Responsive Ad Slot

 


Últimas Notícias

latest

Casinhas é premiada com o Selo Unicef 2017-2020

9.12.20

/ por casinhas agreste

Casinhas foi premiada nesta terça feira 08/12 pelo Selo Unicef das Nações Unidas 
 pelo esforço para proteger os direitos de crianças e adolescentes. Ao todo foram certificados 431 municípios do Semiárido e da Amazônia Legal brasileira
Segundo a organização, estes municípios tiveram mudanças significativas nos índices de educação, reduzindo em dois ou mais anos o atraso escolar; de saúde, aumentando o acesso adequado de gestantes ao pré-natal; e de proteção às crianças, com aumento no registro civil de crianças com até 1 ano. Casinhas, cidade situada no Agreste do Estado de Pernambuco, conquistou o selo Unicef da edição 2017 - 2020, um trabalho que envolveu todas as Secretarias Municipais durante esse período.

Na educação, o Município alcançou a segunda colocação da Regional do Vale do Capibaribe. O Município de Casinhas alcançou a segunda melhor educação do ensino inicial no Vale do Capibaribe. Os dados  divulgados  aponta as escolas com melhor índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), divulgado na última terça feira 15/09 pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e pelo Ministério da Educação (MEC).
O Selo UNICEF Município Aprovado é um reconhecimento por esse órgão da ONU dos avanços obtidos nas áreas de saúde, educação e proteção social visando à melhoria da qualidade de vida de crianças e adolescentes. Trata-se de uma metodologia do Fundo das Nações Unidas para a Infância para estimular os municípios a implementarem políticas públicas para diminuir as desigualdades e garantir os direitos das crianças e dos adolescentes previstos na Convenção Internacional sobre os Direitos da Criança e no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
Trinta e cinco Municípios foram  reconhecidos em Pernambuco: Afogados da Ingazeira, Agrestina, Arcoverde, Betânia, Bonito, Brejinho, Brejão, Buíque, Casinhas, Custódia, Flores, Glória do Goitá, Inajá, Itapetim, Itaíba, João Alfredo, Orobó, Panelas, Pedra, Petrolina, Poção, Riacho das Almas, Saloá, Santa Cruz da Baixa Verde, Santa Maria da Boa Vista, Santa Terezinha, Serra Talhada, São Bento do Una, São Caitano, Tacaimbó, Tacaratu, Taquaritinga do Norte, Toritama, Triunfo e Venturosa.


O Selo Unicef contemplado pelo Município de Casinhas foi um trabalho  desempenhado durante o período de 2017 - 2020. Assim destacou o Secretário de Educação do Município, Givanildo Melo.

"E o meu coração, assim como o de muitos casinhenses, se alegra com esta grande conquista! Quem sabe o valor deste selo para um município, reconhece todo esforço e todas lutas travadas para sua aquisição. Não é fácil! Não é mesmo! Não é para todos. Só os que bravamente empregam desejos e ações, que rompem barreiras, driblam as dificuldades, inovam, vão além dos obstáculos, que não são poucos, consegue. Pois é, lutas foram travadas e conquistas alcançadas. Transformações foram feitas, tantas outras precisam acontecer. Casinhas conquista o Selo Unicef edição 2017-2020. Muitas foram as mãos que se uniram no propósito de fazer o melhor. A gestão mobilizou e alcançou! Meus parabéns a todos que se envolveram diretamente nas ações deste selo: Edluce Leal, articuladora, Selma Medeiros, mobilizadora, Gilsamary, Maximino Xavier e tantas outras pessoas. Gratidão".Disse.

A Secretária de Desenvolvimento Social Edluce Leal também destacou a importância da conquista do Selo Unicef para Casinhas: "Grande orgulho deste GESTÃO que conseguimos o 4º (quarto ) título de SELO UNICEF 2017 - 2020 para Casinhas. Agradecemos a todo trabalho Intersetorial realizado nestes 4 anos de dedicação e responsabilidade para nossas crianças e Adolescentes . Gratidão Secretarias Municipais ,  Conselho Tutelar, CMDCA , NUCA e equipe Intersetorial do selo Unicef". Disse.

No mês de março, aconteceu, no Centro Cultural Manoel Veiga, no município de Casinhas, no Agreste, o encontro do Selo Unicef, com o tema: “Formação da Rede Comunitária de Proteção da Criança e do Adolescente”. Foram discutidos temas relevantes como cuidar e proteger as crianças do município por meio de ações integradas, onde todos os profissionais e comunidade precisam estar atentos a qualquer tipo de violência que possa vir acontecer com crianças e adolescentes da região. Foram apresentados também indicadores sobre a violência que crianças e adolescentes sofrem, seja por  meio do trabalho escravo, exploração sexual, violência doméstica, entre outros
Os municípios certificados com o Selo UNICEF em Pernambuco avançaram mais na garantia do direito de mulheres e bebês ao pré-natal do que a média do País. De 2016 a 2018 (último dado disponível), o percentual de mulheres com acesso a sete consultas de pré-natal no Brasil cresceu 4,6%. Já nos municípios certificados com o Selo UNICEF em Pernambuco, o aumento foi de 7%.
Estar na escola, aprendendo, é essencial para meninas e meninos. Em Pernambuco, 89% dos munícipios participantes do Selo UNICEF implementaram a estratégia Busca Ativa Escolar, indo atrás de cada criança e adolescente que estava fora da escola e tomando as medidas necessárias para a rematrícula e a aprendizagem.
Além disso, muitos municípios investiram em ações voltadas a aqueles estudantes que estavam na escola, em atraso escolar, com risco de evadir. No Brasil, entre 2016 e 2019, o percentual de estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental público com dois ou mais anos de atraso escolar caiu 10,7%. Nos municípios de Pernambuco, a queda foi de 15%. Já nos municípios certificados com o Selo UNICEF no estado, a redução foi maior: 20%.

Nenhum comentário

Postar um comentário

FESTA DO TAPUIA 2022

Veja também
© Todos os Direitos Reservados