Responsive Ad Slot

 


Últimas Notícias

latest

DESTAQUE: Escolas Municipais de Casinhas comemoram o Dia Nacional do Livro com várias atividades, Veja as imagens

19.4.18

/ por casinhas agreste

                            Foto reprodução: Alunos da Escola São Miguel Vila Nova de Casinhas

No aniversário de Monteiro Lobato, também é o Dia Nacional do Livro Infantil. Escolas de Casinhas  têm atividades ao longo de todo o ano.
Escolas de Casinhas comemoram o dia do livro infantil com várias atividades pedagógicas.

Várias escolas da Rede Municipal de Ensino de Casinhas, cidade situada no Agreste de Pernambuco, vivenciaram nesta quarta feira (18),o dia do livro do Livro Infantil com vasta programação em várias escolas Municipais. O Dia Nacional do Livro Infantil foi instituído em 2002, ano em que foi criada a Lei 10.402/02, registrando a data de nascimento de Monteiro Lobato como o dia oficial da literatura infanto-juvenil. A Escola Municipal Maria Amália de Casinhas, a Escola  Municipal São Luiz - Casinhas, Escola Municipal Benedito Roseno Freire do Sítio Chatinha de Baixo, a Escola Municipal Gedeão Almeida do Sítio Catolé de Mitonho, a Escola Municipal Pio XII do Sítio Junco de Casinhas, a Escola Municipal Luiz Ventura do Distrito de Lagoa de Pedra, a Escola Solon Gerônimo de Melo do Sítio Fundão de Baixo, a Escola Municipal São Miguel do Povoado de Vila Nova e a Escola Municipal Professor Daniel, no Sítio Montado. 
Foram trabalhados peças de teatro baseadas nos clássicos da literatura infantil, 
Incentivo as crianças a lêem contos infantis,  desenhos ou histórias e  encenação.


 "Um país se faz com homens e livros." Disse Monteiro Lobato em uma das suas frases.

   Foto reprodução Escola Municipal Luiz Ventura 
Atividade Pedagógica vivencia o dia do Livro na Escola Municipal Luiz Ventura no Povoado de Lagoa de Pedra. Professores e funcionários protagonizaram o tema com uma encenação teatral. O tema faz referência ao sucesso do livro fez com que outros tantos surgissem, imortalizando as personagens Dona Benta, Pedrinho, Narizinho, Tia Nastácia, Emília, o Visconde de Sabugosa, entre outros, que posteriormente seriam eternizados no famoso programa de TV produzido no final dos anos 1970 até meados dos anos de 1980 e retomado no final dos anos de 1990 até meados dos anos 2000.


  Foto reprodução 
 Professoras da Escola Municipal Luiz Ventura  colaboram e aprofundam o tema com os alunos de acordo com a narrativa de  Monteiro Lobato, o primeiro escritor da literatura infantojuvenil a perceber a necessidade de inserir nas histórias para as crianças e os jovens elementos da cultura nacional, como os costumes do povo do interior e as lendas de nosso folclore. 


  Foto reprodução 
 A iniciativa se deve ao Dia Nacional do Livro Infantil. A data foi escolhida por ser o aniversário de Monteiro Lobato. Autor predileto de muitos leitores iniciantes, ele faz parte da alfabetização e de projetos que visam despertar a paixão pelos livros, como tantos criados por instituições de ensino de Casinhas.

   Foto reprodução 
  Os alunos são orientados sobre a conservação dos livros e, após a leitura, fazem um desenho que ilustre algum trecho da obra. Além da leitura, as atividades proporcionam interação entre os estudantes, desenvolvendo o aspecto oral e emocional das crianças.


  Foto reprodução 
Escola Municipal PIO XII Sítio Junco de Casinhas

Monteiro Lobato foi o primeiro escritor da literatura infanto-juvenil a perceber a necessidade de inserir nas histórias para as crianças e os jovens elementos da cultura nacional, como os costumes do povo do interior e as lendas de nosso folclore. Dessa forma, a Escola Municipal PIO XII do sítio Junco de Casinhas trabalhou o tema destacando a importância da leitura. Um livro... É uma beleza, É uma caixa mágica, Só de surpresas.

   Foto reprodução 
Historinhas foram contadas pelos professores de educação infantil na Escola Municipal PIO XII do sítio Junco de Casinhas. A narrativa visa fortalecer a leitura e a percepção dos alunos com a importância da leitura de livros infantil. 
Esta data é destinada ao incentivo e conscientização da importância desde gênero literário para a formação de novos leitores.
  Foto reprodução 
 Professores protagonizaram o tema com encenação de teatro para os alunos, asism  a temática foi vinculada ao projeto de leitura na escola.

  Foto reprodução 
 Ninguém nasce sendo um leitor. Por isso, o incentivo ao hábito da leitura tem que começar desde os primeiros anos de vida da criança, e a literatura infantil é a porta de entrada para isso.


  Foto reprodução 
Escola Municipal Solon Gerônimo de Melo -  Sítio Fundão
Professores e alunos da Escola Municipal Solon Gerônimo de Melo expressaram por meio de encenação e leitura de livros infantis a condição de conhecedores do mundo da leitura. Assim, o papel do professor foi de suma importância para o desenvolvimento da leitura por parte do aluno. 


  Foto reprodução 
 A literatura infantil também é uma poderosa ferramenta de aprendizado, não apenas a nível de conhecimentos, mas principalmente de valores morais e éticos.


  Foto reprodução 
 A equipe de professores e Gestão incentivaram a leitura de livros infantis com os alunos da escola.


  Foto reprodução 

EscolaMunicipal Maria Amália- Casinhas

Professores da Escola Municipal Maria Amália vivenciaram com os alunos a leitura infantil e aperesentações pertinente ao dia do Livro Infantil no estabelecimento de ensino. 


   Foto reprodução 
A data recorda a importância do hábito de ler desde cedo visto que o livro é um importante instrumento de cidadania. Foram com este intuito que os professores prepararam uma vasta programação infantil com apresentação, danças e atividades recreativas que visa o fortalecimento da leitura e da escrita. 



   Foto reprodução 
  Foto reprodução 
Escola Municipal São Miguel - Vila Nova 


Com o  objetivo de incentivar a leitura, professores da Escola Municipal São Miguel, proprocionaram aos educandos momentos prazerosos com a apresentação de teatro infantil. Fortalecendo assim, o interesse do aluno a  ser protagonista neste processo de ensino aprendizagem. As apresentações aconteceram no pátio da escola e  foram de tal importância para os alunos que  não demonstraram timidez ou receio para apresentar  o tem. A encenação trouxe a personagem como a Emília entre outros que são destaques nas historinhas contadas por Monteiro Lobato em seus mais variados livros. 

   Foto reprodução 



Escola Municipal Benedito Roseno Freire - Sítio Chatinha de Baixo 

A  comemoração  ao Dia Nacional do Livro Infantil no dia 18 de abril, em virtude do nascimento de Monteiro Lobato, reconhecidamente um dos principais nomes da literatura infanto-juvenil do nosso país. Ficou muito conhecida a série televisiva "O Sítio do Pica-Pau Amarelo" baseada na sua obra, misturando o folclore brasileiro com histórias contemporâneas.Foi com essa iniciativa que professores e Gestão da Escola Municipal Benedito Roseno Freire do Sítio chatinha de Baixo preparavam uma série de atividades vinculadas ao tema proposto. 


                     Foto reprodução      
                   Encenação apresentada pelas alunas da escola 



 A forte participação dos alunos contribuíram para o andamento do projeto de leitura na sala de aula ao comando do personagem a Emília do sítio Pica Pau Amarelo.


   Foto reprodução 
Escola Municipal São Luiz  - Casinhas 

Teatro Apresentado para os alunos da Escola Municipal São Luiz ,em Casinhas. 

O 18 de abril, é o Dia Nacional do Livro Infantil e a data foi escolhida para homenagear Monteiro Lobato, que nasceu neste dia e é considerado o pai da literatura infantil no Brasil. O Dia Nacional do Livro Infantil motiva inúmeros eventos Brasil a fora. São ações bem variadas, mas com o mesmo apelo: mostrar a importância de a criança ter acesso ao livro e à leitura.



  Foto reprodução 
Escola Municipal Gedeão Almeida Sítio Catolé de Mitonho
Atividades desenvolvidas pelos alunos por intermédio dos professores do estabelecimento de Ensino.


   Foto reprodução 

   Foto reprodução 

   Foto reprodução 

Escola Municipal Professor Daniel Sítio Montado - Casinhas







Nenhum comentário

Postar um comentário

FESTA DO TAPUIA 2022

Veja também
© Todos os Direitos Reservados