Responsive Ad Slot

 


Últimas Notícias

latest

Quadrilha presa pela 'Operação Última Cartada' roubava carros por encomenda em PE

6.7.17

/ por casinhas agreste
Os integrantes da quadrilha desarticulada pela ‘Operação Última Cartada’, deflagrada pela Polícia Civil de Pernambuco na quarta-feira (5), roubavam e furtavam veículos por encomenda. A informação foi repassada, nesta quinta-feira (6), no Recife, pelos delegados que comandaram as investigações, iniciadas há um ano. Trinta inquéritos apuram as ações dos bandidos.

Os agentes cumpriram 26 mandados de prisão preventiva e 21 de busca e apreensão, em nove cidades da Região Metropolitana e no interior do estado. De acordo com a polícia, a quadrilha costumava agir durante a madrugada em cidades do Grande Recife, a partir de pedidos feitos pelos receptadores, que vivem em cidades da Zona da Mata e Agreste.

O delegado titular de Repressão aos Roubos e Furtos de Veículos, Mauro Cabral, explica que os alvos eram principalmente veículos com valor alto de revenda no interior. “São Toyotas e Kombis. Os bandidos levavam os carros roubados para desmanches e tiravam peças, que eram comercializadas até em lojas especializadas”, afirmou.
Polícia apresentou o resultado da 'Operação Última Cartada' (Foto: Ascom/Polícia Civil) Polícia apresentou o resultado da 'Operação Última Cartada' (Foto: Ascom/Polícia Civil)

Polícia apresentou o resultado da 'Operação Última Cartada' (Foto: Ascom/Polícia Civil)

O delegado-adjunto de Repressão aos Roubos e Furtos de Veículos, Eduardo Aniceto, informa, ainda, que os receptadores dos carros, responsáveis pelas encomendas, eram sempre os mesmos. Três grupos diferentes praticavam os roubos e furtos, normalmente, de madrugada, no Grande Recife. “Eles levavam os automóveis para o interior”, observou.

Além de cumprir os mandados judiciais, os delegados e agentes conseguiram fazer um flagrante. “Tivemos informação de que a quadrilha faria mais uma ação em Timbaúba, na Zona da Mata Norte. Interceptamos o carro em que eles estavam e conseguimos prender quatro pessoas. Eles abriram uma casa, romperam os cadeados e levaram o veículo que estava na garagem”, disse.

O grupo, segundo a polícia, era organizado e tinha equipamentos para facilitar os roubos e furtos, bem como os desmanches. Foram encontrados selos de identificação do Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco (Detran-PE), além de centrais eletrônicas.

“Os carros, normalmente, usam chaves codificadas, Com essas centrais eletrônicas, eles conseguiam dar a partida nos veículos. Os selos eram colocados nas placas para garantir a autenticidade do licenciamento”, comentou Aniceto.

A polícia afirma que ainda é preciso prender mais integrantes da quadrilha. Outros aspectos serão alvo da investigação. “Apreendemos carros de luxo, que podem ter sido comprados para facilitar a lavagem de dinheiro do crime”, declarou Mauro Cabral. “Vamos investigar como os bandidos conseguiram os selos do Detran”, reforçou Eduardo Aniceto.

A operação

Os agentes atuaram em Paulista, São Lourenço da Mata e Camaragibe, na Região Metropolitana, Paudalho e Timbaúba, na Mata Norte, além de Limoeiro, Surubim, Bom Jardim e Belo Jardim, no Agreste pernambucano. A ‘Última Cartada’ é a 23ª operação de repressão qualificada deflagrada pela Polícia Civil este ano.

A ação é fruto de uma investigação realizada pela Delegacia de Polícia de Roubos e Furtos de Veículos (DPRF), unidade do Departamento de Repressão aos Crimes Patrimoniais (Depatri). Participaramm da ‘Última Cartada’ 160 policiais civis, entre delegados, agentes e escrivães. Os presos e os materiais apreendidos foram encaminhados para ao Depatri, no bairro de Afogados, na Zona Oeste do Recife.
G1 PE

Nenhum comentário

Postar um comentário

FESTA DO TAPUIA 2022

Veja também
© Todos os Direitos Reservados