Responsive Ad Slot

 


Últimas Notícias

latest

Gado Bravo- PB: comissão apresenta resultado positivo de auditorias realizada nas urnas eletrônicas. Veja o vídeo

13.9.21

/ por casinhas agreste

Comissão apresenta resultado das auditorias das urnas eletrônicas em Gado Bravo
Trabalho realizado pela Comissão de Auditoria de Votação Eletrônica, atesta lisura da votação, em evento fiscalizado por representantes da OAB-PB e do Ministério Público

Comissão apresenta resultado das auditorias das urnas eletrônicas em Gado Bravo
Neste domingo (12), às 17h17min, o juiz José Ferreira Ramos Júnior, presidente da Comissão de Auditoria das Urnas Eletrônicas para a Eleição Suplementar de Gado Bravo/PB, concluiu os trabalhos de auditagem. Aperte o play e assista:

“A auditoria ocorrida nas urnas eletrônicas atestaram a integridade e a segurança dos sistemas eletrônicos de votação, significando que os votos digitados na urna foram os mesmos colhidos das cédulas de papel, ou seja, foram recebidos e contabilizados, atestando a lisura das eleições brasileiras”, afirmou o juiz Ferreira Júnior.
O presidente da Comissão de Auditagem agradeceu o trabalho dos alunos voluntários e cidadãos, dos profissionais da imprensa, dos representantes da Ordem dos Advogados do Brasil – seccional Paraíba e do Ministério Público, que participaram ativamente do processo.

Nesta sexta-feira (10), sob a presidência do juiz José Ferreira Ramos Júnior, a Comissão de Auditoria das Urnas Eletrônicas para a Eleição Suplementar de Gado Bravo/PB, deu início à instalação dos equipamentos que serão utilizados no sábado (11) e no domingo (12), voltados à realização do sorteio de duas urnas eletrônicas para auditagem.

O juiz Ferreira Júnior explicou que são duas as auditorias, uma de funcionamento em condições normais de uso da urna, para testar a segurança e a confiabilidade da urna eletrônica na captação e contabilização do voto, e outra, para verificação da autenticidade e da integridade dos softwares instalados nas urnas, ampliando a transparência do processo de votação.

Ele disse também, que o sorteio dessas urnas será realizado no sábado (11), às 15h, na Escola Municipal Padre Godofredo, situada na rua Cruzeiro do Sul, s/n, Centro, Gado Bravo/PB. E que após o sorteio, serão preenchidas cédulas de papel com votos para os candidatos, cédulas com votos brancos e cédulas com votos nulos, de forma aleatória, para serem utilizadas na auditoria de funcionamento da urna eletrônica no domingo (12), no mesmo horário em que acontece a Eleição Suplementar, das 7h às 17h.

O presidente da Comissão de Auditoria das Urnas Eletrônicas informou ainda, que essa auditoria é uma votação, paralela à Eleição oficial, que tem por objetivo demonstrar que “a quantidade de votos digitados na urna eletrônica a partir das cédulas é a mesma que aparecerá no Boletim de Urna expedido ao final da votação”.

Explicando sobre auditoria de verificação da autenticidade e integridade dos sistemas instalados na urna, o juiz afirmou que tal auditoria acontece na seção eleitoral, no dia da eleição, antes da emissão da zerézima, na presença do juiz eleitoral, dos representantes e fiscais dos partidos e do(a) presidente da mesa receptora de voto.

“Eleições suplementares são tão importantes quanto eleições municipais ou gerais, por isso todas as providências foram atadas”, asseverou o juiz Ferreira Júnior, presidente da Comissão de Auditoria de Urnas eletrônicas.
Fonte: TRE-PB

Nenhum comentário

Postar um comentário

FESTA DO TAPUIA 2022

Veja também
© Todos os Direitos Reservados