Responsive Ad Slot

 


Últimas Notícias

latest

VÍDEO: Celso de Mello diz que fala de Eduardo Bolsonaro sobre STF é 'golpista'

22.10.18

/ por casinhas agreste

Além do decano, o ministro Luís Roberto Barroso também reagiu à declaração do deputado, que afirmou que 'para fechar o STF basta um cabo e um soldado'
Notícia Vídeo

Por: Estado de Minas
O ministro Celso de Mello. Foto: Breno Fortes/CB/D.A Press

O decano do Supremo Tribunal Federal (STF), o ministro Celso de Mello, em carta enviada aos jornais Folha de S.Paulo e O Globo, considerou "inconsequente e golpista" a declaração do deputado Eduardo Bolsonaro (PSL).





Eduardo Bolsonaro (PSL), filho do candidato à Presidência Jair Bolsonaro (PSL) e parlamentar que teve o maior número de votos na eleição do último dia 7, disse que "para fechar o STF basta um cabo e um soldado".

Em tom de ameaça, durante uma palestra em um cursinho no Paraná, antes do primeiro turno das eleições, o deputado dissse que "se o STF impugnar a candidatura do pai “terá que pagar para ver o que acontece. Será que eles vão ter essa força mesmo?" O vídeo, que teria sido gravado no último dia 10 de julho numa palestra, circula nas redes sociais.

Veja a íntegra da carta enviada por Celso de Mello à Folha de S.Paulo e ao Globo

“Essa declaração, além de inconsequente e golpista, mostra bem o tipo (irresponsável) de parlamentar cuja atuação no Congresso Nacional, mantida essa inaceitável visão autoritária, só comprometerá a integridade da ordem democrática e o respeito indeclinável que se deve ter pela supremacia da Constituição da República!!!! Votações expressivas do eleitorado não legitimam investidas contra a ordem político-jurídica fundada no texto da Constituição! Sem que se respeitem a Constituição e as leis da República, a liberdade e os direitos básicos do cidadão restarão atingidos em sua essência pela opressão do arbítrio daqueles que insistem em transgredir os signos que consagram, em nosso sistema político, os princípios inerentes ao Estado democrático de Direito”. 

Além de Celso de Mello e Rosa Weber - que se manifestou neste domingo (21) -, o ministro Luís Roberto Barroso se posicionou sobre o caso. Barroso pediu cautela e disse que o presidente do Supremo, Dias Toffoli, que deveria se posicionar, de maneira única e oficial. 

"O presidente [do STF] estava fora e volta hoje. Acho que é ele quem deve se pronunciar em nome do tribunal. Na sua ausência, o decano já se manifestou. Acho que nesse momento complexo da vida brasileira, devemos falar uma só voz. Tenho tido a mesma atitude no TSE, para que só o presidente fale em nome de todos", disse Barroso à Folha de S. Paulo, nesta segunda-feira (22).


Nenhum comentário

Postar um comentário

FESTA DO TAPUIA 2022

Veja também
© Todos os Direitos Reservados