visão;
Rua Dom Bosco, na altura do Colégio Americano.
Risco de deslizamentos
De acordo com o Cemaden, são 11 municípios com risco alto de deslizamentos e cinco com risco moderado. O risco é alto no Recife, em Ipojuca, Cabo de Santo Agostinho, Jaboatão dos Guararapes, São Lourenço da Mata, Camaragibe, Olinda, Paulista, Abreu e Lima e Igarassu, na Região Metropolitana, e em Goiana, na Zona da Mata Norte.

Também há risco moderado de deslizamentos em Barreiros, Rio Formoso e Sirinhaém, na Mata Sul; Nazaré da Mata, na Mata Norte; e Itamaracá, na Região Metropolitana.

Como acionar a Defesa Civil
A orientação da Defesa Civil do Recife é de que moradores de locais de risco procurem abrigos seguros e acionem o órgão pelo telefone 0800.081.3400. A ligação é gratuita e o plantão é permanente.

A Central de Operações da Secretaria de Defesa Civil do estado (Codecipe) mantém plantão 24 horas por dia e pode ser acionada pelos telefones 199 e (81) 3181.2490. Confira, abaixo, como contatar as defesas civis municipais:

Abreu e Lima: (81) 99933.6380
Araçoiaba: (81) 3543.8983
Cabo de Santo Agostinho: 0800.281.8531
Camaragibe: (81) 2129.9564, (81) 99945.3015 e 153
Igarassu: (81) 99460-9073
Itamaracá: (81) 3181-2490 e 199
Ipojuca: (81) 99231.8607 (telefone e WhatsApp)
Itapissuma: (81) 98844-5216
Jaboatão dos Guararapes: (81) 3461.3443 e (81) 99195.6655
Moreno: (81) 98299.0974 e (81) 98128.2018
Olinda: (81) 99266.5307
Paulista: 153
São Lourenço da Mata: (81) 98338.5407

Nenhum comentário

Postar um comentário

FESTA DO TAPUIA 2022

Veja também
© Todos os Direitos Reservados