Responsive Ad Slot

 


Últimas Notícias

latest

Em Pernambuco, Oposição pode chegar a consenso na chapa de 2022

29.4.21

/ por casinhas agreste

Atenta aos acontecimentos de 2020 que culminaram na polarização entre PT e PSB na disputa pela prefeitura do Recife, a oposição composta por DEM, PSDB, PL, PSC, Cidadania e uma dissidência do MDB, começa a se movimentar no sentido de definir a chapa majoritária para não repetir a autofagia do pleito passado e consequentemente beneficiar o PSB.


Para isso, há uma corrente defendendo que a prefeita de Caruaru, Raquel Lyra, deixe o cargo em abril do próximo ano para ser candidata a vice-governadora. Gestora mais discreta, Raquel garantiria a presença do Agreste na chapa majoritária e repetiria pleitos vitoriosos anteriores quando a região acabou emplacando o candidato a vice-governador.

Já para as outras duas vagas, a de governador e a de senador, há duas opções colocadas no campo da oposição. A primeira seria a do prefeito de Petrolina, Miguel Coelho, candidato a governador, e o prefeito de Jaboatão dos Guararapes, Anderson Ferreira, candidato a senador. Com os três prefeitos deixando seus cargos, a oposição emitiria um sinal de unidade e outro de confiança para atrair partidos governistas no enfrentamento ao PSB.

A segunda opção seria a permanência de Miguel Coelho na prefeitura de Petrolina, e o senador Fernando Bezerra Coelho disputar a reeleição, neste contexto Raquel continuaria na vice e Anderson Ferreira seria o candidato do grupo a governador. Há quem afirme que esta definição, ainda que tacitamente, deverá sair já no segundo semestre de 2021, o que facilitaria a movimentação da oposição no estado para chegar fortalecida em 2022 depois de quatro derrotas consecutivas para o PSB.

Ritmo – Mesmo convivendo com a pandemia, a Câmara Municipal do Recife tem desenvolvido um volume recorde de trabalho. Nos primeiros 4 meses deste ano foram apresentados 3123 requerimentos, quase 20% a mais em relação ao mesmo período de 2020. A maior parte desses requerimentos são para serviços públicos, como implantação de corrimões em escadarias, limpeza de canais e galerias, iluminação de ruas e outras ações demandadas pelas comunidades. “O vereador é o ator político mais perto do povo e quem mais precisa dele é a população mais carente”, afirma o presidente da Casa, Romerinho Jatobá (PSB).

Livre – O TRF da 4ª Região, de Porto Alegre, revogou a prisão preventiva do ex-presidente da Câmara dos Deputados Eduardo Cunha (MDB). Os desembargadores mantiveram apenas a proibição a viagens internacionais, mas suspenderam o uso de tornozeleira. “Finalmente a Justiça começa a ser concretizada”, afirmam os advogados de Cunha. A filha de Eduardo Cunha recentemente lançou um livro sobre os bastidores do impeachment de 2016.

Visita – O prefeito de Jaboatão dos Guararapes, Anderson Ferreira (PL), receberá mais um ministro no Complexo Administrativo nesta quinta-feira. O ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, desembarca às 10 horas da manhã para conhecer as instalações de Jaboatão e anunciar ações voltadas para a cidade. Anderson evidencia seu total alinhamento com o governo Jair Bolsonaro e seu prestígio junto ao governo federal.

Nenhum comentário

Postar um comentário

FESTA DO TAPUIA 2022

Veja também
© Todos os Direitos Reservados