Responsive Ad Slot

 


Últimas Notícias

latest

Garis do Bloco do Vassourão limpam ladeiras de Olinda ao som do frevo

20.2.20

/ por casinhas agreste
Funcionários da limpeza urbana do município e foliões percorreram ruas do Sítio Histórico nesta quinta-feira (20).
G1 PE

'Bloco do Vassourão' leva alegria e limpeza às ladeiras de Olinda

Muito frevo, disposição e água de cheiro. O dia nublado e a chuva da madrugada desta quinta-feira (20) não espantaram o Bloco do Vassourão que, desde 1993, faz a limpeza das ladeiras de Olinda para o desfile dos foliões no carnaval (veja vídeo acima).

Confira a programação completa do carnaval do Recife
Confira a programação completa do carnaval de Olinda
Por que a data do carnaval muda? Descubra como ela é calculada
Carnaval é feriado? Tire dúvidas
Na festa, que envolve responsabilidade e diversão, 100 garis foram empregados. Juntos, partiram do Mercado da Ribeira, no Sítio Histórico, até a sede da prefeitura do município, na Rua de São Bento.

Iraquitan Severino, de 46 anos, trabalha há 22 anos como gari e desfila no Vassourão há cinco carnavais. “Todo ano é essa animação. A gente fica ansioso pro carnaval começar”, disse. Ele relatou que o serviço é bom, mas poderia ser mais fácil, se os foliões fossem conscientes de suas responsabilidades com o meio ambiente.


Amigas prestigiam o Bloco do Vassourão, em Olinda, nesta quinta-feira (20) — Foto: Isabela Veríssimo/G1


Para o gari Mário Paulo Caldas Costa, misturar diversão e trabalho faz com que o tempo passe rápido e serviço seja bem feito. "Dá para trabalhar, dá para brincar. Comecei o trabalho aqui há cinco anos e sei que não tem carnaval melhor", contou.

Quem aproveitou o som da orquestra para se divertir foi o grupo Treinnetes. Formado por mulheres que malham juntas, este é o terceiro ano que saem com o bloco da limpeza.

“A gente tem que fazer nossa parte também. Eles são muito importantes para manter a limpeza da cidade durante o ano todo e principalmente no carnaval, quando Olinda recebe tanta gente”, afirmou a professora de educação física Sandra Lúcia Ferreira, de 41 anos.

Bloco do Vassourão levou limpeza e frevo para as ladeiras de Olinda nesta quinta-feira (20) — Foto: Marlon Costa/Pernambuco PressBloco do Vassourão levou limpeza e frevo para as ladeiras de Olinda nesta quinta-feira (20) — Foto: Marlon Costa/Pernambuco Press
Bloco do Vassourão levou limpeza e frevo para as ladeiras de Olinda nesta quinta-feira (20) — Foto: Marlon Costa/Pernambuco Press

De acordo com o secretário de infraestrutura Marconi Madruga, o bloco é uma amostra do que está preparado para acontecer até a Quarta-feira de Cinzas (26). “Aqui temos 100 garis. No carnaval esse número triplica. Hoje usamos um caminhão de 8 mil litros e cerca de 200 litros de essência. No carnaval, são 2,5 mil litros da mistura por dia”, disse.

Ainda segundo o secretário, a partir da sexta-feira (21), essa limpeza passa a ser feita das 2h às 9h, tempo previsto para o descanso dos foliões. “Nas outras horas fica difícil até de passar no meio de tanta festa”, contou.


Bloco do Vassourão limpa as ladeiras de Olinda desde 1993 — Foto: Marlon Costa/Pernambuco PressBloco do Vassourão limpa as ladeiras de Olinda desde 1993 — Foto: Marlon Costa/Pernambuco Press

Nenhum comentário

Postar um comentário

FESTA DO TAPUIA 2022

Veja também
© Todos os Direitos Reservados