Responsive Ad Slot

 


Últimas Notícias

latest

Araçoiaba registra caso de lesão na pele que provoca coceira e número de cidades com notificações chega a 12

28.11.21

/ por casinhas agreste

São 11 municípios na Região Metropolitana e um na Zona da Mata Norte. Causas ainda estão sendo investigadas.

A prefeitura de Araçoiaba, no Grande Recife, informou, nesta sexta-feira (26), que investiga um caso de lesões na pele que provocam coceira em uma criança de um ano e sete meses. Com esse acréscimo, sobe para 12 o número de cidades com casos notificados no estado, sendo 11 delas na Região Metropolitana e uma na Zona da Mata Norte.

De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), constam, no Centro de Informações Estratégicas de Vigilância à Saúde (Cievs), até agora, 223 casos sintomáticos que apresentaram erupção cutânea e coceira.

Esses números, no entanto, divergem dos informados pelos municípios individualmente, nesta sexta. Até a última atualização desta reportagem, as prefeituras apontavam para a identificação de 413 casos suspeitos no Grande Recife e na Zona da Mata Norte.


Os primeiros casos do surto apareceram no Recife, no início do mês passado. As pessoas relatam coceira intensa, com lesões avermelhadas espalhadas pela pele. A causa do surto é desconhecida e segue em investigação (veja mais abaixo nesta reportagem).

Também foram notificados casos em Camaragibe, Paulista, Olinda, Jaboatão dos Guararapes, São Lourenço da Mata, Cabo de Santo Agostinho, Igarassu, Ipojuca e Itapissuma, no Grande Recife, além de Nazaré da Mata, na Zona da Mata Norte.

Por nota, a Secretaria de Saúde de Araçoiaba informou que o caso suspeito é acompanhado pela Vigilância Epidemiológica da cidade conta com apoio de infectologista.
Desde o dia 1º de outubro, foram contabilizadas 176 pessoas com sintomas no Recife (veja vídeo acima). Também foram notificados 63 casos em Jaboatão dos Guararapes, 22 em Olinda, seis em Paulista, cinco em Igarassu, 110 em Camaragibe e nove no Cabo de Santo Agostinho.

Foram registrados, ainda, oito casos suspeitos em São Lourenço da Mata, cinco em Ipojuca e três em Itapissuma.

No Grande Recife, apenas os municípios de Moreno, Itamaracá e Abreu e Lima não registraram casos suspeitos até agora. Na Mata Norte, três casos foram registrados no município de Nazaré da Mata (veja mais abaixo).

De acordo com a SES-PE, os casos estão sob investigação clínica, epidemiológica e laboratorial pelos municípios, com apoio da equipe técnica da SES-PE, Lacen-PE e especialistas.

Confira situação de casos em Pernambuco

Municípios Notificados Em investigação Descartados
Recife 176 176 0
Jaboatão dos Guararapes 63 60 3
Olinda 22 22 0
Paulista 6 6 0
Igarassu 5 5 0
Abreu e Lima 0 0 0
Camaragibe 110 110 0
Cabo de Santo Agostinho 9 9 0
São Lourenço da Mata 8 7 1
Araçoiaba 1 1 0
Itamaracá 0 0 0
Ipojuca 5 5 0
Moreno 0 0 0
Itapissuma 5 5 0
Nazaré da Mata 3 3 0
Total 413 409 4
Fonte: Fonte: Prefeituras (Atualizado às 20h30 do dia 26/11/2021)

No dia 19 de novembro, o Núcleo de Vigilância e Resposta às Emergências em Saúde Pública da Secretaria Estadual de Saúde lançou uma nota técnica que orientou os serviços e profissionais de saúde a notificarem, em até 24 horas, o Cievs sobre os casos de pessoas com lesões na pele e coceira.

As gestões municipais, a SES e especialistas ainda não identificaram qual a causa das lesões. As possibilidades investigadas vão desde a escabiose, conhecida popularmente como sarna humana, até reações alérgicas ou desequilíbrios ambientais provocados por questões como água e proximidade com áreas de mata.

Do G1 PE

Nenhum comentário

Postar um comentário

FESTA DO TAPUIA 2022

Veja também
© Todos os Direitos Reservados