Responsive Ad Slot

 


Últimas Notícias

latest

Polícia Federal deflagra operação para investigar empresas por desvios de verbas destinadas à educação em Pernambuco

13.12.21

/ por casinhas agreste

Na manhã da última sexta-feira (10), a Polícia Federal em conjunto com a Controladoria Geral da União, desencadeou a “Operação Literatus”, visando apurar suspeita de crimes contra a administração pública relacionados a contratos de aquisição de livros e kits escolares por órgãos municipais e estaduais em Pernambuco.
A investigação foi iniciada a partir da instauração de inquérito policial há cerca de um ano e meio, após a PF tomar conhecimento de irregularidades em processos administrativos que resultaram na contratação direta indevida de empresas pernambucanas por diversos órgãos públicos, além de indicativos de desvios dos recursos empregados nessas aquisições.
Os empresários se utilizaram de um permissivo legal excepcional, a adesão a atas de registro de preço efetuadas por autarquias federais de outros estados, para lograrem ser fornecedoras desses órgãos pernambucanos. Auditorias preliminares realizadas apontaram evidências de fraude em documentação constante desses processos administrativos, utilizadas para demonstrar uma suposta vantagem na contratação direta das empresas envolvidas.  Há também suspeitas de pagamento de vantagens a servidores vinculados a órgãos dos quais as empresas eram fornecedoras.

Nesta data, foram cumpridos 19 Mandados de Busca e Apreensão em dois estados. Além disso, as empresas envolvidas foram proibidas de firmar novos contratos com a Administração Pública pelo prazo inicial de 120 dias. 75 policiais federais, além de 8 auditores da CGU, participam da ação
Na investigação, são apurados os delitos de contratação direta indevida, peculato (desvio de recursos públicos), corrupção, organização criminosa e lavagem de dinheiro. As penas desses crimes, somadas, podem chegar a 47 anos de prisão.
Foram alvos das ações além da Secretaria Estadual de Educação de Pernambuco, as secretarias de Educação dos municípios do Recife, Jaboatão dos Guararapes, Paulista e São Lourenço da Mata. Também o DETRAN-PE – Departamento de Transito de Pernambuco – e Departamento de Estradas de Rodagem de Pernambuco (DER-PE).
Ainda de acordo com as informações, foram cumpridos 15 mandados em Recife e em Paulista, Jaboatão, São Lourenço e em Gramado, esse último no Rio Grande do Sul, 01 mandado em casa um desses municípios.

 Foram apreendidos aproximadamente R$ 100 mil reais

Blog Agreste Notícias

Nenhum comentário

Postar um comentário

FESTA DO TAPUIA 2022

Veja também
© Todos os Direitos Reservados