Responsive Ad Slot

 


Últimas Notícias

latest

Prazo para implantação das placas do Mercosul é adiado em Pernambuco

7.12.18

/ por casinhas agreste
Por TV Jornal / JC Online 
Foto: Paulo Maciel/Divulgação Detran-PE
A implantação das placas no padrão Mercosul em Pernambuco foi mais uma vez adiada pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PE). O novo prazo para que a novidade chegue no Estado é o dia 31 de dezembro deste ano. De acordo com o órgão, foi enviado um ofício ao Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) solicitando a prorrogação do prazo. O motivo do adiamento é a falta de matéria-prima para as empresas prestadoras de serviço produzam as placas.

Inicialmente, os órgãos estaduais tinham até 1º de setembro para começarem a implantar as novas placas. Em seguida, o prazo foi adiado para o mês de dezembro. No último dia 1º, o Detran-PE prorrogou o prazo para o dia 10 deste mês. O modelo já foi adotado na Argentina e no Uruguai. Quando passar a valer em Pernambuco, inicialmente será válida apenas para veículos novos, a serem registrados, ou em casos de transferência de município ou de propriedade.

Suspensão
As placas no padrão Mercosul chegaram a ser suspensas no Brasil, em outubro deste ano, devido a uma decisão do Tribunal Regional da 1ª Região (TRF1), que barrou a adoção das novas placas. A determinação foi da desembargadora Daniele Maranhão da Costa, do TRF1 em Brasília, que atendeu a pedido da Associação das Empresas Fabricantes e Lacradoras de Placas Automotivas do Estado de Santa Catarina (Aplasc).

Placas padrão Mercosul
As novas placas devem ter fundo branco com a margem superior azul, contendo no lado esquerdo o logotipo do Mercosul e do lado direito a bandeira do Brasil. Ela contará com sete caracteres alfanuméricos, controlados e fornecidos pelo Denatran, com o último caractere obrigatoriamente numeral.

Também há a exigência de que as placas tenham QR Code, que contenham números de série e acesso às informações do banco de dados do fabricante da placa. O objetivo da implantação de QR Code é o controle da produção, logística, estampagem e instalação das placas, além da verificação de autenticidade.

Nenhum comentário

Postar um comentário

FESTA DO TAPUIA 2022

Veja também
© Todos os Direitos Reservados