Responsive Ad Slot

 


Últimas Notícias

latest

Em nova decisão, STF confirma o Sport como único campeão de 1987

6.12.17

/ por casinhas agreste

Primeira Turma do STF rejeitou um pedido do Flamengo que solicitava a divisão do título do Brasileirão de 1987 com o clube pernambucano

Decisão dos cinco membros da Primeira Turma, em favor do Sport, foi unânime / Reprodução/Sport

hnery@jc.com.br
Com informações da Estadão Conteúdo
Em um novo capitulo nos tribunais, a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) confirmou o Sport como o único campeão do Brasileiro de 1987. O Supremo rejeitou um recurso apresentado pelo Flamengo que solicitava uma revisão de uma decisão anterior, proferida em abril, que favorecia o rubro-negro pernambucano. O clube carioca ainda terá que pagar ao Leão uma multa equivalente a 2% do valor da causa.

A decisão foi feita de maneira unânime pelos cinco membros da Primeira Turma. O relator do caso, o ministro Marco Aurélio Mello, foi o primeiro a votar em favor do Sport. Ainda votaram a favor dos pernambucanos os ministros Rosa Weber e Alexandre de Moraes. Luís Roberto Barroso não esteve presente à sessão. O ministro Luiz Fux, no primeiro julgamento, se declarou impedido de julgar porque o seu filho advoga para o Flamengo.

No dia 19 de outubro, o Flamengo entrou com um tipo de recurso chamado "embargos de declaração", utilizado quando uma das partes busca um esclarecimento de um dos pontos de uma decisão. No entanto, o clube carioca também pediu "efeitos infrigentes", o que possibilitaria mudar o teor da decisão que declarou o Sport como único campeão.

A defesa do clube carioca argumentou que a CBF unificou os títulos de campeonatos nacionais antes de 1971, considerando mais de um time como campeão nacional. O Flamengo, no entanto, ainda realizou uma provocação, afirmando que "era notório que o embargante (Flamengo) venceu a principal competição do futebol brasileiro profissional no ano de 1987", se referindo ainda ao Sport como "campeão da segunda divisão" daquele ano.



A defesa do Sport argumentou que disputou a Libertadores do ano seguinte como campeão, afirmando ainda que os embargos de declaração não servem para alterar o que já foi decidido.

Julgamento é marcado por brincadeiras entre os ministros
Corintiano, Moraes disse que o único fato novo entre o julgamento de abril e o desta terça-feira foi o fato de o seu time do coração ter sido campeão do Campeonato Brasileiro de 2017.

"O fato superveniente é que meu time ganhou o Campeonato Brasileiro. Meu time ganhou mais um título brasileiro, até porque deixou os outros bem atrás, nem dúvida há. (Mas) Não houve nenhuma alteração do que julgamos à época", comentou Moraes.

Flamenguista, o ministro Marco Aurélio Mello brincou: "Espero que seja o único (campeão)". Moraes replicou: "Único".

Torcedora do Internacional, a ministra Rosa Weber fez uma breve intervenção. "Houve outro fato, sim: meu time conseguiu voltar à primeira divisão. Mas de qualquer sorte, nos embargos de declaração, acompanho integralmente (o voto do relator Marco Aurélio)", completou Rosa.


Nenhum comentário

Postar um comentário

FESTA DO TAPUIA 2022

Veja também
© Todos os Direitos Reservados