Responsive Ad Slot

 


Últimas Notícias

latest

Pernambuco têm 71 mortes e 816 infectados pelo covid-19.

11.4.20

/ por casinhas agreste
Pernambuco tem quarta maior letalidade por novo coronavírus entre estados do Brasil
Em Pernambuco são 816 infectados pela covid-19, com 71 mortes, uma letalidade de 8,8%

Para conter propagação do coronavírus, Pernambuco fechou vários equipamentos públicos, como a pista de cooper da Beira-Rio, no bairro da Torre, Zona Norte do Recife - FOTO: ALEXANDRE GONDIM/JC IMAGEM

O Estado de Pernambuco está entre os que mais preocupam o Ministério da Saúde por conta da pandemia do novo coronavírus. Segundo o ministério, além de Pernambuco, Amazonas, São Paulo, Rio de Janeiro e Ceará apresentam alto índice de contágio e letalidade pela doença. Os dados foram divulgados em coletiva de imprensa neste sábado (11).

Em Pernambuco são 816 infectados pela covid-19, com 71 mortes, uma letalidade de 8,8%, a quarta maior do país, perdendo apenas para o Piauí, com 14,2% (41 casos e 7 mortes); a vizinha Paraíba, com 12,9% (85 casos e 11 mortes) e Sergipe, com 9,5% (42 casos e 4 mortos).

São Paulo tem taxa de 6,65% (8.419 casos e 560 mortes), seguido por Alagoas, com 6,5% (48 casos e 3 mortes); Rio de Janeiro com 5,9 (2.607 casos e 155 mortes); Amazonas com 5% (1.050 casos e 53 mortes); Rio Grande do Norte com 4,4% (289 casos e 13 mortes) e o Ceará com 4,2 % (1.582 casos e 67 óbitos). A taxa de letalidade do Brasil é de 5,4%.

“Pernambuco é reconhecido por ter vigilância ativa e transparente. Fazemos busca ativa de todos os casos de srag (sigla para síndrome respiratória aguda grave, que pode ser causada pelo novo coronavírus e outros agentes infecciosos) e realizamos a testagem de todos os óbitos por essa condição. Estamos ampliando a capacidade de testagem, seguimos a estratégia proposta do MS, de examinar casos de srag e óbitos. E isso (a alta letalidade) se explica porque Pernambuco foi o Estado que mais testou srag no Nordeste”, explicou em coletiva de imprensa online, o secretário Estadual de Saúde, André Longo.

Os números divulgados pelos órgãos estaduais espelham, de longe, um retrato fiel da pandemia. Epidemiologistas não têm dúvidas de que os dados relativos ao novo coronavírus estão claramente subnotificados no País, devido ao déficit de testes, principalmente em alguns Estados. Os exames são essenciais porque são eles que servem para mensurar a dimensão da epidemia. “Para se estimar o quanto uma nova doença impacta numa determinada população, falamos em mortes para cada proporção de habitantes. É muito comum expressarmos mortalidade, comparando com lugares diferentes, em número de mortes para cada 100 mil habitantes, num período de observação”, disse Jailson Correia, secretário de Saúde do Recife.


Nenhum comentário

Postar um comentário

FESTA DO TAPUIA 2022

Veja também
© Todos os Direitos Reservados