Responsive Ad Slot

 


Últimas Notícias

latest

"ASFALTO FAROFA": Asfalto direcionado por Fernando Bezerra a sua base eleitoral fica conhecido como "asfalto farofa"

16.12.21

/ por casinhas agreste

Folha de São Paulo - Entre os bolsonaristas, o ministro Tarcísio de Freitas é conhecido como "Tarcisão do Asfalto", mas outro aliado do presidente da república também poderia receber reconhecimento semelhante.

O ex-líder do governo no senado, Fernando Bezerra Coelho (MDB), foi responsável por direcionar nos anos de 2019 e 2020 ao menos R$ 200 milhões para obras de pavimentação de Petrolina, município de Pernambuco a 713 km do Recife administrado por seu filho, Miguel Coelho (DEM).

Grande parte desses recursos foi destinada através das chamada "emendas de relator", a peça chave do jogo político em Brasília responsável pela sustentação da base aliada de Jair Bolsonaro (PL) no Congresso.

A verba sai de Brasília e entra direto no caixa da CODEVASF, órgão federal loteado por indicados dos partidos e líder em projetos usados como moeda de troca política.

Em Petrolina, o asfalto pago com verbas direcionadas por Fernando Bezerra Coelho, até então líder do governo, ganhou até apelidos. É chamado de farofa ou Sonrisal, em referência ao esfarelamento dos trechos pavimentados.

O pavimento derrete com a força do calor e gruda nos calçados dos moradores, e quando ele se quebra começa a se esfarelar.

Em outros trechos, com pouco mais de um ano de entrega, a má qualidade das obras de pavimentação já dá sinais com abertura de buracos e falhas nas vias.

Moradores reclamam de asfaltamentos realizados sem o acompanhamento de serviços de drenagem ou da construção de meio-fio, o que abre espaço para alagamentos.




A precaridade nas vias públicas pode ser explicada também por relatório da Controladoria Geral da União (CGU), de fevereiro deste ano e que lista dez irregularidades no processo de contratação e execução das pavimentações pagas com verba federal direcionadas por Fernando Bezerra Coelho.


Destaca-se no relatório a falta de planejamento prévio e de projeto básico para as obras. Procurada pela reportagem da Folha, a CGU afirmou que até o fim de novembro os problemas apontados no relatório ainda não tinham sido sanados.


Uma das contratadas para esse pacote viário tem ligação com o clã Bezerra Coelho. Trata-se da construtora Liga Engenharia, que tem como um dos seus sócios Pedro Garcez de Souza, que é cunhado de um primo do prefeito, Miguel Coelho e sobrinho do senador FBC.


Segundo o relatório da CGU o que chama a atenção é o fato da Liga Engenharia somente participar de licitações promovidas pela Codevasf.



Blog do Silvinho Silva 

Nenhum comentário

Postar um comentário

FESTA DO TAPUIA 2022

Veja também
© Todos os Direitos Reservados