Responsive Ad Slot

 


Últimas Notícias

latest

CASINHAS - Padre Luiz Gonçalves, Fundador da Escola São Luiz destaca as lutas e desafios para a fundação da escola e da cidade de Casinhas

11.7.20

/ por casinhas agreste


O Padre Luiz Gonçalves de Farias fundador da Escola Municipal São Luiz e o Prefeito de Casinhas por três mandatos João Barbosa Camêlo Neto estiveram no Programa Fique Por Dentro desta quinta feira e falaram da história e amor por sua terra após 25 anos de emancipação Política. O Professor Fundador da Escola São Luiz foi o entrevistado especial pela equipe do Programa Fique Por Dentro: "É um motivo de muita alegria para este bate papo de celebração dos 25 anos de Emancipação Política de nosso querido Município. Eventos que sonhávamos em celebrarmos em uma vasta e rica celebração. Disse o Padre Luiz.
Origens do Padre Luiz
O Padre falou das suas origens no Município de Casinhas: "Vão fazer 80 anos que eu nascir nestes rincões daqui de Casinhas no Sítio Belo Monte, filho de Sebastião Florentino de Farias e Maria da Trindade Guerra. vivia na minha infância, participando das brincadeiras naquele tempo, estudei com a professora Dona Zelma Veiga, nos primeiros anos, e concluir aqui em Casinhas o ensino priário com a professora Dnoa Lúcia Batsita, depois a convite do Monsenhor Luiz  Ferreita Lima fui para o Seminário onde cursei o 1º e 2º graus. Terminado o segundo grau fui convidado pelo Monsenhor Jonas  Menezes de Silva para exercer as funções de professor  no Ginásio Nossa Senhora Auxiliadora na cidade de João Alfredo. Atividade que exercir com muita alegria. Posteriormente exercir as funções de Secretário do referido ginásio cheguei até mesmo a ser diretor tendo em vista a necessidade de seu diretor fundador Monsenjhor Jonas. E asism fiquei como diretor da escola que funcionava até o último ano do curso ginasial naquela. A comunidade entrou em contato comigo e solicitou o curso de  magistério. Assim sendo, entramos com as autoridades,  e assim sendo fundamos o curso do Magistério. Em 1971 fixei a minha morada em Surubim a pedido do irmão Antônio de Araújo de Aguiar". 
A fundação da Escola Municipal São Luiz de Casinhas 
No ano de 1991 me foi feita a proposta para que eu fundasse uma escola em Casinhas aquele tipo de escola exigia uma taxa por parte dos alunos, a contribuição da Prefeitura, Estado e união, o que não estava sendo fácil no momento, fizemos um levantamento e vimos que não tínhamos possibilidade. O Prefeito na época era Seu Mário Henrique eu falei com ele com a possibilidade da Prefeitura assumir esta grande responsabilidade  a Prefeitura de Surubim, mais vimos que não era possível. Então desistimos da Escola Cenecista. Vêm uma outra proposta: A de trazer a extensão do colégio Pio XII Para Casinhas  fiquei feliz, contente, vibrei quando o diretor concordou com esta extensão, ele me deu autorzação para que eu tomasse as devidas providências.Ao ir a Secretaria de Educação, ao propor o problema ao Secretário de Educação ele me encaminhou a Dona Cândida Rafael: Professor Luiz infelizmente as extensões estaduais estão sendo extintas. Assim desistimos de novo mais não desmorecemos. Veio então veio a idéia de Doutor Jardir que era o Prefeito de Surubim na época para construiurmos uma escola muniicpal em Casinhas. Ele acolheu com muita alegria e asism assumiu a responsabilidade de construir o prédio tomada todas as iniciativas exigidas pelo Estado foi autorizado a funcionar o Ginásio São Luiz no dia 11 de março  de 1974 foi a aula inaugural da Escola Municipal São Luiz. E daí por diante a escola se desenvolveu a ponto de terminado a primeira turma de concluintes solicitarmos do prefeito Antonio Barros o funcionamento do curso magistério o que aconteceu no ano de 1978, e posteriormente solicitamos a autorização para o funcionamento do curso do 2º grau de estudos gerais. Havendo sempre um empenho muito grande da parte da comunidade dos alunos, dos professores, realizávamos capanhas para suprirmos o São Luiz no que necessário. No ano de 1993 Murilo Barbosa Prefeito de Surubim, quando ele me fez a proposta para ser Secretário naquela época, relutei, e concluir que como Secretário eu poderia fazer muito mais pela escola São Luiz. Ampliamos a escola com quatro salas a mais para que pudesse atender a demanda da escola São Luiz. Disse.
O Plebiscito de Casinhas

Em seguida veio o plebiscito de Casinhas, eu não poderia deixar de não participar em 1991 o primeiro plebiscito que infelizmente não obtivemos resultado no quórum.  Não desistimos, nos foi dada a segunda oportunidade que nos foi dada  em 1995 quando tivemos a felcidiade de obtermo a metade dos eleitores mais um, isso aconteceu e isso então foi aprovado o projeto do Deputado Geraldo Barbosa, o Governador Miguel Arraes que sancionou a LEi no dia 12 de julho de 1995. Por isso estamos aqui comemorando este momento agradável para todos nós e agradecemos a Deus por tudo que ele realizou na caminhada de 25 anos realizada por aqueles que abraçaram a luta por realizarmos o plebiscito tendo a frente nosso primo Zé Guerra de Farias, foi ele que rregaçou as mangas convocou a população afim de que proporcionasse essa vitória que não foi somente dele e de todos aqueles que abraçaram a causa da emancipação que era desejo de todo casinhense agente verifica através da história que antes desse dois plebiscitos já havia a tentativa de um plebiscito que não aconteceu porque não preenchia os pré requisitos necessários. Estamos felizes aqui, contando com a colaboração de todos, inclusive com a participação do nosso prefeito João Camêlo que têm dado a sua contribuição durante três mandatos e está aspirando a terceira vez reeleito o que é necessário que nós acolhamos as suas solicitações e não nos emitamos de darmos a noss parcela para que ele possa continuar trabalhando em prol do nosso Município. Esperamos que todos os casinhenses se sintam felizes e se sintam responsáveis pelo progresso do nosso Municipio.Disse o padre e fundador da Escola São Luiz de Casinhas. 

Nenhum comentário

Postar um comentário

FESTA DO TAPUIA 2022

Veja também
© Todos os Direitos Reservados