Responsive Ad Slot

Últimas Notícias

latest

INDUSTRIAIS SOLIDÁRIOS: Usinas de Pernambuco vão doar 55 mil litros de álcool 70% para auxiliar o Estado no combate ao coronavírus

21/03/2020

/ por casinhas agreste
Doação será feita ao Governo de Pernambuco, que se responsabilizará por envasar, transportar e distribuir a substância

A doação será do álcool 70% em sua forma líquida - FOTO: Foto: reprodução de internet

O álcool 70% se tornou item raro desde que o coronavírus tomou proporções de pandemia no mundo. O item é um aliado na higienização, atitude indispensável para a prevenção da proliferação da covid-19. Para reforçar esse combate, as usinas de açúcar e álcool de Pernambuco vão doar 55 mil litros da substância líquida para o Governo do Estado.
A iniciativa partiu do Sindicato da Indústria do Açúcar e do Álcool do Estado de Pernambuco (Sindaçúcar-PE), que está trabalhando em conjunto com as secretarias estaduais de Desenvolvimento Econômico e da Fazenda desde o dia 16 de março para efetuar a doação. Ao receber o material, o governo de Pernambuco será responsável pelo envasamento, transporte e distribuição do álcool 70%. A expectativa é de a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) libere a cessão.

Em Pernambuco, 11 empresas produzem o álcool na concentração recomendada para os melhores graus de desinfecção. “Como ocorreu de forma análoga na época da greve de combustíveis, o setor sucoenergético se coloca apto a atender as demandas diretas e que impactam toda a população. Consideramos assertiva essa sustação da Portaria da Anvisa, voltando a ser como funcionava até antes de Portaria ”, comenta Renato Cunha, presidente do Sindaçúcar-PE.

Agência bancária em Casa Amarela fecha devido caso suspeito de coronavírus
Itália ultrapassa os 4.000 mortos por coronavírus
Pandemia do coronavírus pode influenciar reajuste do plano de saúde
'Em abril o sistema de saúde entrará em colapso', diz Mandetta sobre coronavírus
Prevenção
O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:

Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização. Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.
Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
Evitar contato próximo com pessoas doentes.
Ficar em casa quando estiver doente.
Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.
Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com freqüência.
Profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (máscara cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção).

Para a realização de procedimentos que gerem aerossolização de secreções respiratórias como intubação, aspiração de vias aéreas ou indução de escarro, deverá ser utilizado precaução por aerossóis, com uso de máscara N95.


O que é coronavírus?
Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China.Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.

A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1. 

Pandemia
Na quarta-feira (11), a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou o novo coronavírus (covid-19) como uma pandemia. Uma doença infecciosa é considerada uma pandemia quando sua disseminação sai do controle e se espalha por uma região geográfica ou mesmo por todo o planeta, afetando uma grande quantidade de pessoas. Mais de 118 mil pessoas foram infectadas em 114 países. Ao todo, mais de 4.300 mortes foram registradas.

Nenhum comentário

Postar um comentário

Veja também
© Todos os Direitos Reservados