Responsive Ad Slot

Últimas Notícias

latest

Umbuzeiro completa 129 anos. Hoje têm show com Edson Lima e Gatinha Manhosa

02/05/2019

/ por casinhas agreste
                             Vista panorâmica da Igreja de Umbuzeiro -  Foto: Dronel

A cidade de Umbuzeiro, localizada no Estado da Paraíba, completa 129 anos de Emancipação Política, de significativa importância política no Estado da Paraíba, e no Brasil, nomes de suma importância se destacaram no meio político, cultural e artístico. O Município  também se destaca nacionalmente reconhecido no meio agropecuário pelo desenvolvimento e produção do gado Gir, na antiga Estação de Monta de Umbuzeiro, hoje Estação Experimental João Pessoa, sendo esta parte da EMBRAPA, tendo posteriormente sua administração transferida para a EMEPA. 
Para comemorar o aniversário de Umbuzeiro, a programação iniciou às 06:00 horas da manhã com queima de fogos, às 7:00 hasteamento da bandeira e assinatura de ordem de serviço para construção da praça de eventos.Às 19 horas,missa solene pela passagem dos 129 anos de Emancipação Política de Umbuzeiro. Às 21 horas, entrega de premiação do Torneio de dominó e biriba.
22 horas show em praça  pública com Edson Lima e banda Gatinha Manhosa, Nathan vinícius. Ontem dia do trabalhador, a Diretoria de Esportes de Umbuzeiro, realizou a grande final do Campeonato Municipal 2019. A equipe do Cruzeiro foi consagrada campeã em cima da forte equipe da Ponte preta com um gol.
A historia de Umbuzeiro -  (Wikipédia)

A história do território do município de Umbuzeiro tem seus primórdios na historiografia paraibana quando das primeiras expedições pelo Rio Paraíba à procura de restabelecer os contatos entre as regiões sertanejas e a capital da então Capitania da Parahyba, visto que, grande parte das relações do sertão paraibano davam-se com Pernambuco. Todavia as primeiras medidas no sentido colonizatório só se deram a partir de 1713 com a Concessão da sesmaria de Marcos de Castro Rocha. Sesmaria essa, que viria posteriormente formar a Fazenda Marcos de Castro de Matinadas, que Passaria no século XIX a posse do Cel. José da Silva Pessoa e seus descendentes em linha reta, posteriormente a fazenda teve seu nome alterado para Fazenda Prosperidade de Umbuzeiro, em face da mudança da sede para propriedade para as proximidades do lugar onde hoje está edificada a cidade.
A partir de meados do século XIX, com o grande desenvolvimento algodoeiro da região de Campina Grande, Umbuzeiro tona-se ponto de parada e descanso dos tropeiros que seguiam a caminho de Recife, afim de escoarem a produção de Algodão pelo Porto do Recife. Nesse contexto algumas pessoas atraídas pelo comércio construíram as pequenas casas no local confiantes que os tropeiros poderiam ser um bom negócio. E por volta de 1870 se construía a primeira Igreja da localidade em honra a Nossa Senhora do Livramento, com a ajuda do Padre Ibiapina, grande propulsor das obras religiosas pelo interior do nordeste. A referida Igreja era parte da antiga Freguesia de Nossa Senhora da Conceição da Barra de Natuba, esta extinta em 21 de outubro de 1902, quando da transferência da sede da paroquial para a Vila de Umbuzeiro, formando assim, a atual Paróquia de Nossa Senhora do Livramento, instalada em 26 de outubro de 1902.
Em 2 de maio de 1890, pelo Decreto nº 15 do Governo Provisório do Estado da Parahyba do Norte foi criado o município de Umbuzeiro, com sede na Vila de mesmo nome e com território desmembrado do então município do Ingá, cabe ressaltar que era então secretário do governo provisório o grande jurista e filho da terra, o Dr. Epitácio Pessoa. Sendo formado pela Vila de Umbuzeiro e pelas localidades da Barra de Natuba, Mata Virgem, Aroeiras, Pedro Velho, Aguapaba, Natuba, Matinadas, Oratório, Pirauá, entre outras localidades.
Tendo em 1892 a sede municipal transferida para a Vila da Barra de Natuba, situada no encontro do Rio Paraíba com o Riacho de Natuba, ato esse, revogado em 1904, com a volta da sede municipal para Umbuzeiro, face a completa decadência e falta de estrutura na Barra. Hoje a antiga Vila da Barra de Natuba é uma fazenda no município de Natuba.
Em 1938 é elevado a condição de cidade, status esse que mantém até hoje[13].
Outro acontecimento importante na história de Umbuzeiro é a inauguração em 17 de março de 1941 da Nova Matriz de Nossa Senhora do Livramento, situada na Praça Cel. Antônio Pessoa. Com altares em mármore carrara, sendo o Altar-Mor oferta do Ex-Presidente da República Epitácio Pessoa[14].

Geografia

Vista da Igreja de Nossa Senhora da Conceição (1872), também construída com a ajuda do Padre Ibiapina no Distrito de Mata Virgem, município de Umbuzeiro.
A sede do município situa-se no planalto do Borborema, em uma região de superfície de ondulações suaves e médias, com altitudes em torno de 541 metros acima no nível do mar.
Quanto a sua hidrografia é cortado ao norte pelo Rio Paraíba, esse que desenha sua fronteira como os municípios de Gado Bravo e Aroeiras. Possui também alguns riachos intermitentes, entre eles o Riacho da Balança que faz a divisa com o município de Santa Cecília, e os Riachos Umbuzeiro, Sipaúba, Alecrim, Grotão, Quixaba, Conquista, Sonhoróm e Gurtas (Matinadas).
Administrativamente o município encontra dividido em três distritos. Todos eles no limiar com o Estado de Pernambuco.

Nenhum comentário

Postar um comentário

Veja também
© Todos os Direitos Reservados