Responsive Ad Slot

 


Últimas Notícias

latest

Mais 117 venezuelanos refugiados chegam a Pernambuco

18.12.18

/ por casinhas agreste

Este é o quarto desembarque de imigrantes que acontece no estado desde o início do acordo de interiorização do fluxo migratório de Roraima.
Por G1 PE

Venezuelanos chegaram ao Recife em grupo de 117 — Foto: Cabo Alexandrino/Cindacta III/Divulgação

Chegou ao Recife nesta segunda-feira (17) um grupo de 117 venezuelanos vindos da cidade de Boa Vista, capital de Roraima. Este é o quarto desembarque de imigrantes refugiados que acontece em Pernambuco, em 2018, desde que o governo federal iniciou, em abril, uma ação humanitária para distribuir por outros estados os imigrantes que entram no país pela fronteira com a Venezuela.

Os imigrantes desembarcaram pouco antes das 13h no Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes - Gilberto Freyre. Logo em seguida, os venezuelanos seguiram para a Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), no Centro do Recife, onde participam de atividade de acolhimento e jantar.


Grupo de 117 venezuelanos chegou ao Recife — Foto: Cabo Alexandrino/Cindacta III/Divulgação

Dessa vez, dos 117 imigrantes, apenas 15 ficam abrigados nas casas da ONG Aldeias Infantis SOS, em Igarassu, no Grande Recife. Os outros 102 são acolhidos pela Cáritas Brasileira, organismo da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), e são enviados para 12 imóveis alugados, onde devem ficar abrigados, nos bairros da Boa Vista, Santo Amaro, Coelhos, Encruzilhada e Torreão, no Recife.

Venezuelanos estavam em Roraima e foram transferidos para o Recife no processo de interiorização — Foto: Cabo Alexandrino/Cindacta III/Divulgação Venezuelanos estavam em Roraima e foram transferidos para o Recife no processo de interiorização — Foto: Cabo Alexandrino/Cindacta III/Divulgação
Venezuelanos estavam em Roraima e foram transferidos para o Recife no processo de interiorização — Foto: Cabo Alexandrino/Cindacta III/Divulgação

A Secretaria Executiva de Assistência Social (SEASS) oferece aos venezuelanos assistência e regularização da documentação, além de acompanhar o processo de integração dos estrangeiros.

Esse grupo de venezuelanos vai atuar em um projeto financiado pela Cáritas, em parceria com o Instituto Humanitas, da Unicap. A atividade funciona na Casa de Direitos, inaugurada na segunda-feira (10), no bloco E da universidade.

Venezuelanos refugiados que ficam em Igarassu, no Grande Recife, moram em casas da ONG Aldeias Infantis SOS — Foto: Pedro Alves/G1 Venezuelanos refugiados que ficam em Igarassu, no Grande Recife, moram em casas da ONG Aldeias Infantis SOS — Foto: Pedro Alves/G1
Venezuelanos refugiados que ficam em Igarassu, no Grande Recife, moram em casas da ONG Aldeias Infantis SOS — Foto: Pedro Alves/G1

Venezuelanos em Igarassu
O primeiro desembarque em Pernambuco aconteceu no dia 3 de julho, quando 114 venezuelanos chegaram ao Recife. Desses, 69 foram acolhidos pela ONG Aldeias Infantis SOS, no município de Igarassu, no Grande Recife, sendo 39 adultos e 30 crianças e adolescentes. Os outros 45 foram encaminhados para João Pessoa, na Paraíba.

Dois meses após a transferência, eles lamentaram a falta de trabalho e a onda de violência em Pacaraima (RR), cidade que faz fronteira com a Venezuela.

Em 18 de setembro, outros 30 venezuelanos foram recebidos nas Aldeias Infantis. O último voo com refugiados que chegou a Pernambuco foi em 9 de novembro, com 18 venezuelanos, encaminhados também para o município de Igarassu.

Nenhum comentário

Postar um comentário

FESTA DO TAPUIA 2022

Veja também
© Todos os Direitos Reservados