Responsive Ad Slot

 


Últimas Notícias

latest

Paraíba - Confirmado Três pacientes com Variante amazônica do novo coronavírus, diz secretário

10.2.21

/ por casinhas agreste

Variante amazônica do novo coronavírus é confirmada na Paraíba, diz secretário

Linhagem P1 do vírus já circulava no estado antes mesmo da chegada dos primeiros pacientes transferidos do Amazonas. Secretário de saúde diz que variante, assim como a sul-africana, é mais contagiante.

G1 PB


Três casos de nova variante do coronavírus foram confirmadas na PB — Foto: Getty Images via BBC


O Laboratório Central de Saúde Pública da Paraíba (Lacen-PB) confirmou, nesta quarta-feira (10), que identificou no estado a circulação de uma nova cepa do coronavírus. Segundo o secretário de saúde do estado, Geraldo Medeiros, trata-se da variante P1, identificada originalmente no Amazonas e que tem uma maior capacidade de infecção.


Conforme o secretário, três pacientes foram confirmados com esta variante, que já circulava no estado antes da chegada dos primeiros pacientes transferidos do Amazonas, em 17 de janeiro. A confirmação aconteceu após o sequenciamento genético de amostras com alta carga viral. Em janeiro, o Lacen-PB também identificou a circulação da mutação E484K, originária da África do Sul, classificada como linhagem P2.


“Em janeiro, recebemos mais resultados de sequenciamento que demonstram o avanço da linhagem P2 no estado da Paraíba, bem como a linhagem P1, recentemente identificada como variante amazônica. Estudos sugerem que tanto a linhagem P1 quanto a linhagem P2 têm maior capacidade de transmissão entre infectados. A identificação de circulação de novas linhagens no território da Paraíba é de extrema importância para possibilitar a tomada de decisões rápidas no enfrentamento da pandemia”, diz Geraldo.


O monitoramento das amostras que fazem parte da rede nacional de sequenciamento genético para vigilância em saúde está sendo feito pelo Lacen-PB junto com a Gerência Executiva de Vigilância em Saúde do Laboratório de Vigilância Molecular Aplicada (Lavimap) da Escola Técnica de Saúde da UFPB.





Casos identificados da linhagem amazônica do novo coronavírus na Paraíba:




Caso 1 - No dia 14 de janeiro, a vigilância epidemiológica municipal de João Pessoa sinalizou um caso que atendia aos critérios para o sequenciamento genético, por se tratar de um homem de 79 anos que esteve em Manaus e chegou na Paraíba com sintomas.


Caso 2 - Também em João Pessoa, a vigilância epidemiológica municipal monitorou um caso secundário ao caso 1, sendo em um homem de 24 anos que teve início dos sintomas em 10 de janeiro.


Caso 3 - O terceiro caso seguiu para o sequenciamento por causa da alta carga viral. Trata-se de uma mulher, de 24 anos, residente em João Pessoa, que teve início dos sintomas em 10 de janeiro. Ela não teve contato com as pessoas dos casos 1 e 2.

Nenhum comentário

Postar um comentário

FESTA DO TAPUIA 2022

Veja também
© Todos os Direitos Reservados