Responsive Ad Slot

 


Últimas Notícias

latest

Glória do Goitá exige 'passaporte da vacina' para liberar entrada em prédios públicos municipais

26.1.22

/ por casinhas agreste
A medida segue uma determinação já adotada pelo governo de Pernambuco. Desde 6 de dezembro de 2021, é cobrado o "passaporte da vacina" para quem quiser entrar em órgãos da administração pública.
Por g1 PE
Será exigido o comprovante de vacinação contra a Covid-19 para o "ingresso e permanência" nos órgãos e entidades da administração pública municipal — Foto: Divulgação/Glória do Goitá

A partir desta quarta-feira (26), as pessoas só podem entrar em prédios públicos de Glória do Goitá, na Zona da Mata de Pernambuco, apresentando o "passaporte da vacina", comprovando ter sido imunizado contra a Covid-19. A determinação está prevista no Decreto 006/2022, divulgado pela prefeitura da cidade, distante 64 quilômetros do Recife.

A medida segue uma determinação já adotada pelo governo de Pernambuco. Desde 6 de dezembro de 2021, é cobrado o "passaporte da vacina" para quem quiser entrar em órgãos da administração pública.

A nova norma não estabelece prazo para o fim da cobrança do "passaporte vacinal". A medida, segundo o departamento jurídico da prefeitura, será reavaliada periodicamente, a partir de dados sobre a contaminação pela Covid-19 e pela gripe.
Segundo o documento, será exigido o comprovante de vacinação contra a Covid-19 para o "ingresso e permanência" nos órgãos e entidades da administração pública municipal.

A prefeitura disse que levou em conta o aumento de casos confirmados de contaminação pelo novo coronavírus e pela Influenza A H3N2.

Segundo o decreto, a pessoa poderá mostrar que tomou as doses, apresentando o comprovante de vacinação oficial, expedido pela plataforma do Sistema Único de Saúde - Conecte SUS.

Também serão aceitos caderneta ou cartão de vacinação, emitidos pelas secretarias de saúde municipais ou estadual.

É possível, ainda, apresentar documentação de outro órgão governamental, nacional ou estrangeiro, com registro da aplicação das vacinas, conforme calendário estabelecido pela Secretaria Municipal de Saúde.

O decreto informa, ainda que, é necessário manter as medidas sanitárias e administrativas e também incentivar a vacinação.

Festas
No dia 13 de janeiro deste ano, Glória do Goitá anunciou a suspensão das festas do padroeiro no Distrito de Apoti e do povoado de Tapera Santa Maria, bem como os eventos de carnaval de rua no ano de 2022.

Essas restrições valem para troças, blocos, paredões e "festejos culturais de qualquer natureza", em espaços abertos ou fechados.

Dados
Segundo a prefeitura, foram aplicadas, até 24 de janeiro de 2022, 42.741 doses de vacinas contra a Covid. Até dezembro, de 2021, a prefeitura totalizou 1.167 pessoas infectadas e 51 mortes pela doença.

Em Pernambuco, o governo conformou, nesta quarta, mais 4.722 casos da Covid-19 e oito mortes de pessoas com a doença. O número de confirmações é o terceiro maior registrado em 24 horas em toda a pandemia, atrás apenas de 9 de junho e 29 de maio de 2021, quando houve 6.487 e 5.576 registros, respectivamente.

Nas outras duas vezes em que o estado bateu recorde de confirmações em um dia, a Secretaria Estadual de Saúde (SES) informou que a alta era devido a "problemas na extração de dados no sistema do Ministério da Saúde".

Nenhum comentário

Postar um comentário

DIVULGAÇÃO

 


Veja também
© Todos os Direitos Reservados