Responsive Ad Slot

 


Últimas Notícias

latest

Chuva e ventania causam transtornos no Grande Recife

20.2.20

/ por casinhas agreste
Houve registro de quedas de árvores e postes, resultando em falta de energia elétrica. Em Olinda, fachada de banco 'despencou' e decoração de carnaval foi danificada.
Por G1 PE

Ventania derruba fachada de agência da Caixa Econômica no Bairro Novo, em Olinda

O Grande Recife teve registro de chuva e ventania na madrugada desta quinta-feira (20), que causaram transtornos em diferentes cidades, com quedas de árvores e postes, além de falta de energia elétrica. Em Olinda, a fachada de um banco foi derrubada no Bairro Novo e a decoração de carnaval teve danos (veja vídeo acima).

A Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) emitiu um alerta de possibilidade de chuva moderada a forte na quarta-feira (19), válido até as 17h desta quinta.

"Teve rajadas de vento com 50 quilômetros por hora. A média para o mês de fevereiro é entre 6 a 7 quilômetros por hora", explicou o meteorologista Thiago do Vale. Segundo ele, essas rajadas de vento foram pontuais e sem continuidade em vários bairros do Recife e Região Metropolitana, principalmente em Olinda.

Fachada da Caixa em Bairro Novo despencou durante a madrugada de ventania em Olinda, nesta quinta-feira (20) — Foto: Mhatteus Sampaio/TV GloboFachada da Caixa em Bairro Novo despencou durante a madrugada de ventania em Olinda, nesta quinta-feira (20) — Foto: Mhatteus Sampaio/TV Globo
Fachada da Caixa em Bairro Novo despencou durante a madrugada de ventania em Olinda, nesta quinta-feira (20) — Foto: Mhatteus Sampaio/TV Globo

Em Olinda, a fachada da agência da Caixa Econômica localizada na Avenida Getúlio Vargas despencou. Um vizinho do local relatou que teve medo de o portão da própria casa voar devido a força dos ventos. Em nota, a Caixa informou que a unidade não abre nesta quinta. "A definição sobre o funcionamento nos próximos dias dependerá de avaliação dos engenheiros do banco", disse.

Passageiros contaram que a chuva também afetou o pouso de aeronaves na capital pernambucana, resultando em atrasos na madrugada.

A Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) informou que o Aeroporto Internacional do Recife "operou abaixo dos mínimos das 1h30 às 2h30 devido a ventos fortes". Com isso, um voo da Azul e dois voos da Gol alternaram para o Aeroporto de Maceió. Não havia registro de atrasos durante a manhã.

Árvores
Chuva e ventania derrubam árvores e causam outros prejuízos no Grande Recife

Segundo a Companhia Energética de Pernambuco (Celpe), houve um aumento de acionamentos devido aos raios e ventos de maior intensidade registrados na madrugada, a maioria relacionada a "interferência de árvores na rede elétrica" (veja vídeo acima).

Por volta das 5h, a Avenida Mascarenhas de Morais tinha registro de pontos de alagamento. Segundo Ricardo França, moradora do bairro da Iputinga, uma árvore caiu na Praça da Sudene, perto da Rua Jacob Canaã. Em Boa Viagem, na Zona Sul, uma árvore caiu e atingiu um carro na Rua Francisco da Cunha e galhos de outra ocuparam a Avenida Visconde de Jequitinhonha.

Houve também registro de incidentes com plantas nos bairro do Ipsep e Tamarineira. O G1 questionou a Autarquia de Limpeza Urbana do Recife (Emlurb) sobre quantas árvores caíram e se já foram retiradas, mas não recebeu resposta até a última atualização desta reportagem.

Por telefone, a Defesa Civil do Recife informou que recebeu 24 chamados durante a madrugada, a maioria para colocação de lonas em barreira.

Árvore caiu durante a madrugada no bairro do Ipsep, no Recife, nesta quinta-feira (20) — Foto: Elvys Lopes/TV GloboÁrvore caiu durante a madrugada no bairro do Ipsep, no Recife, nesta quinta-feira (20) — Foto: Elvys Lopes/TV Globo
Árvore caiu durante a madrugada no bairro do Ipsep, no Recife, nesta quinta-feira (20) — Foto: Elvys Lopes/TV Globo

Moradores de Cavaleiro, em Jaboatão dos Guararapes, informaram que um poste caiu na entrada do bairro, durante a madrugada. Segundo o morador Valdi Gomes o poste caiu na entrada do Loteamento Grande Recife e deixou a região sem energia elétrica.

A Defesa Civil de Jaboatão registrou três ocorrências na madrugada: duas quedas de árvores, sendo uma em Piedade e outra em Cavaleiro, e um pedido de recolocação de lona plástica.

O Corpo de Bombeiros foi acionado para a queda de um coqueiro, que interditou a PE14, em Cruz de Rebouças, distrito de Igassu, no Grande Recife, e também para a queda de uma árvore sobre uma residência na Rua Safira, em Jardim Atlântico, em Olinda. Um telhado de brasilit também dasabou em Jardim Fragoso, também em Olinda. Sem registro de feridos.

Poste caiu no bairro de Cavaleiro, em Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana do Recife, nesta quinta-feira (20) — Foto: Valdi Gomes/WhatsAppPoste caiu no bairro de Cavaleiro, em Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana do Recife, nesta quinta-feira (20) — Foto: Valdi Gomes/WhatsApp
Poste caiu no bairro de Cavaleiro, em Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana do Recife, nesta quinta-feira (20) — Foto: Valdi Gomes/WhatsApp

Quantidade de chuva
Segundo o monitoramento da Apac, a cidade em que houve maior registro de precipitação nas últimas 24 horas, até as 6h30 desta quinta, foi Nazaré da Mata, com 42 milímetros. No Recife, foram registrados 32 milímetros no bairro de Areias.

"As chuvas acontecem aqui na Região Metropolitana durante o dia de hoje [quinta] e, nos próximos dias, se desloca para o Agreste e o Sertão. O alerta [emitido quarta] está vigente até a meia-noite de hoje. Porém, às 17h, a gente faz uma reavaliação e caso necessário, renova o alerta", apontou o meteorologista.

O sistema em atuação é normal para esta época do ano. "Esse sistema chama-se vórtice ciclônico de altos níveis, está atuando há três, quatro dias e atingiu o Recife nesta madrugada. Ele é comum de verão, é um sistema que sempre ocorre até fevereiro, meados de março. É um sistema que às vezes causa chuva, às vezes inibe", disse

Nenhum comentário

Postar um comentário

FESTA DO TAPUIA 2022

Veja também
© Todos os Direitos Reservados