Responsive Ad Slot

 


Últimas Notícias

latest

Pernambuco Centrais sindicais protestam no Recife contra a reforma da Previdência

1.4.17

/ por casinhas agreste
Trabalhadores de diversos sindicatos do Recife se reuniram, na tarde desta sexta-feira (31), para protestar contra a reforma da Previdência e o projeto de lei que prevê a terceirização de trabalhadores. A concentração da mobilização ocorreu na Praça da Independência, no bairro de Santo Antônio, na área central da capital pernambucana. Manifestantes exibiam cartazes com frases contrárias à reforma e ao governo do presidente Michel Temer. Havia, ainda, faixas com fotos dos deputados federais pernambucanos que votaram a favor da terceirização.

Por volta das 16h30, a Avenida Dantas Barreto, no bairro de Santo Antônio, teve o fluxo de carros interrompido pelos integrantes do ato. Às 17h, o grupo deixou a Praça da Independência em direção à Avenida Conde da Boa Vista, também no Centro. Agentes e orientadores da CTTU acompanharam a manifestação ao longo do trajeto pela Avenida Guararapes e pela Ponte Duarte Coelho.
Manifestantes saem em passeata durante o protesto na área central da capital pernambucana (Foto: Marlon Costa/Pernambuco Press) Manifestantes saem em passeata durante o protesto na área central da capital pernambucana (Foto: Marlon Costa/Pernambuco Press)

Manifestantes saem em passeata durante o protesto na área central da capital pernambucana (Foto: Marlon Costa/Pernambuco Press)

Às 18h, o Shopping Boa Vista fechou as portas durante a passagem do ato. Devido ao protesto, alguns ônibus que seguiam pela Avenida Conde da Boa Vista em direção ao Centro deram a volta na via para seguir no sentido subúrbio. Pouco antes das 19h, o grupo chegou à Avenida Agamenon Magalhães, uma das principais vias do Recife, e exibiu faixas para os motoristas, fechando os dois sentidos da via.

Por volta das 19h30, uma pessoa foi detida pela Polícia Militar (PM). Houve tumulto e alguns policiais usaram spray de pimenta. O homem, segundo pessoas que estavam no local no momento da prisão, estava sem documentos de identificação e foi levado à Central de Flagrantes, no bairro de Campo Grande, na Zona Norte do Recife. De acordo com a PM, ele foi detido por dano ao patrimônio. Ele teria pichado uma viatura que estava acompanhando o ato.

Por conta da prisão, um grupo de pessoas com camisas no rosto ateou fogo em caixas de papelão, sacos de lixo e palhas de coqueiro na pista da Avenida Agamenon Magalhães, no sentido Boa Viagem. O trânsito permaneceu interditado no cruzamento com a Avenida Carlos de Lima Cavalcanti, mesmo após a organização do ato ter afirmado que a manifestação já havia sido encerrada. Também em torno das 19h30, a manifestação começou a se dispersar.
Manifestantes ateiam fogo em pedaços de papelão, fechando a Agamenon Magalhães, no sentido Boa Viagem (Foto: Marina Meireles/G1) Manifestantes ateiam fogo em pedaços de papelão, fechando a Agamenon Magalhães, no sentido Boa Viagem (Foto: Marina Meireles/G1)

Manifestantes ateiam fogo em pedaços de papelão, fechando a Agamenon Magalhães, no sentido Boa Viagem (Foto: Marina Meireles/G1)

Segundo o presidente do Sindicato dos Policiais Civis de Pernambuco (Sinpol-PE), Áureo Cisneiros, a manifestação reuniu seis centrais intersindicais. "Só vamos barrar essa reforma perversa na rua. É por isso que estamos aqui hoje", afirmou o sindicalista. Além de representar os policiais civis, Áureo também preside uma central intersindical, composta por 15 categorias, como as de agentes de endemias do Recife, agentes de ressocialização e seguranças de carros-fortes.
Manifestantes seguram placas que mostram como parlamentares votaram projetos (Foto: Marlon Costa/Pernambuco Press) Manifestantes seguram placas que mostram como parlamentares votaram projetos (Foto: Marlon Costa/Pernambuco Press)

Manifestantes seguram placas que mostram como parlamentares votaram projetos (Foto: Marlon Costa/Pernambuco Press)

"Estão todos mobilizados porque essa reforma [da Previdência] atinge demais os trabalhadores. A terceirização também não traz benefícios, porque os trabalhadores recebem os salários atrasados e, dentro da Polícia Civil, por exemplo, ganham um terço do que recebe um profissional contratado", explica Cisneiros.

Para o vice-presidente da Central Única dos Trabalhadores em Pernambuco (CUT-PE), Paulo Rocha, o ato é uma oportunidade para relembrar os 53 anos do início do Regime Militar. "Essa é uma maneira que encontramos de lutarmos para que essas reformas sejam barradas. Os trabalhadores vão perder todos os seus direitos", afirma. Segundo o sindicalista, professores das redes municipal e estadual, funcionários da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), bancários e representantes do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MTST) também integraram o ato.
Ator Cleuson Vieira se fantasia de presidente Michel Temer caracterizado como vampiro em manifestação no Recife (Foto: Marina Meireles/G1) Ator Cleuson Vieira se fantasia de presidente Michel Temer caracterizado como vampiro em manifestação no Recife (Foto: Marina Meireles/G1)

Ator Cleuson Vieira se fantasia de presidente Michel Temer caracterizado como vampiro em manifestação no Recife (Foto: Marina Meireles/G1)

Participando de uma encenação teatral durante o ato, o ator Cleuson Vieira encontrou uma forma curiosa de chamar a atenção da população. "Diante dessa situação em que estamos vivendo no país, essa é uma forma bem humorada que encontramos de explicar e criticar o que vem acontecendo", diz. Ele se caracterizou como o presidente Michel Temer, usando dentes de vampiro.

De acordo com o presidente da CUT-PE, Carlos Veras, mais de 50 mil pessoas participaram da manifestação. A Polícia Militar de Pernambuco não fornece mais estimativa de público em protestos.
Manifestantes se concentram na Praça da Independência, na área central do Recife (Foto: Marina Meireles/G1) Manifestantes se concentram na Praça da Independência, na área central do Recife (Foto: Marina Meireles/G1)

Manifestantes se concentram na Praça da Independência, na área central do Recife (Foto: Marina Meireles/G1)

Nenhum comentário

Postar um comentário

FESTA DO TAPUIA 2022

Veja também
© Todos os Direitos Reservados