Responsive Ad Slot

 


Últimas Notícias

latest

Parabéns Gado Bravo pelos seus 27 anos de emancipação Política

29.4.21

/ por casinhas agreste


O Município de Gado Bravo, situado na Mesorregião Agreste Paraibano, distante cerca de 160 Km de João Pessoa, Capital paraibana completa 27 anos de Emancipação Política. O Município têm acesso às rodovias  PB 102/PB 90/  BR 230/ BR 104  e limites geográficos municipais: Ao Norte com Aroeiras e Queimadas, ao Sul com Umbuzeiro e Santa Cecília, A Leste com Aroeiras e a Oeste com Barra de Santana.
Aperte o play e confira o hino oficial de Gado Bravo

Hoje dia 29 de abril data do aniversário os gadobravenses comemoram a independência político administrativa do vizinho Município Aroeiras, ao qual pertenceu. Com uma população estimada em 8.461 habitantes segundo dados do último censo, Gado Bravo têm a sua história baseada em torno da construção  uma casa de farinha de propriedade do Senhor  Antônio Gonçalves. Seus primeiros nomes foram: Olho d’água, Vila São José, Cruzeiro e o nome atual Gado Bravo, que se deu devido à criação de bovinos (gados), onde os criadores ao conduzir o rebanho gritavam “vai gado bravo”, a citação foi pegando até que surgiu o nome da localidade.

Segundo dados narrados o Município de Gado Bravo teve seu povoamento iniciado no fim do século XIX e início do século XX, com migrações de origem endógena e exógena, principalmente do estado de Pernambuco.

As principais festas do Município são: Festa do Padroeiro São José, Festa dos Tapuios, Festa de Emancipação Política, Vaquejada de Gado Bravo. O Rio Paraíba também é outra fonte de turismo , montanhas e paisagens.

De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), no ano de 2009 sua população era estimada em 8.461 habitantes.A hidrografia é composto por Riachos temporários como o Rio Paraibinha na divisa com Queimadas, o Riacho Salinas na divisa com Barra de Santana, além do Rio Paraíba do Norte na divisa com Santa Cecília e Umbuzeiro. Um importante riacho é o Riacho Itália. O município é composto por 54 Sítios, os principais são: Boa Vista, Caracozinho, Campo Alegre, Tapuia, Chã de Beleu entre outros.

O município está incluído na área geográfica de abrangência do semiárido brasileiro, definida pelo Ministério da Integração Nacional em 2005.[7] Esta delimitação tem como critérios o índice pluviométrico, o índice de aridez e o risco de seca.

Dados do Departamento de Ciências Atmosféricas, da Universidade Federal de Campina Grande, mostram que Gado Bravo apresenta um clima com média pluviométrica anual de 593,9 mm[8] e temperatura média anual de 23,4 °C

Distrito criado com a denominação de Gado Bravo, pela lei estadual nº 3261, de 0102-1965, subordinado ao município de Aroeiras. Em divisão territorial datada de 31-XII-1968, o distrito de Gado Bravo, figura no município de Aroeiras. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 17-I-1991. Elevado à categoria de município com a denominação de Gado Bravo pela lei estadual nº 5924, de 29-04-1994, desmembrado de Aroeiras. Sede no antigo distrito de Gado Bravo. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1997.

Em divisão territorial datada de 2003, o município é constituído do distrito sede assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Nenhum comentário

Postar um comentário

FESTA DO TAPUIA 2022

Veja também
© Todos os Direitos Reservados